Olive Tree Filmes

Introdução

Teleprompter: Dicas matadoras para utilização

Teleprompter: Dicas matadoras para utilização

A Revolução Digital do século XXI proporcionou o aumento da produção de conteúdo pela internet. Já são milhares de pessoas que se tornaram verdadeiros videomakers ao redor do mundo.

Todavia, engana-se quem acredita que esses longos vídeos produzidos fazem parte apenas de um roteiro decorado. Claro que há planejamento por trás, porém não há memória que consiga guardar tanto conteúdo. 

É por isso que grande parte dos youtubers, blogueiros e, é claro, jornalistas, lançam mão de uma ferramenta indispensável para a criação de conteúdos audiovisuais: o Teleprompter.

Se você não sabe o que é isso e muito menos como usá-lo, fique conosco e descubra no artigo logo a seguir. Confira.

O que é o Teleprompter?

O Teleprompter nada mais é do que um equipamento que dá suporte aos criadores de conteúdo. Funciona como um jogo de espelhos no qual, acoplado a uma câmera, proporciona uma visão completa do texto a ser apresentado.

Ele facilita, e muito, a vida dos músicos, apresentadores, jornalistas, palestrantes, youtubers e videomakers em geral, proporcionando-lhes uma visão privilegiada do texto. 

Claro que, para algumas pessoas, essa ferramenta pode ser um pouco complicada de início. Contudo, como afirma o ditado popular: “Não tem nada na vida que a gente não se acostume.”

Por isso, separamos 4 dicas matadoras de como usar esse equipamento para que você produza vídeos com ainda mais qualidade para transmitir o conteúdo de forma empolgante. Acompanhe!

4 dicas de como usar melhor o Teleprompter

Treino é tudo:

É muito importante que ao adquirir um Teleprompter, você não comece a gravar vídeos de imediato. Como foi dito, é preciso tempo para se acostumar com o equipamento, do contrário, é provável que sua produção soe um pouco forçada e monótona.


Treine diversas vezes, até que você se sinta à vontade e familiarizado com a ferramenta. Dessa forma, é possível criar conteúdos de qualidade e que prendam a atenção do seu público.

É muito importante que você treine a leitura e verifique se há palavras estrangeiras que não saiba pronunciar.

Tenha um roteiro bem estruturado

Uma das coisas que mais atrapalha na hora de acompanhar um Teleprompter é um texto mal elaborado. Sabe aquela sensação que você tem quando lê um texto e pensa: “Essa frase não faz muito sentido?”
Pois então. É justamente isso que pode fazer com que você tenha que interromper constantemente a sua filmagem para reajustar o texto.
Dessa forma, só pressione o REC quando tiver certeza de que o texto ao qual será lido está em perfeitas condições.

Além disso, o texto precisa ser elaborado de forma que tenha fluidez para que na hora de falar pareça natural, como uma conversa.

Avalie a distância

Quanto mais longe, maior será o caractere do texto. Isso significa que a visualização dos parágrafos ficará limitada. Entretanto, se você ficar muito perto da câmera, o espectador pode captar o movimento dos seus lábios e perceber que você está usando o Teleprompter.
Assim, avalie a distância ideal para uma boa visualização do texto e um adequado enquadramento de tela.

Operador

Um operador de Teleprompter pode facilitar a sua produção. Ele vai acompanhar o seu ritmo de leitura, realizando as pausas e as alterações na velocidade da transmissão para que você se sinta totalmente à vontade com o texto.
Geralmente, quando se está realizando uma gravação, quem opera a câmera também pode facilmente operar o Teleprompter.

Se você gostou dessa dica, e gostaria de melhorar mais ainda a produção de seus vídeos, confira nosso artigo com 7 dicas para revolucionar seus vídeos!

Artigos Relacionados

0 comentário em “Teleprompter: Dicas matadoras para utilização

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *