Olive Tree Filmes

Introdução

Porque sua empresa precisa de um vídeo

Porque sua empresa precisa de um vídeo

Se uma imagem vale mais que 1000 palavras, imagine o que um vídeo pode fazer.

Fato 1
Um vídeo aumenta o entendimento de seu produto ou serviço em 74%

Fato 2 (Você sabia?)
O YouTube é o segundo maior site de busca do mundo, revelando que as pessoas preferem obter um conteúdo específico em formato de vídeo em vez de leitura.

Para mostrar como essa ferramenta pode impactar os resultados da sua empresa, criamos o artigo de hoje. Continue a leitura e descubra a resposta para a pergunta: “por que preciso de vídeos para minha empresa”!

Como é o mercado de vídeo online?

Em 1 dia…

  • 100 Milhões de internautas assistem vídeos diariamente. E uma grande parcela desses vídeos corresponde a ofertas e demonstrações de produtos ou serviços.

Em 1 mês…

  • 45,4% dos internautas assistem pelo menos um vídeo por mês.
  • 32 vídeos por mês.
  • Em média os internautas acessam 32,2 vídeos por mês.

Uma vez por semana…

  • 75% dos executivos assistem vídeos relevantes para o trabalho em sites de negócios.
  • 16min49s é a média de tempo que um usuário gasta assistindo vídeos de propaganda durante o mês.
  • 50% assistem vídeos relacionados a negócios.
  • 65% acessam o site do anunciador após assistir a um vídeo.

Qual é o resultado gerado por vídeos online?

  • 80% dos internautas se lembram dos vídeos que assistiram online.
  • 46% tomam alguma atitude com relação ao vídeo que assistiram.
  • 26% buscaram por mais informações.
  • 22% visitaram o site do anunciador.
  • 15% visitaram a loja física do anunciador.
  • 12% compraram o produto anunciado no vídeo.

64% dos internautas estão mais propensos a comprar um produto depois de assistir um vídeo sobre ele.
Anúncios imobiliários com vídeo recebem 403% mais perguntas de interessados do que os anúncios sem vídeo.

Idade não é documento

Internautas com idades entre 35 a 55 são tão propensos a buscar e assistir conteúdos em vídeo como os jovens de 18 a 25.

Afinal, por que comunicar com vídeo é tão eficaz?

A área fusiforme da face de alguém nos faz prestar atenção em seu rosto. Existe uma função cerebral que nos induz a utilizar a face humana como um ponto de foco para informação e credibilidade.

Emoções são “contagiosas”

Um aspecto sutil, porém, extremamente poderoso que ignoramos com facilidade. A linguagem corporal das emoções é atraente ao ser humano e nós naturalmente gostamos de compartilhar.

O movimento atrai a atenção

Outra característica que corre profundamente em nosso DNA desde a idade da pedra é que sobrevivemos também pela capacidade de perceber coisas em movimento. Ou seja, um vídeo desperta muito mais atenção do que páginas apenas com textos e imagens.

A voz transmite informações ricas

O simples som da voz humana falando conosco tem uma forma incrível de converter informação em conteúdo significativo. Ademais, isso dá um tom de mais pessoalidade ao que está sendo transmitido, facilitando a compreensão do espectador.

O maior engajamento e retenção de leads

Como você pôde ver logo no início do texto, o YouTube é o segundo site de busca mais visitado do mundo. As pessoas o procuram pelo simples fato de que a absorção de conteúdo é maior quando se utiliza essa ferramenta.

Os vídeos também são uma excelente maneira de conhecer melhor o seu público-alvo. Quando o conteúdo é atrativo e bem embasado, há uma maior propensão de as pessoas se engajarem, seja por meio de compartilhamento com os amigos ou mesmo por interação via comentários, abrindo as portas para a geração de novos negócios.

A educação do consumidor sobre os serviços e produtos oferecidos

Em meio a tantas empresas presentes na web tentando obter sucesso na venda de seus produtos e serviços, é preciso encontrar uma maneira de se diferenciar. O vídeo tem uma mesma base que um texto escrito, ou seja, trabalha com um conteúdo sobre um assunto que pode ser o produto ou serviço oferecido, bem como soluções.

Consequentemente, isso gera mais confiabilidade no espectador, pois passa a enxergar a empresa como uma provedora de conhecimento. Por isso, é importante dar uma atenção especial ao vídeo, que deve conter informações interessantes, ser visualmente atrativo e despertar sensações no consumidor.

A atração de tráfego para as redes sociais, sites e blogs

O Google, maior buscador da web, prioriza conteúdo audiovisual em suas buscas. Ou seja, se o trabalho de SEO for eficaz, consequentemente seu vídeo conseguirá atrair mais pessoas interessadas para a sua empresa. Uma pesquisa feita pelo site Viver de Blog mostrou que os vídeos atraem 41% a mais de cliques nas buscas do que post de blog, por exemplo. Ainda de acordo com o estudo, 28% das buscas no Google são de vídeos.

O interessante é que isso ajuda a gerar mais tráfego para o seu site, blog e redes sociais, principalmente se os vídeos vierem atrelados a eles, o que pode refletir em vendas também. Alguns estudos mostram que os vídeos tendem a aumentar de 64% a 85% a intenção de compra.

A melhora na lembrança de marca

Outra vantagem dos vídeos é que eles ajudam a reforçar a imagem da marca no mercado. Ou seja, está diretamente ligado ao branding da empresa. Isso porque ele aumenta o reconhecimento por parte do público sobre o que a organização faz e qual o posicionamento de mercado dela. Além disso, contribui para o fortalecimento das associações com o produto e sugestões de consumo; as pessoas tendem a se lembrar com maior facilidade da marca.

Para isso, é importante que essa ferramenta esteja associada ao storytelling, que é a ação de contar histórias e despertar emoções por meio de conteúdo audiovisual. Quando eles trabalham em conjunto, a empresa consegue transmitir com maior facilidade a sua personalidade, além de despertar no espectador o desejo de possuir o produto ou serviço daquela marca.

Depois de ler este artigo, você provavelmente está se perguntando: o que estou esperando para fazer vídeos para minha empresa? A resposta é: não espere e comece já a investir nessa estratégia. Você verá os bons resultados logo, logo.

Gostou do nosso conteúdo? Que tal nos seguir nas redes sociais? Assim, você fica por dentro das últimas novidades do mercado audiovisual! Estamos no FacebookGoogle+LinkedInTwitterVimeo e YouTube!

 

0 comentário em “Porque sua empresa precisa de um vídeo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *