Olive Tree Filmes

Introdução

Quanto custa um vídeo institucional feito por uma produtora?

Quanto custa um vídeo institucional feito por uma produtora?

O novo cartão de visita

Se você tem mais de 30 anos e/ou ingressou no mercado de trabalho há pelo menos 20, deve ter uma boa noção de como a comunicação corporativa mudou. Há pouco mais de uma década atrás, era muito comum que representantes de empresas trocassem, entre si, panfletos e cartões de visita com suas informações profissionais.

Com a popularização da internet, os antigos panfletos deram lugar aos websites – um endereço online com todas as informações importantes sobre uma empresa incluindo a descrição de seus produtos e serviços.

Seguindo esse movimento, nos deparamos com o famoso “boom das redes sociais” trazendo consigo a necessidade de que as empresas estivessem cada vez mais presentes no ambiente digital. Essa nova realidade tem exigido das instituições um posicionamento cada vez mais humanizado, incluindo uma comunicação mais dinâmica e transparente. E é dentro desse contexto que entram os Vídeos Institucionais, tão populares hoje em dia.

Vale a pena investir numa produção profissional?

Existem centenas de ferramentas gratuitas para produção e edição de vídeos. No entanto, é importante saber construir uma boa narrativa e conhecer sobre técnicas de captação e edição para que se obtenha um resultado que realmente gere impacto em sua audiência e retorno financeiro. A pergunta que não quer calar é: Afinal, quanto custa um vídeo institucional profissional?

Antes de mais qualquer coisa, é preciso definir qual o formato de vídeo institucional é mais adequado para sua audiência. Existem vários tipos de vídeos que podem ser institucionais, por exemplo: animação 2D, animação 3D, vídeo com gravação em estúdio ou no escritório, vídeo com banco de imagens, com captação de depoimentos, com contratação de atores… e por aí vai. Cada uma dessas produções tem um custo específico e que variam bastante, em custos, de uma para o outra. Por hora, vamos focar no formato mais solicitados e produzido aqui na Olive Tree Filmes: vídeos gravados.

Vídeo Institucional com Gravação

Para levantar o custo de produção de um vídeo institucional com gravação, é preciso escrever um briefing com as principais informações do projeto:

Roteiro Audiovisual: será feito pela produtora ou pelo cliente?

Neste caso, é preciso levar em conta que a produção do roteiro não inclui apenas o texto que será gravado para locução, mas também a definição das imagens que ilustrarão cada cena. Por isso, recomendamos sempre que o roteiro seja produzido pela produtora contrata, com base nos materiais enviados pelo cliente.

Locação: Onde será realizada a filmagem?

Podemos realizar a filmagem no escritório do cliente, em um estúdio próprio para gravação, ou até mesmo num espaço alugado (casa, escritório, galpão, etc.) dependendo do que o roteiro pedir. Cada caso tem suas particularidades e custos, sendo que o escritório do cliente é sempre o mais vantajoso financeiramente pois não há custo de locação.

Captação de áudio: quem vai passar a mensagem do vídeo?

É possível contratar uma locução profissional ou optar pela captação de depoimentos de pessoas da empresa (sócios, fundadores, gerentes, etc.). É importante verificar se a locação desejada tem espaços adequados para gravação desses depoimentos com ambientes amplos, silenciosos e esteticamente interessantes para a composição fotográfica.

Uma opção muito comum é mesclar as duas técnicas: locução profissional + depoimentos, deixando o conteúdo mais institucional para a locução enquanto os depoimentos acrescentam um tom mais emocional e humanizado. O resultado fica realmente muito bacana! Dá uma olhada neste exemplo de vídeo.

Por fim, é possível trabalhar somente com as imagens gravadas e letreiros em animados com textos de destaque. Neste caso, não tem locução nem depoimento e o custo de produção fica mais baixo. Mas atenção, este formato é ideal para vídeos mais curtos, de até 1’30”.

Equipe de Produção: Qual o tamanho da equipe envolvida?

Dependendo da complexidade do vídeo, pode ser necessário a contratação de ator(es), maquiador, figurinista, produtor de cenografia e objetos de cena, entre uma série de outros profissionais que contribuem para um resultado ainda melhor e mais profissional.

Acessibilidade: preciso legendar meus vídeos?

Estamos na era em que acessibilidade e inclusão são regra. Você pode optar por legendar seus vídeos em na língua original, em libras ou até mesmo em outro idioma.

Você decide quanto quer pagar pelo seu vídeo institucional!

Isso mesmo! Você leu certinho. O seu vídeo institucional vai custar exatamente o quanto você quiser e puder pagar. Como já deu para perceber, produção de vídeo não é uma receita de bolo. Cada cliente tem necessidades, orçamentos, prazos e complexidades específicos. Com base nessas informações, já dá para ter uma noção do trabalho da produtora né?! Sendo assim, infelizmente não conseguimos estipular aqui, uma base de preço. Mas o que podemos garantir é que podemos construir juntos, com conhecimento técnico e criatividade, um formato que se adeque ao seu orçamento, atenda às suas expectativas e surpreenda sua audiência. Pode contar com a gente!

Artigos Relacionados

0 comentário em “Quanto custa um vídeo institucional feito por uma produtora?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *