Olive Tree Filmes

Introdução

Qual a duração ideal para vídeos online?

Qual a duração ideal para vídeos online?

Se o seu negócio não começou a investir em vídeos ainda, saiba que você está atrasado! A maior tendência de marketing chegou para ficar e, segundo a Cisco Visual Networking, é nesse ano que esse formato de conteúdo será responsável por 80% de todo o tráfego da Internet. 

Entretanto, fazer um vídeo que realmente traga resultados para as empresas não é uma tarefa simples. É necessário muito estudo, pesquisa, planejamento e excelência na produção deste vídeo. Você sabia, por exemplo, que cada plataforma possui um tempo de duração ideal do vídeo? Isso significa que um vídeo para o YouTube e para o Instagram nunca devem ser o mesmo.

Hoje, vamos lhe mostrar qual é a duração ideal para os seus vídeos em cada plataforma de acordo com dados já coletados nas redes.

Qual é a duração ideal para cada plataforma 

Lembramos que essa não é uma verdade absoluta, na verdade, tudo o que envolve o marketing digital não tem verdades absolutas, sempre vai depender do tipo de público que a marca atinge, entretanto, esses são ótimos dados para você se basear na hora de sentar com seu time para planejar um conteúdo em vídeo.

Qual a duração ideal para vídeos online?

Instagram 

O aplicativo mais querido do mundo vem apresentando altas taxas de engajamento, principalmente em conteúdos em vídeo. Quem diria, não é mesmo? Já que originalmente, o Instagram foi criado exclusivamente para fotos.

A duração de um vídeo no Instagram é de até 1 minuto, mas o ideal é que você faça o seu planejamento para vídeos de até 30 segundos.

Quando falamos do Instagram Stories, os vídeos são de até 15 segundos e que devem ser usados com muita sabedoria para o usuário não usar o dedo e ficar passando seus vídeos sem assistir. Lembre-se que o Stories é para conteúdo assertivo, rápido e que entregue valor em poucos segundos.

Outro recurso do Instagram é o IGTV. Para subir um vídeo, ele deve ter pelo menos 1 minuto. Se você estiver carregando por meio de um dispositivo móvel, poderá utilizar vídeos de até 15 minutos. E se for por meio de um desktop, poderá carregar vídeos de até 1 hora.

YouTube 

O YouTube permite que você carregue até 12 horas de vídeo, entretanto, vídeos de até 2 minutos são os que apresentam as melhores taxas de engajamento. Mesmo que o usuário muitas vezes entre nesta plataforma para aprender, a capacidade de captação de atenção hoje em dia está muito baixa, por isso, ele perde o foco rapidamente.

Por isso, mesmo que o seu conteúdo exija mais tempo de gravação, divida os vídeos em blocos menores e dê a possibilidade de o usuário assisti-los na sequência ou no momento que desejar. É mais provável que ele assista a 3 vídeos de 5 minutos cada durante o dia do que reservar 15 minutos consecutivos para assistir ao seu vídeo.

Qual a duração ideal para vídeos online?

Facebook 

O Facebook permite que vídeos de até 4 horas sejam carregados, mas o ideal mesmo é entregar vídeos de 1 minuto. Isso mesmo, apenas 1 minuto. O Facebook é um feed de notícias e o usuário quer logo ver qual é o próximo conteúdo na rede. Ele utiliza esse tempo na rede para absorver conteúdo útil, mas pouco aprofundado.

Linkedin 

A rede profissional também permite o carregamento de vídeos. A duração limite é de 10 minutos, porém, recomenda-se que se utilize vídeos de 30 segundos a 5 minutos e que seja conteúdo voltado ao mercado de trabalho ou alguma profissão em específico.

Quem acessa o LinkedIn não quer entretenimento e sim conteúdo que possa agregar na sua vida profissional.

Quer ter mais dicas sobre marketing digital no mundo corporativo? Então, acesse nosso blog e navegue por mais conteúdos de qualidade e que lhe darão insights importantes para o seu negócio.

Artigos Relacionados

0 comentário em “Qual a duração ideal para vídeos online?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *