Olive Tree Filmes

Introdução

Qual o melhor ambiente virtual de aprendizagem para treinamentos?

Qual o melhor ambiente virtual de aprendizagem para treinamentos?

As tecnologias mudaram o modo como nos relacionamos no dia a dia, bem como o nosso jeito de aprender. Uma empresa que pretende se manter forte no mercado de trabalho precisa aliar competência e, é claro, atualizações de sua equipe. Uma forma de fazer isso é por meio do ambiente virtual de aprendizagem

Nos últimos anos, o ensino a distância expandiu o seu escopo de atuação, chegando às universidades, escolas e, como não poderia deixar de ser, às empresas e demais instituições. 

Por ser uma forma democrática de transmitir conhecimento, o ambiente virtual de aprendizagem consegue romper barreiras físicas, promove a independência de quem está aprendendo, além de utilizar uma série de recursos audiovisuais que facilitam o aprendizado

Portanto, se você procura razões para adotar um treinamento online, descubra que elas são muitas. 

Mas na hora de escolher uma plataforma, como saber a melhor?

ambiente virtual de aprendizagem, como o próprio nome sugere, é a sala de aula de quem passa por um treinamento, seja esse educacional ou corporativo. Como se trata de um ambiente virtual, ou seja, que utiliza a internet como o meio de acesso, deve conter uma série de recursos que facilitem esse aprendizado

Nós sabemos que o aprendizado nem sempre é uma tarefa fácil, pois exige dedicação e métodos pedagógicos que prendam a atenção dos alunos.

Por isso, um ambiente virtual de aprendizagem precisa ofertar elementos que facilitem a interação entre instrutores e alunos, além de ferramentas gráficas e audiovisuais que tornem a educação mais fácil

Caso contrário, ninguém aguenta ficar horas e horas em frente a uma tela sem que haja o mínimo de customização. 

Vamos entender, então, os principais recursos que devem estar presentes no seu ambiente virtual de aprendizagem

Vídeos

Eles são essenciais no aprendizado online, pois trazem para o meio virtual aspectos do treinamento presencial. Para se tornar eficaz, no entanto, precisam ser interativos, já que essa característica prende a atenção dos alunos e facilita a troca de informações. 

Live streaming

A transmissão de dados por meio da internet é uma das características da vida em rede, mas não basta apenas isso. Eventos e cursos ao vivo, por exemplo, trazem uma sensação maior de proximidade e participação, além de facilitar a discussão do assunto trabalhado. 

Customização

De nada adianta você produzir um material de qualidade se a plataforma de transmissão não for acessível. Lembra que estamos no meio virtual? Então, os recursos utilizados devem estar em consonância com esse meio, com ferramentas que tragam cores, logotipos e identificação. Elementos disponibilizados em locais específicos permitem melhor visualização. 

Modelo responsivo

dizemos que uma plataforma é responsiva quando se adapta aos diferentes equipamentos eletrônicos, tais como celulares, tabletes e computadores. Hoje em dia, no Brasil, os dados mais recentes do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic) revelam que 56% dos usuários brasileiros acessam a internet apenas pelo celular. Ou seja, não dá para deixar os smartphones de fora. 

Espaço para debates

na hora em que se está aprendendo algo novo, é comum que surjam dúvidas. Se esses questionamentos não forem sanados no momento apropriado, eles podem ser esquecidos ou, até mesmo, ignorados. No ambiente virtual de aprendizagem, no entanto, as dúvidas podem ser sanadas ou registradas na hora, por meio de chats, chamadas de vídeos e outras tecnologias, o que aumenta a interação. 

Boa gestão online

Sabemos o quanto é difícil para as empresas contratarem profissionais específicos para cuidar do ambiente virtual de aprendizagem ou, ainda, montar o próprio ambiente. É nesse sentido que uma empresa especializada em ofertar esse tipo de serviço facilita os negócios

E por falar em negócios, empresas globais estão sempre atentas às novidades e dispostas a se adaptarem ao que é tendência no mundo. O fenômeno dos youtubers, por exemplo, revela como os conteúdos digitais se tornaram um grande mercado de consumo. 

Para as empresas, por que o ambiente virtual de aprendizagem é vantajoso?

Seja para treinamentos corporativos ou outro tipo de transmissão, fato é que o ambiente virtual de aprendizagem traz alguns benefícios, como:

  • Diminuição de custo: já não é mais preciso agendar determinado instrutor para horários específicos, a fim de atender ao número alto de colaboradores, mas sim gravar apenas uma vez e depois disponibilizar o material conforme o tempo hábil da equipe. Custos com hospedagem, deslocamentos e horas extras também diminuem. 
  • Flexibilidade de horários: como o material fica disponível online, é possível ofertar o treinamento em diversos horários. Se há uma equipe grande de funcionários, por exemplo, esta pode ser dividida de modo que cada turma receba o treinamento no horário em que for melhor. 
  • Preocupação zero com recursos audiovisuais: como você está contratando uma empresa especializada no serviço, não precisa se preocupar com o ambiente em que o treinamento será gravado, nem com equipamentos envolvidos no processo. Isso também diminui custos e deixa um tempo disponível para que você invista em outros assuntos de interesse da organização. 
  • Diminuição do turnover: no Brasil, há um dos maiores índices de rotatividade de funcionários, com taxa de 82%, conforme a empresa de pesquisa global Robert Half. Uma das formas de diminuir esse dado é por meio de treinamentos, que qualificam o trabalhador e o informam sobre os reais interesses da empresa em que atua. 

Para o colaborador, também há vantagens no treinamento online?

Com certeza, pois ele consegue administrar melhor o tempo para encaixar o treinamento na sua rotina de tarefas diárias. É importante ressaltar, ainda, que o ambiente virtual de aprendizagem faz o aluno desenvolver a habilidade da autoaprendizagem

Há diversos estudos que demonstram que o profissional capaz de aprender por conta própria também tem autonomia para tomar decisões importantes, além de qualidades que o mercado de trabalho sempre procura, tais como disciplina e comprometimento

Além disso, um treinamento online vai além de simplesmente assistir a uma aula. O aluno participa e há metodologias de ensino, que são selecionadas conforme a demanda da sua organização e da sua equipe.

Gostou das dicas? Então, que tal olhar o nosso blog para verificar outros assuntos do interesse? Assim, você descobre mais sobre o nosso trabalho.

Artigos Relacionados

0 comentário em “Qual o melhor ambiente virtual de aprendizagem para treinamentos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *