Olive Tree Filmes

Introdução

Qual o melhor formato de gravação de vídeos?

Qual o melhor formato de gravação de vídeos?

Vídeos são excelentes ferramentas de comunicação e estão ganhando cada vez mais espaço como meio de informação e entretenimento. Desse modo, gravar vídeos de boa qualidade é essencial para que seus objetivos sejam alcançados.

Você precisa conhecer os principais formatos que existem para que possa avaliar qual deles atenderá melhor às suas expectativas. Continue a leitura e saiba mais.

Os principais formatos de vídeo

Os formatos de vídeos diferem em relação ao recurso necessário para sua gravação e execução. 

Por vezes, você precisa fazer a conversão do vídeo em algum programa específico para que se torne compatível com a aplicação ou o sistema operacional que você costuma utilizar.

melhor formato ou codec de vídeos

MKV

É considerado uma tendência na área de produção de vídeos devido a sua capacidade de integrar áudio, vídeo, legendas, filtros e outros elementos em um só arquivo e ainda entregar ótima qualidade.

Outro aspecto positivo é que o MKV é um formato colaborativo, os usuários podem fazer suas próprias sugestões para melhorias. Dessa forma, o recurso está em constante aprimoramento.

É recomendado para quem busca alta definição em seus vídeos. Não é compatível com os sistemas operacionais Linux, Windows e MacOS, mas pode ser utilizado a partir da instalação de decodificadores.

AVI

É um dos formatos mais antigos e, portanto, mais básico. Criado pela Microsoft, permite a reprodução apenas utilizando o Windows Media Player.

Os vídeos podem ter sua qualidade diminuída em consequência da perda de dados que ocorre durante a compressão. 

WMV/WMA (Windows Media Video/Audio)

Surgiu com a finalidade de substituir o AVI. Esse formato é capaz de manter a qualidade do vídeo, além de ser compatível com o YouTube.

Aliado a isso, o WMV/WMA permite que o vídeo seja iniciado mesmo antes de ter sido baixado inteiramente, assim como acontece com o YouTube. 

RMVB

É um formato compacto que torna o download ou upload de vídeos na internet bem rápido.

No entanto, sua desvantagem está justamente no seu tamanho reduzido, pois isso, acaba por prejudicar a qualidade do vídeo. 

MP4

Sem dúvida, esse é o mais conhecido. O MP4 é compatível com o YouTube e consegue reunir em um mesmo arquivo vídeo, áudio e legendas. 

Também foi desenvolvido com o propósito de preservar a qualidade de vídeos que são compactados. Não necessita de CODECs instalados, por esse motivo, torna-se uma opção bem interessante.

MOV

Desenvolvido pela Apple, o MOV é o rival do AVI. É compatível com o QuickTime Player, seu programa de reprodução padrão e com o Windows Media Player. 

Seu diferencial positivo em relação ao concorrente é que, embora compacte os vídeos em arquivos bem pequenos, a perda de qualidade do som e imagem é bem menor.

3GP

Esse formato é o mais indicado para dispositivos móveis como os celulares. Comprime os vídeos em arquivos bem pequenos, sendo assim ocupa pouco espaço de armazenamento e possibilita realizar o download utilizando o mínimo de dados móveis.

A desvantagem é que durante a compressão há perda de dados o que torna a qualidade do vídeo mais baixa.

H.265

H.265 conhecido como Codificação de Vídeo de Alta Eficiência ou HEVC é um padrão de compressão de vídeo, projetado para a mais nova geração de vídeo de alta resolução, suportando resoluções de até 8192 × 4320 , que também inclui 8K UHD.

Possui licença disponível gratuitamente, o H.265 expande a eficiência do padrão de compactação ao gerar as imagens da mais alta qualidade no menor arquivo de vídeo possível, usando apenas metade da taxa de bits do antecessor H.264.

Reduz significativamente os requisitos de largura de banda e armazenamento, mas a decodificação de fluxos H.265 requer mais poder computacional durante a visualização, sendo um arquivo de entrega final de conteúdo e não recomendando a utilização em edição de vídeo, pois exige muito processamento da máquina nesse quesito.

FLV

Pertence à Adobe e é o formato ideal para gravar vídeos para o YouTube ou para qualquer outro compartilhamento na internet. 

Grava em alta definição, graças à compatibilidade com os principais sistemas operacionais que propiciam a instalação de extensões específicas.

Principais formatos de vídeo utilizados por profissionais

Cineform

O Cineform é um codec que atua como um formato de codificação de vídeo projetado para edição de vídeo profissional, sendo bem recomendado para usuários do Windows para realizar uploads de vídeos no YouTube.

É otimizado para codificar conteúdo de vídeo com resolução 4K e superior, incluindo suporte para renderização inteligente e eficaz.

Avid DNxHD

O Avid DNxHD é um codec desenvolvido pela Avid que permite o escalonamento de mídia de alta resolução e HD no formato ideal para se ajustar ao seu fluxo de trabalho, mantendo a qualidade de imagem de masterização ideal, desde arquivos leves detalhados sem perdas visuais. Ele é encarregado de reduzir significativamente o tamanho dos arquivos, bem como os requisitos de largura de banda e armazenamento para acelerar seu fluxo de trabalho de produção.

A sua utilização é muito simples de utilizar com interface amigável e inteligente, sendo o codec obtido pelo download no site da Avid.

E a galera do cinema, em que formato de vídeo digital eles gravam suas mega produções? Eles gravam em RAW.

O que é RAW?

O formato RAW é um método de captação robusto, em que são adquiridas a saída bruta dos dados em sua totalidade sem compressão do sensor de imagem de uma câmera, pois a maioria dos profissionais, preferem filmar imagens brutas devido à alta qualidade das imagens que o sensor da câmera pode produzir.

Por ser bruta ou não refinada, a filmagem permanece como foi capturada, mantendo todos os detalhes, cores verdadeiras e iluminação, o que permite uma oportunidade considerável de modificação.

Esse formato costuma ser muito grande e apenas alguns aplicativos podem decodificá-lo, devido à falta de codecs que possam lidar com esse formato, além da enorme necessidade de dispositivos de armazenamento de arquivos, backup e capacidade de processamento para trabalhar.

Red Raw

Red RAW é o formato proprietário da Red Digital Cinema Camera Company. O Redcode é sempre RAW, então não há subamostragem de croma ou espaço de cor anexado aos dados.

Está sempre compactado e apresenta perdas, mesmo em sua melhor compactação. Existe a limitação ao sistema de arquivos FAT32 para oferecer suporte ao Mac OS e Windows, sendo a desvantagem desse formato é que você não pode ultrapassar 4 GB (1024 MB) de tamanho, ultrapassando esse valor será gerado um novo arquivo.

A captura de imagem RAW maximiza a fidelidade da imagem e a flexibilidade nas edições das produções. O Red Raw oferece tamanhos de arquivo ajustáveis para qualidade de imagem superior e requisitos de armazenamento mais baixos do que outros codecs.

Por permitir um fluxo de trabalho RAW com edição não destrutiva é totalmente suportado por todos os principais pacotes de software como da Adobe e Apple.

Blackmagic RAW

O Blackmagic RAW é um codec da Blackmagic Studios sem perdas visuais, no qual a compactação de filmagem é um conjunto de dados muito menor e que mais tarde será decodificado em uma imagem visualmente idêntica aos dados descompactados.

Oferecendo gravação e reprodução de alta resolução, taxa de quadros, HDR e apresenta um novo processo “Advanced De-Mosaic” que eliminará a necessidade de remoção de bayering e outro processamento de imagem ao acessar a filmagem no computador ou dispositivo de edição, ocasionando em captura ultrarrápida e velocidades de reprodução sem sacrificar a flexibilidade de pós-produção do RAW.

Diferentemente de muitos outros codecs RAW, o material Blackmagic RAW é armazenado como clipes individuais ao contrário de sequências de imagem, sendo multi-threaded e contando com a aceleração de GPU.

ProRes RAW

O ProRes RAW é um codec de gravação RAW, que dispõe de uma flexibilidade na pós-produção, com tamanhos de arquivo gerenciáveis e reprodução suave em software de edição. O codec aplica compactação quase sem perdas, ajustando a taxa de bits para atingir a qualidade almejada.

Existem dois níveis de compressão no codec, sendo o ProRes RAW e ProRes RAW HQ. Os tamanhos dos arquivos podem ser mantidos menores do que os codecs convencionais, ao mesmo tempo, em que oferecem faixa dinâmica e detalhes aprimorados na captura de dados brutos do sensor.

As características e a faixa dinâmica do ProRes RAW o tornam ideal para projetos HDR de altas faixas dinâmicas.

Cinema DNG

O Cinema DNG (Digital Negative) é um formato desenvolvido pela Adobe e compatível com a gravação em RAW. O formato apresenta desvantagem no fluxo de trabalho mais longo, requerendo estações de trabalhos poderosas e apresenta compatibilidade limitada com muitas marcas, como Canon, Nikon, Samsung e Sony.

Conclusão

Qual o melhor formato de gravação de vídeos?

O melhor formato para gravar vídeos vai depender de seus objetivos e de seus recursos. Nos dias de hoje, a qualidade de som e imagem conta muito na hora de satisfazer o expectador.

Afinal, as plataformas de streaming e boa parte dos vídeos do YouTube já têm esse diferencial. 

Portanto, se seu objetivo é fazer um bom vídeo, dê preferência aos formatos que preservam as propriedades originais da gravação e proporcionam um efeito mais profissional.

Lembre-se! quanto mais compressão o codec impor sobre o vídeo, mais difícil será para o computador descompactar durante a edição e isso poderá gerar transtornos.

É por isso que aqui na Olive damos preferência ao formato ProRes criado pela Apple. Apesar de ser um pouco maior e ocupar mais espaço nos HDD’s, ele permite uma edição mais fluida e preserva muito a qualidade da imagem. Este é o melhor formato de gravação de vídeos, e o favorito entre os profissionais do audiovisual.

Caso você não tenha como usar o codec ProRes da Apple, busque como alternativa gravar os vídeos em H.264 com extensão MP4 nas câmeras ou smartphones. Evite arquivos com siglas estranhas, que exigem conversão e que são pouco aceitos por softwares de edição.

Caso tenha alguma dúvida, por favor escreva na área de comentários logo abaixo!

Artigos Relacionados

8 comentários em “Qual o melhor formato de gravação de vídeos?

  1. Boa tarde, tenho muitos videos meus e da minha familia de varios formatos que quero seleccionar y guardar bem guardadinhos pois são tesouros que a gente tem da história da nossa vidA, a minha dúvida é a seguinte, qual É o formato de video recomendam vocês que ocupe menos espaço sem perder tanta qualidade, agradeço muito a atenção, cumprimentos.

    Lino Oliveira

    1. Olá Lino, tudo bem?

      Você pode gravar tudo em MP4 H.264 que é o mais utilizado. Os meus arquivos de família eu guardo em ProRes, não importo que sejam um pouco maior.

  2. Olá. Tenho noções básicas de edição, mas já fiz algumas coisas que considero satisfatórias para um operador e conhecedor básico de edição e do universo técnico do audiovisual. Estou agora aprendendo a editar no Da Vinci Resolve versão gratuita e, logo de cara, os vídeos a serem editados estão no formato .mts. O vídeo não corre bem quando aciono a timeline. Trava muito! Suponho que o motivo seja o formato dos arquivos (.mts), já que o software está aparentemente bem instalado e o notebook é tecnologicamente suficiente (dell xps 13 i5 com 8 de RAM). Entendo que devo converte-lo noutro formato mais fluido para edição. Por isso, pergunto: seria o mp4 esse formato ideal para trabalho?

    1. Olá Robson, tudo bem?

      O melhor formato de arquivo pra edição é ProRes e ele roda liso no DaVinci Resolve. Faça o teste e você vai ver seu computador funcionar mais rápido.

      1. Silas Oliveira, pensei que o ProRes fosse fluido só para MAC, mas sendo também para outros sistemas operacionais então vou nele. Obrigado, amigo

        1. Já ouviu falar de CineForm?

          É um formato excelente tanto pra editar como pra guardar material importante por longos anos, além de funcionar bem no Windows.

          Outra formato bom pra Windows é o Avid DNxHD. Ele tem as mesmas características do ProRes e você pode baixar o codec gratuitamente.

  3. Gostei muito desse site e sua brilhante exposição sobre os melhores formatos de vídeo. Tenho muitos Super 8 passados para VHS m depois DVD e agora estou colocando tudo em MP4 no meu micro. Estou satisfeito.
    Obrigado pelas informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *