Olive Tree Filmes

Introdução

Qual a locução mais adequada para vídeos corporativos?

Qual a locução mais adequada para vídeos corporativos?

A produção de conteúdo audiovisual é uma das maiores apostas de quem quer engajar e oferecer valor. Isso vale, inclusive, para vídeos corporativos. E para que o resultado surpreenda quem está do outro lado da tela da TV ou do computador, uma locução adequada é essencial.

Quando se fala em vídeo, o foco no visual ganha destaque, mas para que ele funcione de forma efetiva, você deve levar o áudio em conta na mesma proporção. Afinal, o tom de voz e o modo de falar podem transformar a mensagem que o vídeo quer passar.

Para saber mais sobre a locução adequada para vídeos corporativos e como definir o tipo ideal para o seu, continue a leitura.

Por que investir em vídeos corporativos?

Entre as principais tendências do marketing digital, os vídeos estão com tudo. Não é por acaso que o YouTube é a segunda plataforma mais acessada na web, perdendo apenas para o Google. O consumo audiovisual é mais rápido, mais atrativo e muito mais dinâmico.

Quando se trata de vídeos corporativos, o objetivo principal é divulgar trabalhos realizados pela marca, com o intuito de mostrar o potencial da empresa ou até mesmo para apresentar um produto ou serviço. Nada melhor do que imagens para fortalecer a mensagem

Existe uma locução adequada para cada tipo de vídeo?

Para que um vídeo seja eficaz, a voz é tão importante na composição quanto a escolha das imagens. Cada tipo de vídeo pede um estilo diferente de locução, mas isso vai depender muito da mensagem que você quer passar. 

  • Voz feminina ou masculina?
  • Tom mais formal ou linguagem descontraída?
  • Locução rápida, uma narração ou acompanhando uma música ao fundo?
  • É um vídeo de humor, sério ou com apelo emocional?

Então, a locução mais adequada é aquela que tem a ver com a mensagem que você quer passar no vídeo, bem como o conteúdo e o público que irá recebê-lo.

O que levar em conta ao escolher a voz?

Quando você tiver bem definida a mensagem que o vídeo vai passar e o público para quem o conteúdo está sendo criado, sua missão é encontrar uma voz que combine com essa dupla.

Gênero

Com timbres mais graves, as vozes masculinas tendem a ser mais utilizadas em vídeos institucionais e também quando se trata de conteúdo mais técnico. 

As vozes femininas, por sua vez, costumam ganhar espaço em narrações mais emocionais ou com apelo de moda e beleza. Não existem regras, porém. A locução deve combinar com o público que você quer atingir.

Ritmo

Além do conteúdo, o ritmo também é importante em vídeos corporativos. É ele que determina a velocidade da fala e deve acompanhar o objetivo da narrativa. 

Vídeos sobre aventuras combinam com locuções mais rápidas, enquanto vídeos de meditação vão melhor com uma locução mais lenta e suave. Quem dita o ritmo é o conteúdo.

A dica mais importante é encontrar uma voz que esteja em sintonia com a mensagem que o seu vídeo quer passar. A cultura da empresa também deve ser reflexo disso. Qual é a imagem que você quer passar para o público através dos vídeos corporativos? A resposta vai guiar o seu caminho na escolha da locução mais adequada.

Gostou do conteúdo? Conheça 5 boas práticas para produção de vídeo e veja outros posts no blog sobre o universo da comunicação audiovisual.

Artigos Relacionados

0 comentário em “Qual a locução mais adequada para vídeos corporativos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *