Olive Tree Filmes

Introdução

Roteiro de vídeo para Youtube

Roteiro de vídeo para Youtube

Saber como fazer um bom roteiro é o primeiro passo para garantir um vídeo de qualidade, muito mais interessante e dinâmico. Isso porque, se você apenas ligar a câmera e falar o que está pensando, podem levar horas até acertar.

Como se escreve um roteiro?

É importante que você saiba que o roteiro é dividido em cenas, compostas por um cabeçalho. Nele você encontra a descrição do que vai ser gravado e toda vez que mudar de cena, é necessário escrever um novo cabeçalho. Isso vai auxiliar na hora de definir o foco, a posição da câmera e a lente que será usada.

Mas cada tipo de vídeo apresenta especificidades. Por isso, separamos para você algumas dicas.

Como elaborar um roteiro de vídeo aula?

Quando o assunto é vídeo aula, o primeiro passo é observar qual o tipo de roteiro que mais se adapta a sua proposta.

Para essa decisão, pense no formato do vídeo, se terá recursos multimídia, se será gravado diretamente do computador ou com o auxílio de uma câmera, na equipe e no processo de finalização. Assim, você vai conseguir entender a complexidade do vídeo, definindo se o roteiro será mais simples ou elaborado.

Quando for escrever, faça isso de forma simples e assertiva. Pense no perfil dos alunos e incorpore as características próprias dos meios digitais. Muitas vezes, eles estarão assistindo aos vídeos em lugares com ruídos e, por isso, é importante focar em aulas objetivas.

Seja leve e descontraído, prenda a atenção do seu público. Se estiver à vontade, faça algumas brincadeiras com o conteúdo para que o aprendizado se torne menos denso.

Você também vai precisar calcular o tempo de duração do vídeo. Não faça aulas muito longas, pois isso pode gerar dispersão. Cuide para não elaborar um roteiro muito extenso, que será cansativo ou complexo. Aposte no bom humor e na conversa direta.

Como fazer um roteiro de uma propaganda?

No caso das propagandas, o roteiro é ainda mais importante. Antes de tudo, se reúna com a equipe para que todos possam sugerir ideias. Nessa hora, a criatividade é a peça chave para o sucesso.

Mas lembre-se que, até chegar na versão final, o seu roteiro vai sofrer muitas alterações. Por isso, sempre anote as atualizações.

Com as ideias rascunhadas, planeje o tempo que terá seu vídeo. Você precisa definir a duração do material para depois começar a escrever.

Os bons vídeos conseguem prender a atenção do público. E para isso, utilizar uma linguagem acessível e mais informal é fundamental. Assim, o telespectador vai sentir que está em uma conversa do seu dia a dia e terá interesse no assunto.

E não esqueça de revisar o conteúdo. Com tantas ideias, alguma coisa pode acabar ficando fora do lugar.

Como fazer um roteiro para uma live?

A live é uma forma de comunicação que permite maior engajamento do público. Por isso, na hora de elaborar o roteiro, não se prenda a padrões e ideias fechadas.

Anote perguntas que você sabe que são frequentes entre o seu público e separe dicas que incentivem a interação entre os participantes.

Traga novidades, use uma linguagem simples e acessível e deixe o seu roteiro bem flexível. Esse formato de vídeo é justamente para que você tenha uma conversa mais casual e próxima de quem acompanha o seu conteúdo.

E para não perder nenhuma dica, acesso o nosso site e fique de olho nas novidades.

Artigos Relacionados

0 comentário em “Roteiro de vídeo para Youtube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *