Olive Tree Filmes

Introdução

Segredos que você precisa saber sobre produção de vídeos no marketing

Segredos que você precisa saber sobre produção de vídeos no marketing

A produção de vídeos no marketing vem crescendo de maneira exponencial, à medida que as tendências na internet têm mudado bastante com relação ao consumo de conteúdo. Isso porque, as pessoas preferem assistir a vídeos do que ler grandes textos.

As empresas já sabem que o marketing digital é uma forma moderna, mensurável e mais acessível — que o marketing tradicional — de aumentar as vendas e o reconhecimento da marca por meio da internet. Agora, estão se adaptando à utilização de vídeos em sua estratégia.

Você já reparou o aumento no consumo de conteúdo em vídeos? No Instagram por exemplo, uma rede bem mais focada em fotografia, houve um aumento considerável no número de vídeos publicados. Principalmente com a entrada do “Stories”— com o qual as pessoas podem compartilhar vídeos de momentos de suas vidas, por um determinado período de tempo.

Mas para acompanhar essa mudança, é necessário produzir vídeos e conteúdos de qualidade para seu público, e é sobre como fazer isso que falaremos a seguir.

Equipamentos

Para a produção de vídeos profissionais é preciso ter os equipamentos certos. Listamos abaixo quais são eles e para que servem.

  • Câmera DSLR: câmeras profissionais que possuem grandes lentes, o que garante maior precisão na captura de imagens. Este tipo de câmera tem muitos recursos diferenciados, sendo possível por exemplo, desfocar o plano de fundo e deixar o objeto filmado em evidência. Importante incluir também um kit para fazer a manutenção e limpeza das lentes e da própria câmera;
  • Webcam: sim, é possível utilizar esta opção para produção de vídeos no marketing. Porém, neste caso, elas devem ser empregadas para conectar você a seu público utilizando a internet. Com ela, podem ser gravados webinars, seminários, hangouts e similares;
  • Tripé: esse item é importante, não só para manter a câmera apoiada e na altura correta durante uma gravação, mas também para realizar alguns movimentos precisos com ela;
  • Cartões de memória e bateria extra: os vídeos consomem muita memória e nem sempre as gravações são rápidas. Sendo assim, é necessário ter bateria extra e memória suficiente para gravar e guardar o conteúdo produzido.

Iluminação

A luz utilizada fará toda a diferença na qualidade do vídeo. Uma boa iluminação minimiza sombras, deixando o conteúdo filmado muito mais profissional.

Uma dica é aproveitar a luz natural do dia. Mas também é possível adquirir um kit com ao menos dois iluminadores, que devem ser posicionados um do lado direito e o outro do lado esquerdo.

Som

O vídeo não parecerá profissional se houver qualquer tipo de ruído, seja ele na gravação, seja em alguma música de qualidade baixa. Sendo assim, certifique-se de que o som está em perfeito estado, que possa ser ouvido com qualidade em diferentes dispositivos e com volume alto.

Edição

A edição é a hora de fazer acontecer. É aqui que o vídeo gravado ganha forma, por isso essa etapa é tão importante. Você pode ter um vídeo de qualidade espetacular, se ele não tiver o tempo certo, uma trilha sonora impactante e cortes bem-feitos, de nada terá adiantado.

Na hora de editar é preciso ter em mente que as pessoas não gostam de vídeos longos. Com a falta de tempo hoje em dia, os conteúdos devem ser curtos, despertar curiosidade, gerar emoção e incentivar o compartilhamento.

Sendo assim, invista em uma boa trilha sonora de acordo com o tema produzido, verifique qual a sensação o vídeo passa, bem como se os efeitos fazem sentido e se não há cortes bruscos.

Enfim, ao final da edição é necessário verificar se o filme produzido transmite uma imagem profissional e se a mensagem ficou completamente clara.

Programas para edição de vídeos

Existem diversos programas que podem ser utilizados, alguns gratuitos e outros pagos.

A diferença não fica apenas no preço. Alguns são mais complexos, com mais funcionalidades, enquanto outros já têm templates prontos e não é necessária tanta experiência.

Vejamos agora os três mais utilizados:

  • iMovie e Movie Maker: ambos gratuitos, autoexplicativos e relativamente mais fáceis de usar. Entre outras particularidades, a maior diferença é que o primeiro é para Macbook e o segundo para Windows. O iMovie conta também com versão para iPhone;
  • Sony Vegas: esse programa é pago e um pouco mais completo que os anteriores, ainda assim, o Sony Vegas não é um programa profissional;
  • Adobe Premiere: essa ferramenta é bem mais complexa e é paga. Contudo, é muito utilizada, pois permite uma série de customizações nos vídeos, incluindo a inserção de animações do After Effects e imagens do Photoshop.

A importância do conteúdo para a produção de vídeos no marketing

 

O conteúdo dos vídeos é a parte de maior importância, pois é por meio dele que sua mensagem será transmitida ao receptor.

Nessa etapa deve estar claro o objetivo do vídeo, para quem ele será produzido, quais as principais informações e qual tipo de emoção ele deve despertar. A partir daí será desenvolvido o roteiro, outra etapa extremamente importante.

A forma de transmitir uma mensagem por meio de vídeos, também sofre alterações constantes. Atualmente utiliza-se muito o storytelling, uma forma de comunicar uma mensagem por meio de histórias.

O uso do storytelling gera mais engajamento e aumenta o potencial de acessos nos vídeos. Isso é possível graças ao número de compartilhamentos, normalmente maior do que os de vídeos comuns de marketing de uma empresa.

As pessoas são expostas a muitas informações durante um único dia, e se diferenciar requer criatividade e um material realmente atrativo, que desperte alguma emoção ou curiosidade. Por isso, desenvolva o conteúdo com atenção especial.

Agora que você entendeu como funciona a produção de vídeos no marketing, chegou a hora de verificar o que foi desenvolvido. Para isso, quando o vídeo estiver pronto, analise cada passo que foi citado acima: a qualidade da imagem e do som, o tipo de música, o tempo (que não pode ser muito longo) e, por fim, se o material produzido transmite a emoção e a mensagem que se propôs a passar.

Você já utiliza vídeos no marketing de sua empresa? Comente sua experiência nos comentários!

0 comentário em “Segredos que você precisa saber sobre produção de vídeos no marketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: