Olive Tree Filmes

Introduction

Storytelling: saiba como criar vídeos institucionais incríveis

Storytelling: saiba como criar vídeos institucionais incríveis

O storytelling é uma das estratégias de produção de conteúdo que conseguem criar uma estreita relação com o público-alvo. Mas é preciso colocar a mão na massa. Ao produzir vídeos institucionais com esse recurso, por exemplo, deve-se levar em consideração uma série de técnicas de modo que o seu objetivo seja alcançado.

Neste post, vamos falar sobre o conceito de storytelling e ensinar a criar vídeos institucionais incríveis baseados nessa técnica para obter resultados relevantes. Ficou curioso? Então, continue com a leitura!

O conceito de storytelling

Como o seu próprio nome sugere, essa estratégia tem um conceito simples: contar histórias.

E por que fazer isso? Pelo objetivo principal de qualquer negócio: obter vendas. Mas será que é só isso e ponto final? Bons resultados e margens de lucros são os fins de um trabalho muito mais complexo e que envolve muitas coisas.

O storytelling busca envolver o público-alvo dentro de uma narrativa para que ele sinta que o conteúdo conta algo que seja comum a ele. Para isso, é necessário que o material aborde problemas e situações comuns do cotidiano, nos quais o produto ou o serviço da sua empresa possa se encaixar.

Mas atenção: isso deve ser feito de modo que a narrativa ajude na resolução de questões do público.

Os vídeos de storytelling

A grande sacada dos vídeos de storytelling é que esse tipo de mídia tem um apelo muito mais visual e capaz de prender a atenção do espectador.

Além disso, os elementos presentes nos vídeos são mais ricos e permitem que a história seja contada com mais detalhes e com uma abordagem precisa.

Para isso, são usados depoimentos, simulações e interpretações dessas situações comuns ao cotidiano do público-alvo, fazendo com que essa identificação seja genuína (ainda que o conteúdo seja feito com base em um roteiro e que os personagens sejam atores).

Os vídeos precisam envolver

Um bom vídeo de storytelling precisa criar envolvimento (ou o tão falado “engajamento”), que nada mais é do que a empatia que o consumidor desenvolve com a marca por sentir que ela aborda questões relacionadas à sua vida.

Além disso, esse conteúdo também precisa ter uma abordagem amigável e que convença o consumidor pela parte emocional, fazendo com que ele se sinta compreendido pelo fato de a empresa oferecer a solução para o seu problema.

A importância do storytelling para as empresas

A principal importância do storytelling para as empresas é estabelecer uma relação de confiança com o público-alvo, de modo que ele acredite nos seus produtos ou nos seus serviços. Isso é possível quando esse conteúdo em vídeo é preciso e atinge o objetivo de apresentar a solução do problema.

Nos dias de hoje, o marketing digital é fundamental para os negócios, já que é nesse meio em que os clientes estão cada vez mais presentes. Buscar esse contato mais próximo é expor os seus produtos e os seus serviços em um espaço vasto de possibilidades de ações e campanhas.

O storytelling é uma estratégia atual e eficaz

O storytelling é uma dessas ferramentas do marketing digital. Então, é fundamental que ele seja explorado em meio de um conjunto de outras ações dentro de campanhas segmentadas e com propósitos especiais (por exemplo: o lançamento de um produto).

Manter uma empresa atualizada em relação à abordagem com os clientes é um claro sinal de que essa organização busca se comunicar sempre de forma atual, precisa e sofisticada.

Além dos resultados em vendas, o storytelling é uma mensagem de que a empresa está ativa na concorrência do segmento.

As técnicas de produção de storytelling

Para produzir vídeos relevantes de storytelling, é preciso se ater às principais técnicas. São elas que possibilitam o envolvimento do público-alvo e que despertam o desejo de consumo, apelando para o lado emocional e convencendo as pessoas de que é daquele produto ou serviço que elas precisam.

Conhecer um pouco dessas técnicas desenvolvidas dentro do processo de roteirização e de produção ajuda a entender melhor como os vídeos de storytelling atingem o público-alvo.

Busca pela identificação

O vídeo precisa sempre buscar uma identificação do cliente com o produto, de modo que aquele conteúdo desperte nele a ideia de que o que a empresa vende é o que ele precisa para solucionar a sua questão.

Dentro dessa situação, é importante que o problema do personagem seja o mesmo que o público-alvo tem, independentemente do contexto. Mas a questão também deve ser generalizada, de modo que essa identificação aconteça com mais pessoas.

Despertar curiosidade

É fundamental que o vídeo desperte a curiosidade em quem está assistindo logo no início, fazendo com que a pessoa se mantenha atenta para descobrir do que se trata e como aquele conteúdo pode ser interessante para ela.

Para isso, técnicas como questionamento e um certo “mistério” em torno da situação contribuem para que haja o processo de revelação gradual do propósito principal do vídeo.

A jornada até a resolução

É necessário que esse conteúdo siga um roteiro, que geralmente aborda uma jornada até a chegada ao objetivo, que é a resolução do problema por meio do produto ou do serviço da empresa.

Essa técnica é muito utilizada por roteiristas de Hollywood, pois tem bom poder de persuasão e envolvimento do público na história. Ela segue uma cronologia que aborda os seguintes momentos:

  • surgimento da questão em um momento normal do cotidiano;
  • o desafio de resolver a questão;
  • o personagem principal não acredita na possibilidade de resolver essa questão;
  • alguém indica o produto ou o serviço em questão;
  • o personagem principal resolver fazer o uso do que foi indicado;
  • enfim, o problema é solucionado, e é provada a eficácia do produto ou do serviço.

Compreendendo o storytelling, é possível criar vídeos realmente atrativos para as suas campanhas de marketing digital, colocando a empresa em uma posição moderna e que tenha ótimo poder de conquistar os clientes pelo lado emocional.

Gostou de saber sobre o conceito e o processo de produção de um vídeo de storytelling? Agora você está pronto para explorar esse recurso! Compartilhe este post nas suas redes sociais para que mais pessoas conheçam o assunto!

0 comments on “Storytelling: saiba como criar vídeos institucionais incríveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: