Olive Tree Filmes

Introdução

Quanto Custa uma Produtora de Vídeo?

Quanto Custa uma Produtora de Vídeo?

Você está pensando em ter uma produtora de vídeo? Então precisa ter conhecimento de algumas questões, como tipos de materiais necessários, quais os profissionais que atuam nesse ramo e, principalmente, precisa saber o custo. Você sabe quanto custa uma produtora de vídeo?

Acompanhe este artigo e descubra quanto custa uma produtora de vídeo e entenda quais são as principais questões que podem influenciar no valor. 

Boa leitura!

O que faz uma produtora de vídeo?

Com uma produtora de vídeos você consegue realizar diversos trabalhos de produção de conteúdos em muitas áreas, tanto para TV, quanto para internet e conteúdos variados.

É na produtora que roteiros são elaboradores, com criação de cenas, imagens e áudio que recebem tratamento e edição para que resultem no que os clientes desejam ter como campanhas promocionais, institucionais e vídeos em geral.

Veja qual o custo

Depois de entender um pouco mais sobre o que faz uma produtora de vídeo, chegou o momento mais importante do artigo, que é descobrir o custo de uma produtora de vídeo.

O custo de uma produtora é algo extremamente variável, pois vai depender de muitas questões. Inicialmente, a primeira grande pergunta que você deve se fazer é se deseja comprar uma produtora já estabelecida ou se quer começar uma do zero.

Essa diferenciação é essencial para ter noções de valores, pois o custo pode mudar muito dependendo da escolha que você fizer. Isso porque, os desafios que você vai enfrentar são diferentes nos dois casos, impactando tanto o preço inicial quanto demais áreas. Veja logo abaixo:

Entenda o custo de uma produtora já estabelecida

Quando você vai comprar uma produtora de vídeo que já está montada e estabelecida, o custo passa por lugares diferentes de que se for iniciar do zero. Isso porque, questões como faturamento e disposição do proprietário, contam muito na negociação.

O valor, nesse caso, pode ser fixado a critério do proprietário. E para que ele chegue a um valor, provavelmente vai verificar como andam os negócios. Ou seja, comprar uma produtora de alto nível, com boa lucratividade e que tenha um faturamento alto por mês, por semestre ou até por ano, vai tornar o custo mais alto.

Isso acontece porque você não está comprando apenas um espaço com alguns equipamentos, mas já está comprando um nome e uma reputação que a empresa já possui. Portanto, nesses casos o custo tende a englobar esses aspectos, elevando os parâmetros e tornando o valor da negociação maior.

Porém, ao mesmo tempo em que comprar uma produtora bem estabelecida e sucedida pode custar mais caro, você pode encontrar um negócio que seja mais vantajoso financeiramente.

Muitas vezes pode existir ofertas de produtoras já montadas que não estejam tão lucrativas ou que os proprietários necessitam vender por motivos variados, o que pode reduzir o custo da compra.

Nesses casos, a depender do investimento, pode valer a pena para que você consiga aproveitar toda a estrutura já existente, equipamentos e até, quem sabe, parte da equipe, e reestruturar os conceitos e a forma como a produtora está sendo vista no mercado.

Com isso, você consegue, por um preço menor, ter uma produtora já pronta apenas demandando nova administração e novos horizontes para que se torne lucrativa.

Portanto, como dito, o custo vai depender de muitos fatores e eles devem sempre ser levados em consideração para que sua escolha seja feita.

Saiba quanto custa iniciar uma produtora do zero

Em compensação, se sua ideia é montar uma produtora do zero, pode que ser o custo seja mais baixo. Isso porque, você vai poder escolher o tipo de investimento que deseja fazer e vai ter a escolha de tudo, desde as marcas dos equipamentos, até qualidade e estrutura do prédio.

Uma produtora de vídeos necessita de vários equipamentos, além de equipe de profissionais qualificados. Porém, quando você está iniciando, pode estabelecer o quanto você quer investir no início e ir expandindo aos poucos.

Entretanto, é sempre bom ressaltar que, às vezes, o que parece economia pode sair caro. Economizar, por exemplo, na qualidade dos equipamentos, pode não ser uma boa ideia. Ao trabalhar com vídeos, a qualidade de imagem e som é essencial, de modo que os equipamentos essenciais precisam ser os melhores.

Assim, pode iniciar uma produtora de vídeos com os materiais e equipamentos básicos e uma equipe mais enxuta, por exemplo, o que vai diminuir os custos, com certeza.

Porém, criar do zero uma produtora não é sinônimo de ter que desembolsar um valor menor. Isso vai depender, porque você pode querer criar uma empresa que desde logo já tenha os melhores equipamentos, com amplo espaço e uma equipe com grande referência e numerosa.

Portanto, apesar de ter a possibilidade de demandar menor custo, isso sempre vai depender muito do que você tem em mente.

Considerações finais

Dessa maneira, a dúvida de quanto custa uma produtora de vídeo, não pode ser respondida de forma objetiva e muito resumida. Inúmeros fatores têm o poder de alterar esse tipo de questão, pois quando se trata de investimento, sempre há diversas opções.

Além disso, além do custo de adquirir ou montar uma produtora, é preciso pensar nos custos fixos de manter o funcionamento. Assim como qualquer empresa, uma produtora possui um custo para que consiga funcionar.

Entre a equipe, por exemplo, você encontra:

• Roteirista;

• Editor;

• Produtor;

• Animador;

• Iluminação;

• Som.

Além disso, diversas outras funções estão incluídas no funcionamento de uma produtora. Claro que uma pessoa pode acumular mais de uma função e tornar a equipe menor. 

Porém, essa é uma conta que deve ser feita para considerar se vale mais a pena comprar uma produtora pronta ou iniciar toda estrutura. Principalmente porque se você comprar um local já estabelecido, para manter o ritmo é necessário contar com o tamanho de estrutura de pessoal já existente.

Com isso, existem diversas questões a considerar para saber o tipo de produtora que você deseja comprar, para que seja correspondente as suas expectativas e possibilidades.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue navegando pelo nosso site e encontre mais informações.

Artigos Relacionados

0 comentário em “Quanto Custa uma Produtora de Vídeo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *