Quanto custa fazer uma live?

A transmissão ao vivo (ou live) tornou-se uma excelente estratégia de marketing e de vendas para atrair clientes para qualquer negócio. Devido ao impacto que causa e a sua influência no contexto da era digital, pode trazer vários benefícios para uma empresa, como o aumento do engajamento, do número de clientes e vendas. No entanto, a realização dessa estratégia pode gerar alguns custos, mas se você planejá-la bem, é possível reduzi-los. A seguir, conheça os principais custos envolvidos na realização de uma live para se planejar financeiramente melhor.

Custos com internet (upload)

Para realizar lives ou eventos ao vivo, é preciso entender que existem dois tipos de bandas de frequência. O primeiro é o download, que é utilizado para baixar arquivos de formatos variados da internet.

E a segunda é a frequência de upload, que é usada para transmitir seus conteúdos para através da internet ou da rede. Para a realização de uma transmissão ao vivo, é o upload que importa. Para que uma live ocorra com qualidade e segurança, o upload deve contar com uma capacidade de transmissão de arquivos de, no mínimo, 30 Mb. Esse é um custo que deve ser considerado no planejamento de sua live.

Custos com equipamentos tecnológicos

Para realizar uma live, é preciso também investir em equipamentos tecnológicos avançados, como em um computador e câmera, por exemplo.

Deve-se investir em um computador de alta qualidade com configurações para transferência de vídeo, uma vez que a realização de uma live costuma consumir, e muito, o processamento. Todavia, se você não tiver um bom computador, dedique seu notebook exclusivamente para realizar essa operação, fechando, dessa maneira, qualquer programa que esteja ativo, em uso.

Além disso, você precisa de uma câmera e uma webcam de alta qualidade. No entanto, se você deseja profissionalizar sua live, vale a pena investir em uma câmera de alta qualidade, com tecnologia SDI, e ela deve ser dedicada exclusivamente a essa estratégia.

Custos com tecnologias de iluminação

Para que sua live seja desenvolvida com eficiência e qualidade, é preciso considerar adotar equipamentos de iluminação, principalmente se você pensa em usar chroma key. Portanto, investir em materiais de iluminação será uma ótima decisão;

No entanto, se você não pode investir agora, procure um lugar mais claro sob a luz natural. Lembre-se, se o seu público não gostar da qualidade de sua transmissão, eles, certamente, não assistirão mais, podendo fazer com que não alcance seus objetivos.

Como se pode visualizar, o custo de uma live depende de alguns fatores, como os preços cobrados por cada equipamento tecnológico que é preciso possuir para desenvolver uma transmissão ao vivo com qualidade. Por exemplo, uma câmera boa para live pode chegar a custar mais de R$ 3 mil, dependendo do modelo e de suas configurações. O custo é relativo, portanto.

Você sabia que a Olive Tree Filmes pode te ajudar a montar uma live de qualidade e segura por um preço em conta? A empresa conta com toda tecnologia que você precisa para desenvolver uma live que fará com que obtenha sucesso de forma mais rápida. Entre em contato conosco e conheça melhor nossos serviços.

Artigos Relacionados

0 comentário em “Quanto custa fazer uma live?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.