10 Técnicas de Iluminação Utilizadas no Cinema

Existem várias técnicas de iluminação utilizadas no cinema, e conhecer as principais entre todas elas é essencial para quem trabalha no meio. Profissionais de filmagens devem estar sempre antenados sobre novos métodos de realizar o seu serviço.

E por isso, é muito importante que você esteja por dentro das melhores técnicas de iluminação praticadas hoje em dia. Muitas delas podem ser trabalhosas, no entanto, o resultado final acaba sendo extremamente positivo.

Com os equipamentos certos, você pode conseguir captar as melhores imagens, garantindo uma produção de qualidade muito superior. Porém, para isso, é preciso conhecer as técnicas, e é justamente por isso que nós estamos aqui.

Para saber quais são as técnicas de iluminação mais usadas no cinema, não deixe de ler o artigo que preparamos para você!

1 – 3 pontos de luz

Uma das técnicas de iluminação usadas no cinema é a de 3 pontos de luz, onde são adicionadas lâmpadas da seguinte forma:

  • frontal: para iluminar o rosto do ator (não necessariamente está alinhada com a câmera);
  • traseira: colocada logo atrás do ator, para tornar sua silhueta mais visível;
  • lateral: para diminuir sombras e ajudar a focar em determinados pontos do rosto.

Em todo caso, essa é uma das técnicas mais utilizadas dentro das filmagens internacionais. A iluminação para vídeos fica praticamente perfeita com ela, desde que você saiba fazer o posicionamento correto das lâmpadas.

2 – Ambient Light

A Ambient Light nada mais é do que você fazer uso da luz ambiente, assim como o nome sugere. Aqui, é claro, é recomendado que as filmagens aconteçam durante o período diurno, para garantir uma captação de imagem de qualidade.

Apesar de fazer uso da luz ambiente, isso não quer dizer que você não deva usar equipamentos de iluminação. Caso note algumas sombras indesejadas, não deixe de usar aparelhos que façam com que esses defeitos na luminosidade desapareçam.

3 – Backlighting

A próxima técnica de iluminação é a Backlighting, muito comum em diferentes tipos de filmes. Aqui, a iluminação acontece por trás da pessoa ou objeto em cena, para causar maior drama durante a encenação, já que destaca apenas a silhueta da pessoa.

Por esse motivo, é muito usada em momentos de tensão, como em clímax de filmes de terror, por exemplo. No mais, ajustar planos e ângulos é essencial para que você consiga extrair o melhor desse método de filmagem.

4 – Bounce Lighting

A Bounce Lighting é uma técnica também muito comum, no entanto, não chega a ser tão simples quanto outras já apresentadas aqui. Nesse caso, uma fonte de energia forte deve ser rebatida por um outro equipamento capaz de espalhar a luminosidade.

Sendo assim, a luz é refletida, o que dá maior iluminação para a cena a ser filmada. Aqui, paredes e tetos, placas refletoras e até mesmo tecidos que consigam refletir a luz podem ser usados para causar esse espalhamento de energia.

5 – Hard light (specular light)

A Hard Light é uma fonte de energia forte, que acaba sendo expelida por um ponto pequeno, ao menos em relação ao objeto a ser filmado. O próprio sol pode ser enquadrado nesse campo, afinal, ao olharmos para o céu, vemos que ele é pequeno (proporcionalmente).

No entanto, ele consegue iluminar uma boa área do nosso planeta, e causar sombras grandes nas “bordar”. É esse o intuito dessa técnica de iluminação: focar em um ponto específico, e fazer com que as sombras de outros estejam bem demarcadas.

6 – Key Lighting

Essa técnica de iluminação é muito comum de ser usada, afinal, é utilizada em cenas com mais de um ator ou objeto em foco. E, como sabemos, muitas são as filmagens onde mais de um ator está atuando, e por isso, a Key Lighting é tão popular.

Basicamente, trata-se de colocar objetos de iluminação voltados para as pessoas que devem receber maior foco. Dependendo do ângulo em que as lâmpadas sejam colocadas, é possível obter diferentes tipos de cena com essa técnica.

Ela é excelente para dramatizar cenas de diálogo, com plano fechado em dois ou mais atores. Como o rosto acaba ficando evidenciado, isso acaba dando uma carga dramática interessante para quem investe nesse método de filmagem.

7 – Luz Natural

A Luz Natural é uma técnica muito usada, porém, de grande dificuldade de ser manuseada até mesmo por pessoas experientes. Aqui, o uso da luz do sol é a fonte principal de energia, e fazer ajustes é o básico para conseguir captar os melhores ângulos da filmagem.

Diferencia-se da Ambient Light porque aqui nenhum aparelho de luminosidade é usado. Toda a iluminação que estará presente nas filmagens é apenas a luz do sol ou da lua, caso deseje gravar algo de noite, apesar de não ser recomendado com esse método.

8 – Motivated Lighting

A Motivated Lighting é uma técnica usada para imitar uma fonte de energia natural, mesmo que o local não esteja bem iluminado. É muito usada para criar mundos fictícios, com iluminação natural dentro do contexto em que é desenvolvido.

Contudo, também pode ser usado para acentuar as luminosidades que já existem, no entanto, não estão com aspecto natural. O objetivo aqui é fazer com que o seu público fique totalmente imerso, afinal, a iluminação deve parecer o mais real possível.

9 – Practical Lighting

A Practical Lighting é uma técnica simples, afinal, será a iluminação causada pelos próprios personagens presentes na cena. Um exemplo dela é quando um ator acende um abajur durante a filmagem, o que acaba melhorando a iluminação presente no local.

Ela é simples, porém, deve ser muito bem planejada para que não seja afetada pelas outras técnicas de iluminação presentes. Caso isso aconteça, muitas sombras podem acabar aparecendo, o que afeta a qualidade da filmagem.

10 – Side Lighting

Por último, entre as principais técnicas de iluminação utilizadas no cinema, devemos falar da Side Lighting, usada para dar foco. Basicamente, trata-se de uma iluminação em que as luzes estão sob uma única pessoa, para que ela tenha destaque em cena.

Para isso, as luzes devem estar em cima da câmera, para garantir que o ângulo desejado seja conquistado pelo cinegrafista. Esse tipo de técnica é essencial para quem quer garantir que terá conteúdos de qualidade durante a realização das filmagens.

No mais, nosso artigo termina aqui, mas se você precisa de produção de vídeo de qualidade, não deixe de acessar o nosso site para conhecer melhor o nosso serviço!

Artigos Relacionados

0 comentário em “10 Técnicas de Iluminação Utilizadas no Cinema

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.