Saiba como usar o Instagram Stories da sua empresa corretamente

Indispensáveis para qualquer estratégia de marketing digital, as redes sociais são um fenômeno em constante evolução, principalmente quando falamos em anúncios na forma de vídeos.

Sucesso no Instagram, um formato que tem gerado engajamento com o público é o stories: um sistema de slideshow, no qual é possível publicar conteúdos mais simples e criativos, que somem após 24h. Assim, todos querem saber como usar Instagram Stories para falar com o público.

Como essa resposta exige não só domínio desse recurso como também atenção a alguns detalhes, preparamos este artigo. Com ele você vai aprender a usar todo o potencial do Instagram Stories da sua empresa. Acompanhe!

O que pessoas e empresas buscam no Instagram?

700 milhões de usuários mensais. Esse é o poder do Instagram, rede social que não para de ganhar usuários ativos, inclusive no Brasil, que ocupa o segundo lugar nesse quesito.

Estima-se que a rede atingirá o dobro de usuários ativos do Twitter e crescerá 3 vezes mais que Facebook, Messenger e WhatsApp, se os números forem colocados em perspectiva.

O Instagram é relacionado à diversão por 7 entre cada 10 usuários. Eles também contam que conferir o feed traz surpresas e alegrias. Além disso, 35% dos usuários costumam se relacionar com marcas pelo Instagram. Os dados são do site Facebook IQ.

É por isso que as empresas brasileiras apostam no potencial que essa rede social tem para gerar negócios e atingir as suas personas. Entretanto, vale salientar que o algoritmo do Instagram vem sendo alterado com frequência, priorizando-se anúncios pagos, em detrimento dos orgânicos.

Por que o stories virou a “galinha dos ovos de ouro” das empresas?

Essa regra parece não valer para as famosas “histórias” do Instagram. Os anúncios no Instagram Stories estão disponíveis para qualquer marca que deseje pagar.

Grandes empresas como a Nike e a Airbnb experimentaram índices de engajamento nunca antes vistos com o Instagram Stories. A gigante da área de calçados, equipamentos esportivos e roupas obteve 800 mil visualizações só no primeiro dia de funcionamento da plataforma no Instagram.

A Airbnb publicou uma série de vídeos curtos e observou um crescimento de 2 dígitos na lembrança do anúncio. Também foi verificado um aumento no número de pessoas que assimilaram melhor a imagem da empresa e passaram a ver a Airbnb como uma organização direcionada para viajantes encontrarem habitações em outros países.

Além disso, o Instagram Stories conta com diferenciais competitivos animadores. Veja!

  • imersão: já que diferente do feed, onde há várias distrações. O seu anúncio no stories cobre a tela inteira do dispositivo;
  • retrospecto positivo: um terço de todo o conteúdo de sucesso publicado no stories foi publicado por empresas e 1 em cada 5 stories gera uma mensagem direta;
  • sonoridade: 70 % dos usuários se mostram mais dispostos a assistirem vídeos com o som ligado no Instagram.

Como o Instagram Stories vem sendo usado na publicidade?

Textos, desenhos, vídeos curtos e até enquetes podem ser usadas no Instagram Stories. Os publicitários viram nesse recurso uma oportunidade para não poluir o feed de notícias, além de investir pouco em equipamentos e gravar vídeos profissionais até mesmo com o celular.

Isso não quer dizer que tudo o que é menos relevante deva ser publicado no stories, mas que é preciso perceber o que funciona melhor em cada espaço e isso já vem sendo feito pelos profissionais do marketing.

Também é possível definir um objetivo para alinhar o seu anúncio com a sua estratégia de marketing digital e criar um CTA de acordo com ele:

  • visualizações;
  • conversões;
  • cliques/tráfego;
  • link e instalação de apps.

O que ter em mente antes de saber como usar Instagram Stories?

A funcionalidade stories do Instagram, apesar de ter pouco mais de um ano, já não é mais novidade para os usuários. Ela pode ser aproveitada pelas empresas para evitar o “overposting” do feed, por exemplo.

Antes de se aventurar, é ideal que você conheça as 4 métricas principais que a sua empresa pode acompanhar no Instagram. Confira!

  1. reach: quantidade de pessoas alcançadas pela publicação;
  2. impressions: demonstra quantas vezes o seu anúncio foi visto;
  3. replys: quantidade de respostas que o anúncio recebeu;
  4. exits: taxa de rejeição, que mostra quantas pessoas desistiram de ver o seu conteúdo.

Com isso em mente, perceba que há 2 formas de anunciar no stories:

Anúncios orgânicos

São as histórias publicadas pela maioria dos usuários. Elas aparecem para aqueles que seguem o seu perfil. Por isso, é necessário que o conteúdo tente humanizar a sua empresa e construa um relacionamento com o público:

  • vídeos de bastidores e do dia a dia da empresa;
  • série que conte uma história, para aproveitar a técnica de storytelling;
  • apresentação de um novo produto, desde a embalagem até o modo de usar/consumir.

Anúncios pagos

Os anúncios pagos aparecem entre as histórias das pessoas, nos quais podem ser publicadas fotos e pequenos vídeos de até 15 segundos. Acompanhe abaixo como usar Instagram Stories para anúncios.

Criando o anúncio

  • proporções: fotos e vídeos precisam estar na vertical, em 9:16, além de ter a resolução recomendada de 1080 x 1920 pixels;
  • tamanhos e formatos: vídeos em MP4 ou MOV e possuir, no máximo, 4 GB. As fotos devem estar em JPG ou PNG e possuir até 40 MB.

Publicando o anúncio

  • power editor ou gerenciador de anúncios: procure por essas opções no Instagram e marque o objetivo de alcance;
  • placement ou posicionamento: você precisa selecionar a opção Instagram e, posteriormente, stories. Isso vai fazer com que todas as outras opções sejam desmarcadas.

Existem dicas para aumentar o engajamento no Instagram Stories?

A funcionalidade stories vem se consolidando como uma forma eficaz de conversão, já que os links estão liberados, e também de relacionamento, visto que é possível interagir com conteúdos mais despojados, além de conferir humanidade para o seu negócio.

Para atingir o público com mais eficácia, considere seguir essas dicas!

  • mencione outros usuários;
  • trabalhe com influenciadores digitais;
  • adicione links nas suas publicações;
  • use o stories na sua estratégia de conteúdo e crie CTA’s no final das histórias;
  • faça vídeos ao vivo;
  • considere publicar anúncios pagos;
  • explore emoticons e stickers.

Como você percebeu, o uso da funcionalidade stories, do Instagram, já vem sendo amplamente utilizado tanto pelos usuários quanto pelas empresas. O objetivo é construir relacionamento e encantar os usuários com anúncios criativos e dinâmicos.

Agora que aprendeu como usar Instagram Stories, não perca a oportunidade de investir nesse tipo de conteúdo para encantar os seus seguidores. Temos uma ótima proposta para você. Entre em contato conosco e descubra!

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