Olive Tree Filmes

Introdução

Quais as funções de um Diretor de Fotografia?

Quais as funções de um Diretor de Fotografia?

Em uma produção cinematográfica, não é segredo que o trabalho depende de uma equipe gigante, com muitas pessoas envolvidas, nos mais diversos segmentos, passando por atuação, direção, produção. Entre estes profissionais, está o Diretor de Fotografia.

Quando acompanhamos as grandes premiações do cinema ou de qualquer produção audiovisual, sempre há a categoria que diz respeito à fotografia. Mas, afinal, quais são as funções do Diretor de Fotografia? Elas são muitas e vamos falar sobre isso agora.

Participação desde o início da produção

Quem pensa que este profissional só entra no momento da filmagem propriamente dita, se engana. O Diretor de Fotografia está presente desde a construção do roteiro da produção. Quando o roteiro é feito, cabe a ele imaginar qual a melhor forma de mostrá-lo, considerando o aspecto visual. Qual enquadramento cabe melhor nesta história? Planos mais longos ou curtos, utilização de imagens mais abertas ou fechadas, entre vários outros detalhes, são pensados desde o início.

A partir destas definições, o Diretor de Fotografia pode, por exemplo, indicar nomes mais adequados para a equipe de gravação, com especialistas nas características daquele conteúdo. Além disso, ele será um dos participantes do time que passará a produzir o filme, dividindo a sequência de cenas e tudo mais.

Escolha de equipamentos e iluminação

Além disso, o Diretor de Fotografia também é o responsável por indicar quais os melhores equipamentos para aquele estilo de produção. Tipo de câmera, de lente, dos refletores que terão impacto nas luzes das gravações… Tudo isso passa inicialmente por ele.

E por falar nas luzes, também caberá ao Diretor de Fotografia escolher, mesmo que em conjunto com o diretor-geral ou outro membro da equipe, qual estilo de iluminação terá o filme. Haverá um tom mais sóbrio, de cores frias, ou mais animado e alegre, com tons mais vibrantes. Isso já pode ser pensado a partir da leitura do roteiro e da definição da série de cenas.

Enquadramentos e movimentos durante as gravações

E o trabalho do Diretor de Fotografia só se intensifica com a evolução da produção. Ele trabalha desde o pré-projeto, mas também é vital durante os takes, no momento em que as cenas são finalmente gravadas pelos atores.

O estilo de enquadramento, por mais que possa ser pensado e orientado previamente, será realmente testado e corrigido conforme as gravações aconteçam. E lá estará o Diretor, buscando os ajustes necessários. O mesmo vale para as movimentações das câmeras. O processo todo é longo e muito detalhado. Por isso, uma liderança na fotografia é absolutamente necessária para o sucesso.

Nenhum produto audiovisual sobrevive apenas com um bom roteiro ou atuação dos atores. Tudo passa por diversos times. E um deles é liderado justamente pelo Diretor de Fotografia, que participa de todos os processos citados acima, sendo uma das partes fundamentais em uma produção cinematográfica.

Não sabia detalhes sobre as funções do Diretor de Fotografia, gostou de saber e quer aprender ainda mais sobre o mundo das produções audiovisuais? Então siga em nosso blog e confira outros texto relacionados a este tema. Certamente, você aumentará ainda mais seu conhecimento e se tornará ainda mais fã deste mundo.

Artigos Relacionados

0 comentário em “Quais as funções de um Diretor de Fotografia?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *