Olive Tree Filmes

Introdução

Principais Tendências do EAD Corporativo

Principais Tendências do EAD Corporativo

Nunca se falou tanto em educação corporativa quanto nos últimos anos. Esse conceito, que é relativamente novo, tem impactado diretamente o dia a dia das empresas e adicionado vários benefícios aos colaboradores e à equipe de modo geral.

Há tendências bastante relevantes no cenário da educação corporativa, principalmente no que diz respeito ao ensino à distância corporativo e nosso assunto no artigo de hoje é justamente esse.

O ensino à distância corporativo tem tornado os conhecimentos mais democráticos e acessíveis a todos os colaboradores, diminuindo distâncias e facilitando a aquisição e o treino de novas competências e habilidades.

Principais Tendências do Ensino a Distância

Independentemente da modalidade, se presencial ou a distância, a educação corporativa agrega várias vantagens. Podemos destacar como as principais:

– Capacitação contínua dos colaboradores, impactando diretamente em sua área de atuação na empresa;

– Aprimoramento de habilidades e competências individuais. Basicamente, a ideia aqui é aproveitar o melhor que cada colaborador tem a oferecer;

– Ganho de produtividade: Uma vez que os colaboradores estão sendo continuamente capacitados tanto com relação ao seu ofício quanto com relação às suas próprias habilidades, há ganho extremamente significativo na produtividade;

– Retenção de talentos: Numa empresa em que o colaborador percebe que há investimento real em sua carreira, a taxa de retenção de talentos costuma crescer exponencialmente;

– Redução de rotatividade: Se a taxa de retenção aumenta, obviamente a rotatividade de colaboradores cai vertiginosamente, o que é extremamente benéfico, pois a empresa poderá contar com funcionários mais experientes, ambientados e engajados nas tarefas e nos valores da instituição.

Não é por acaso que muitas empresas têm se movido no sentido de implementar seu projeto de educação corporativa. No nosso site, você pode ter acesso a mais informações sobre projetos de educação corporativa. Inclusive temos um vídeo como o tema: 5 Razões para Desenvolver um Treinamento Online para Sua Empresa

Principais tendências na educação à distância aplicadas ao ambiente corporativo

A modalidade de EAD corporativo permite inúmeras funcionalidades que o ensino presencial não dispõe. Uma boa plataforma, funcional e intuitiva, pode abrigar diversos recursos que impactam de forma direta os resultados da educação corporativa.

Por conta dos avanços tecnológicos das plataformas disponíveis atualmente, algumas tendências têm se destacado quando tratamos de EAD corporativo. São elas:

Lifelong Learning

A estratégia de Lifelong Learning não é nova, muito pelo contrário. Desde a década de 70, a UNESCO percebeu que o aprendizado contínuo ao longo de toda a vida é um elemento essencial para que o homem continue sendo um ser atuante e relevante no mundo do trabalho e na sociedade de modo geral.

Treinamento para Empresas

Essa conclusão foi obtida a partir da percepção da velocidade com que o mundo estava mudando desde 1970 e os conceitos do Lifelong Learning vêm se modernizando desde então, ganhando maior destaque desde 2017.

O Lifelong Learning consiste numa série de estratégias adotadas pela empresa para que os colaboradores sintam-se motivados a aprender durante toda a sua trajetória dentro da empresa e mantenham esse hábito mesmo quando não integrarem mais o quadro de funcionários da instituição.

Evidentemente, o Lifelong Learning exige mudanças na própria cultura da empresa, que precisará adotar uma postura de constante aprendiz frente aos conhecimentos.

Para que o Lifelong Learning funcione na prática, o EAD corporativo tem de dispor de conteúdos frequentemente renovados, além de elaborar técnicas para que as habilidades dos colaboradores sejam aprimoradas de forma gradativa.

Gamificação

O gosto das pessoas pelos games foi incorporado ao EAD corporativo (e a outras modalidades de ensino também), gerando o que hoje se conhece pelo conceito de Gamificação.

Na Gamificação, ou Ludificação, termo também utilizado, os colaboradores são estimulados a conhecer novos conteúdos e a resolver problemas num cenário tecnológico semelhante a um jogo virtual.

Cursos Online

O foco está na recompensa, que pode ser “passar” por uma fase, ganhar pontos e bônus que variam de acordo com a instituição em questão, mas que pode incluir dias de folga, bonificações financeiras, brindes, etc.

A Gamificação tem se tornado tendência na educação corporativa a distância devido à forma como os colaboradores concebem a aprendizagem quando essa técnica é aplicada: de forma leve, descontraída, quase como se não estivessem aprendendo, mas sim simplesmente interagindo com um jogo.

É claro que, ao se adotar essa estratégia, a empresa precisa ter seus objetivos bastante claros e definidos, caso contrário, a Gamificação será utilizada apenas como passatempo pelos colaboradores, sem agregar nenhum benefício significativo.

Aprendizagem adaptativa

A aprendizagem adaptativa é uma técnica de ensino e aprendizagem que tem ganhado cada vez mais espaço na educação corporativa, principalmente porque uma das maiores reclamações dos colaboradores que passam por processos de aprendizagem dentro das empresas é o fato de ter de rever várias vezes o mesmo conteúdo.

Com a aprendizagem adaptativa (e uma plataforma suficientemente personalizada para isso), o aluno/funcionário consegue pular conteúdos dos quais ele já tenha amplo domínio. Com isso, além de não haver desmotivação por ter de rever um conteúdo já amplamente dominado, o aluno é capaz de ganhar tempo em seu processo de estudos.

O tempo economizado no processo de pular conteúdos já assimilados é utilizado no aprendizado dos conteúdos sequenciais, também promovendo o Lifelong Learning.

A aprendizagem adaptativa fornece ao aluno maior autonomia para organizar seu próprio percurso de estudos, da maneira que melhor lhe parecer, dessa forma, é possível dizer que o processo de formação do aluno é bastante personalizado.

EAD Corporativo

A possibilidade de personalizar o próprio percurso de formação promove maior engajamento nas tarefas e facilita a motivação em dar continuidade aos estudos de um determinado conteúdo, sabendo que todas as informações serão novas.

O próprio departamento de gente e gestão da empresa pode tirar proveito da aprendizagem adaptativa, pois os cursos da plataforma de EAD corporativo serão independentes e o departamento de gente e gestão é capaz de indicar ao colaborador qual (ou quais) curso pode especificamente beneficiá-lo.

Algumas práticas, como o uso de vídeos, inteligência artificial e podcasts, que já são tendências de outros anos, continuam presentes no EAD corporativo no ano de 2020.

A probabilidade é de que cada vez mais empresas adotem a educação corporativa, principalmente na modalidade de EAD, devido a todas as suas facilidades e benefícios.

Se você deseja saber mais sobre o uso de ferramentas on-line numa empresa, é só acessar nossa aba blog e conferir vários artigos sobre esse e mais assuntos.

Artigos Relacionados

0 comentário em “Principais Tendências do EAD Corporativo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *