Olive Tree Filmes

Introdução

Qual a diferença entre Timelapse, Hyperlapse e Motionlapse?

Qual a diferença entre Timelapse, Hyperlapse e Motionlapse?

A produção de imagens em movimento usando câmeras, sejam elas profissionais ou de aparelhos celulares, tem se popularizado cada vez mais desde o começo da revolução digital. 

Os custos desses equipamentos, além dos computadores para edição, estão se tornando mais acessíveis, com o tempo, possibilitando a democratização da comunicação visual e uma maior liberdade de criação. 

Com isso, muitas pessoas andam aventurando-se na produção audiovisual. No entanto, há aqueles que não tem um grande conhecimento sobre o assunto. Para ajudá-las a começar seus estudos na área, nessa postagem iremos tratar de Timelapse, Hyperlapse e Motionlapse e suas diferenças. 

Conceito de Timelapse

Um vídeo em Timelapse é aquele onde diversas fotografias são exibidas de maneira sequencial, mostrando o tempo passando acelerado, sem entrar em detalhes sobre o que ocorreu entre uma foto e outra seguinte.

Traduzindo livremente o termo Timelapse para a língua portuguesa, ele seria um lapso de tempo. O termo lapso é muito usado quando acontece de alguém se esquecer de algo, como o que fez ontem à noite, por exemplo. Assim, pode-se dizer que ela teve um lapso. 

A denominação da técnica de vídeo Timelapse é semelhante a esse princípio. A câmera não permanece fotografando o tempo todo. Ela está filmando de tempos em tempos. A impressão que fica é de que ela “se esqueceu” daquilo que se passou entre um fotograma e outro.

Vamos usar um exemplo para mostrar mais sobre essa técnica: uma câmera foi programada para tirar uma fotografia por hora. Após um dia inteiro de seu trabalho, teremos 24 fotos em seu cartão de memória. 

Para produzir um vídeo de 24 quadros por segundo (frequência ideal) estas 24 fotografias que levaram um dia inteiro para serem tiradas serão mostradas em vídeo por um segundo. Caso você deseje criar um filme de dez segundos, essa câmera precisaria passar dez dias fotografando. 

Conceito de Hyperlapse

Para definir Hyperlapse, podemos dizer que a técnica nada mais é do que a produção de um vídeo em Timelapse onde a câmera se movimenta (reposiciona) por uma distância bastante considerável ao longo do que é filmado.

No entanto, o equipamento não precisa ficar em movimento durante toda a gravação do vídeo para que isso seja considerado Hyperlapse. Ela pode também ficar parada gravando em diversos momentos do filme, caracterizando o Timelapse citado anteriormente. 

Além disso, é muito comum que filmes em hyperlapse sejam um conjunto de filmes acelerados (como o Timelapse) com filmes de gravação normal (com 24 quadros por segundo). Essa mistura traz um efeito muito interessante para o produto final: há alguns momentos onde o filme é acelerado e, em outros, ele corre normalmente.

O termo Hyperlapse foi trazido a público pela primeira vez há décadas. No entanto, você não deve o confundir com o aplicativo popular do Instagram que foi lançado em 2014. 

Conceito de Motionlapse

O Motionlapse é uma técnica onde, através da utilização de imagens estáticas, se constrói uma animação ou vídeo através da movimentação daquilo que está em cena (dos assuntos das cenas). Em geral, não existe um intervalo determinado previamente entre as imagens. Além disso, a manipulação dos objetos de cena é realizada antes de produzir cada foto. 

Essa mudança de lugar dos objetos é feita para que se tenha um efeito de animação ou de movimento um pouco mais complexos. Para filmar usando essa técnica é muito comum que se use ainda um tripé para sustentação da câmera. 

É possível ainda, produzir um vídeo em Motionlapse usando técnicas parecidas com o Timelapse, no caso de se querer causar efeito semelhante a partir do quadro acelerado das imagens. 

No entanto, é bem mais provável que o Timelapse mostre a passagem do tempo em si, enquanto o Motionlapse conte alguma história ou mostre alguma ação. Mas ambos fazem isso, geralmente, através de uma perspectiva estática. 

O Motionlapse pode ainda produzir uma mesma cena em diversos ângulos, enquanto com o Timelapse é mais normal encontrar uma cena usando o mesmo ângulo/enquadramento e uma única câmera. 

Diferenças

Agora que todas as definições das técnicas de Timelapse, Hyperlapse e Motionlapse foram apresentadas a você, fica muito mais fácil compreender a grande diferença entre elas. Então vamos lá!

Enquanto um vídeo em Timelapse tem como base as fotografias tiradas com uma câmera parada ou se movimentando muito pouco, a filmagem em Hyperlapse expõe o ponto de vista da câmera enquanto percorre distâncias maiores com liberdade, passando por terrenos acidentados, pelo meio das pessoas, voando próximo a um avião etc. Isso dá um senso de movimento para o filme. 

O Motionlapse, por sua vez, se difere das duas outras técnicas porque a câmera fica estática filmando apenas a mudança dos objetos/personagens da cena. Essa filmagem parada dá a sensação de movimento com a modificação do posicionamento dos objetos. 

Similaridades entre o Timelapse e o Hyperlapse

Existem algumas similaridades importantes entre os vídeos filmados em Timelapse e os filmados em Hyperlapse. Vamos a elas: 

· Como eles se tratam de filmes produzidos a partir de fotografias, tanto o Timelapse quanto o Hyperlapse são vídeos que ficam sem som no início. Eles precisam de uma pós-produção para realizar a adição de efeitos de som e de músicas de fundo; 

· A razão de ser tanto do vídeo em Timelapse quanto a do vídeo em Hyperlapse é contar uma história de maneira acelerada, mostrando um evento ou situação que pode ter durado meses, dias ou horas, só que em pouco tempo; e

· Tanto o vídeo em Timelapse quanto o vídeo em Hyperlapse não são feitos a partir de filmes em si. Em sua essência, ambos são videos produzidos a partir da união e do sequenciamento de várias fotografias. Portanto, não é válido classificar um filme acelerado como produzido em Timelapse ou Hyperlapse. 

Essa postagem mostrou a diferença entre Timelapse, Hyperlapse e Motionlapse? Para conhecer mais sobre a área de audiovisual, leia outros artigos em nosso blog

A Olive Tree Filmes oferece soluções criativas e inovadoras em formato audiovisual para empresas e instituições, agregando valor à comunicação de nossos clientes com todos os seus respectivos públicos. Nossos serviços são ações publicitárias, animações em 2D e 3D, cobertura de eventos, vídeos explicativos, institucionais e de treinamentos, transmissão ao vivo e vídeos para web.

Artigos Relacionados

0 comentário em “Qual a diferença entre Timelapse, Hyperlapse e Motionlapse?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *