Olive Tree Filmes

Introdução

Qual o melhor formato de gravação de vídeos?

Qual o melhor formato de gravação de vídeos?

Vídeos são excelentes ferramentas de comunicação e estão ganhando cada vez mais espaço como meio de informação e entretenimento. Desse modo, gravar vídeos de boa qualidade é essencial para que seus objetivos sejam alcançados.

Você precisa conhecer os principais formatos que existem para que possa avaliar qual deles atenderá melhor às suas expectativas. Continue a leitura e saiba mais.

Os principais formatos de vídeo

Os formatos de vídeos diferem em relação ao recurso necessário para sua gravação e execução. 

Por vezes, você precisa fazer a conversão do vídeo em algum programa específico para que se torne compatível com a aplicação ou o sistema operacional que você costuma utilizar.

MKV

É considerado uma tendência na área de produção de vídeos devido a sua capacidade de integrar áudio, vídeo, legendas, filtros e outros elementos em um só arquivo e ainda entregar ótima qualidade.

Outro aspecto positivo é que o MKV é um formato colaborativo, os usuários podem fazer suas próprias sugestões para melhorias. Dessa forma, o recurso está em constante aprimoramento.

É recomendado para quem busca alta definição em seus vídeos. Não é compatível com os sistemas operacionais Linux, Windows e MacOS, mas pode ser utilizado a partir da instalação de decodificadores.

AVI

É um dos formatos mais antigos e, portanto, mais básico. Criado pela Microsoft, permite a reprodução apenas utilizando o Windows Media Player.

Os vídeos podem ter sua qualidade diminuída em consequência da perda de dados que ocorre durante a compressão. 

WMV/WMA (Windows Media Video/Audio)

Surgiu com a finalidade de substituir o AVI. Esse formato é capaz de manter a qualidade do vídeo, além de ser compatível com o YouTube.

Aliado a isso, o WMV/WMA permite que o vídeo seja iniciado mesmo antes de ter sido baixado inteiramente, assim como acontece com o YouTube. 

RMVB

É um formato compacto que torna o download ou upload de vídeos na internet bem rápido.

No entanto, sua desvantagem está justamente no seu tamanho reduzido, pois isso, acaba por prejudicar a qualidade do vídeo. 

MP4

Sem dúvida, esse é o mais conhecido. O MP4 é compatível com o YouTube e consegue reunir em um mesmo arquivo vídeo, áudio e legendas. 

Também foi desenvolvido com o propósito de preservar a qualidade de vídeos que são compactados. Não necessita de CODECs instalados, por esse motivo, torna-se uma opção bem interessante.

MOV

Desenvolvido pela Apple, o MOV é o rival do AVI. É compatível com o QuickTime Player, seu programa de reprodução padrão e com o Windows Media Player. 

Seu diferencial positivo em relação ao concorrente é que, embora compacte os vídeos em arquivos bem pequenos, a perda de qualidade do som e imagem é bem menor.

3GP

Esse formato é o mais indicado para dispositivos móveis como os celulares. Comprime os vídeos em arquivos bem pequenos, sendo assim ocupa pouco espaço de armazenamento e possibilita realizar o download utilizando o mínimo de dados móveis.

A desvantagem é que durante a compressão há perda de dados o que torna a qualidade do vídeo mais baixa.

FLV

Pertence à Adobe e é o formato ideal para gravar vídeos para o YouTube ou para qualquer outro compartilhamento na internet. 

Grava em alta definição, graças à compatibilidade com os principais sistemas operacionais que propiciam a instalação de extensões específicas.

Conclusão

O melhor formato para gravar vídeos vai depender de seus objetivos e de seus recursos. Nos dias de hoje, a qualidade de som e imagem conta muito na hora de satisfazer o expectador.

Afinal, as plataformas de streaming e boa parte dos vídeos do YouTube já têm esse diferencial. 

Portanto, se seu objetivo é fazer um bom vídeo, dê preferência aos formatos que preservam as propriedades originais da gravação e proporcionam um efeito mais profissional.

Lembre-se! quanto mais compressão o codec impor sobre o vídeo, mais difícil será para o computador descompactar durante a edição e isso poderá gerar transtornos.

É por isso que aqui na Olive damos preferência ao formato ProRes criado pela Apple. Apesar de ser um pouco maior e ocupar mais espaço nos HDD’s, ele permite uma edição mais fluida e preserva muito a qualidade da imagem. Este é sem dúvida o formato de vídeo favorito dos profissionais do audiovisual.

Busque gravar os vídeos em H.264 com extensão MP4 nas câmeras ou smartphones. Evite arquivos com siglas estranhas, que exigem conversão e que são pouco aceitos por softwares de edição.

Caso tenha alguma dúvida, por favor escreva na área de comentários logo abaixo!

Artigos Relacionados

1 comentário em “Qual o melhor formato de gravação de vídeos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *