Olive Tree Filmes

Introdução

Quanto ganha um Youtuber?

Quanto ganha um Youtuber?

A popularidade dos vídeos na internet, com o crescimento cada vez mais acentuado dos acessos a esses recursos nas redes sociais, tornou plataformas como o YouTube em um dos expoentes desse fenômeno.

Com uma diversidade de canais sobre os mais variados assuntos, o YouTube se consolidou como uma das principais vitrines para que produtores de conteúdo audiovisual compartilhem informações para uma grande massa de usuários, de forma prática, linear e democrática.

E quanto mais acessado e popular um canal no YouTube, maior a capacidade de atrair visualizações e novas audiências, fazendo com que a produção de conteúdo seja rentável e lucrativa para o perfil.

Nesse sentido, é comum que apareçam dúvidas como: quanto ganha um youtuber? De que forma se dá a monetização na plataforma? Quanto de lucro a quantidade de visualizações e de inscritos em um canal gera?

A seguir venha tirar algumas dessas dúvidas!

Um youtuber possui salário?

Sob o ponto de vista prático, um produtor de conteúdo no YouTube não conta com um ganho fixo mensal.

Como o pagamento na plataforma é estabelecido em dólares, a partir da regra CPM (custo por mil), em que a cada mil views o youtuber pode ganhar valores entre 0,25 e 4,50 dólares (algo em torno de 1 a 19 reais), para que alguém consiga arrecadar uma quantia considerável por mês é necessário que sejam produzidos muitos vídeos no período.

É necessário ainda garantir que cada um desses vídeos conte com um número expressivo de visualizações.

Para se ter uma estimativa, pode-se citar o caso de dois dos youtubers brasileiros mais famosos e reconhecidos.

O canal de Whindersson Nunes conta, aproximadamente, com 37 milhões de inscritos e uma média de visualizações mensais de 68,3 milhões. Isso acarreta em um ganho estimado mensal de 11 mil a 189 mil dólares para o youtuber.

Já o canal de Felipe Neto conta com 35 milhões de inscritos e uma média de visualizações mensais de 209,6 milhões, fazendo com que o seu ganho mensal estimado atinja valores entre 52 mil a 838 mil dólares.

Monetização difícil

O caso dos youtubers mencionados é uma exceção à regra, já que só é possível ganhar muito dinheiro pela plataforma se você tiver um canal de enorme sucesso, configurado pelo alto número de inscritos e visualizações.

Mesmo canais que alcançam a casa dos milhões, seja em inscrições ou views, podem ter dificuldade de monetizar o seu conteúdo.

Isso se deve às particularidades de funcionamento do CPM, que determina a remuneração de um canal a partir do volume de visualizações da publicidade exibida nesse canal.

Segundo o CPM, a cada mil visualizações, o produtor recebe uma parte do valor pago pelo anunciante.

Também deve ser levado em consideração que a produção de vídeos para o YouTube tem o seu custo, o que também dificulta uma lucratividade mais consistente.

Todo youtuber apresenta gastos, em maior e menor grau, com a produção do seu conteúdo, o que exige um esforço significativo no negócio e acaba por tornar a plataforma menos atraente sob o ponto de vista de lucro.

Valor do clique

Como não existe um valor fixo ou tabelado pago para um determinado número de visualizações, já que há a influência dos anúncios publicitários, é normal que o Youtube pague, em alguns casos, um valor maior para certos vídeos do que pagaria para um com mais de um milhão de visualizações.

Isso acontece porque o valor do clique pode sofrer variações dependendo do conteúdo do vídeo.

Temas mais populares ou mais fáceis de monetizar terão maiores chances de apresentarem um custo por clique maior, já que são capazes de atrair mais anunciantes.

Sendo assim, assuntos mais procurados rendem mais, enquanto os menos procurados rendem menos.

Para que o youtuber saiba quanto vai gerar em dinheiro para cada um milhão de visualizações ele deve estar atento para as estatísticas do seu canal, bem como para a época do ano e a capacidade de gerar interesse do seu conteúdo para os anunciantes.

Há casos de criadores de conteúdo para o YouTube que relataram ter ganho por volta de 2 mil a 4 mil dólares para um milhão de visualizações na plataforma.

Gostou do conteúdo? Leia mais posts no nosso blog!

Artigos Relacionados

0 comentário em “Quanto ganha um Youtuber?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *