Olive Tree Filmes

Introdução

7 tendências de marketing que dominarão o mercado

7 tendências de marketing que dominarão o mercado

O Marketing de Conteúdo está cada vez mais em alta e se tornando mais visual do que nunca. Ele envolve criação e compartilhamento de conteúdo para adquirir e educar clientes. Esse conteúdo pode assumir diversas formas como notícias, vídeos explicativos, e-books, posts de blog, guias, imagens, entre outros. Segundo a Forbes, a previsão é de que, em 2019, 80% de todo o tráfego de Internet seja de vídeos.

Essa é apenas uma das tendências de marketing que dominarão o mercado nos próximos anos. E foi pensando justamente em apresentar as novidades do mundo do conteúdo audiovisual que listamos algumas das novidades. Confira!

1. Maior ênfase em vídeo de conteúdo

O YouTube já se tornou o segundo site de busca mais popular do mundo e o terceiro mais visitado (atrás apenas do Google e Facebook). As empresas e marcas podem variar seus conteúdos de vídeo entre: entrevistas, vídeos de bastidores, mensagens motivacionais, promoções de produtos/serviços etc. Em resposta à crescente demanda por conteúdo de vídeo, as empresas começarão a investir ainda mais na criação de novos conteúdos.

O chamado vídeo marketing é uma forma de variar e captar a atenção do público, quando bem estruturado. No começo de 2017, o Facebook, por exemplo, decidiu dar preferência aos vídeos mais longos, visto que há uma tendência de as pessoas consumirem esse formato de conteúdo.

2. Inserção de vídeos em home page e landing page

Além do conteúdo em canais do YouTube, veremos cada vez mais conteúdo de vídeo migrar para os sites das empresas. A integração de vídeo com web design torna páginas menos estáticas e mais interessantes. Também vamos perceber mais conteúdo de vídeo utilizado em landing pages e nas páginas “About Us” (Quem Somos).

3. Uso de GIFs animados nas redes sociais.

Pesquisas apontam que o tempo médio de atenção de uma pessoa em um conteúdo da internet (em 2015) foi de 8,25 segundos. Podemos afirmar, então, que os usuários de mídia social não terão interesse em ler artigos inteiros; eles simplesmente vão preferir o básico. GIFs e animações curtas são ideais para contar histórias em um pequeno espaço de tempo.

4. Compartilhamento de informações em tempo real

O Periscope não foi só uma febre. Ele abriu espaço para outras novidades em redes sociais, como Facebook e Instagram: a chamada live. Ela oferece a combinação perfeita de mídia social e vídeo que o marketing digital progressista tem procurado.

Veremos marcas produzindo cenas de bastidores e de produção, apresentações de produtos, celebridades recomendando seus produtos preferidos, sessões de perguntas e respostas ao vivo, concursos e muito mais. É o advento da chamada “infotainment”, junção entre informação e entretenimento. Uma maneira que o consumidor tem de adquirir conhecimento sem perder o entretenimento.

As marcas que buscam esse tipo de recurso tendem a conquistar as novas gerações, que desejam maior envolvimento com os produtos antes de adquiri-los. Por isso, as empresas precisam estar atentas aos formatos de vídeos e adaptação para diferentes tipos de dispositivos.

5. Revitalização do e-mail marketing por meio de vídeos

Veremos menos textos e mais vídeos nos e-mails. A chave para o sucesso depende da qualidade do vídeo e de seu comprimento. As empresas devem evitar vídeos com mais de 3 minutos.

A ascensão do marketing visual e do vídeo marketing já é um fato consumado. Mas é importante considerar boas estratégias, roteiros interessantes e claro: uma boa produtora de vídeo. A Olive Tree Filmes une técnicas de linguagem audiovisual e equipamentos de tecnologia avançada às estratégias mais eficazes de marketing e propaganda.

6. Automação de marketing

Nos próximos anos, a automação de marketing será quase uma obrigação para as empresas. A tendência é que a utilização do conjunto de tecnologias que visem à automatização do trabalho do marketing e das vendas cresça. A ideia é ter mais agilidade, melhorar o trabalho e o volume produzido, sem que, para isso, seja preciso aumentar proporcionalmente a mão de obra.

Além de gerar menos custos para a empresa, a automação garante mais eficácia e reduz erros. Ela, por exemplo, auxilia no processo de rastreamento da relação entre empresa e leads, geração de relatórios sobre funil de vendas e ainda na segmentação do e-mail marketing. Ou seja, é uma excelente ferramenta para monitorar a aderência dos vídeos marketing.

7. Maior exploração do marketing de conteúdo

Já mencionamos o poder do marketing de conteúdo para os vídeos na web. Agora, trataremos mais especificamente sobre a estratégia e como ela é uma tendência que só cresce com o passar dos anos. Segundo pesquisa da Rock Content, empresa especializada no ramo, cerca de 71% das empresas já utilizam estratégias de marketing de conteúdo. Sendo que 68,9% das organizações que ainda não possuem ações nesse sentido pretendem implementá-las futuramente.

Esses números mostram o potencial que essa tendência tem. No entanto, para que ela seja, de fato, eficaz, é preciso produzir conteúdos e materiais de qualidade para o seu público-alvo e contar com o auxílio de algumas ferramentas poderosas, como os exemplos a seguir.

SEO — Search Engine Optimization

O SEO otimizado é imprescindível para posicionar qualquer tipo de conteúdo nos buscadores, desde blog posts até vídeos. Ou seja, além de material rico, é fundamental trabalhar com a inserção de palavras-chaves, links internos e externos. O conjunto é capaz de trazer resultados bastante significativos e impulsionar a sua empresa no mercado.

Buyer Personas

Outra questão importantíssima diz respeito à elaboração de buyer personas: personagens semifictícios que representam o cliente ideal de uma empresa. É por meio delas que você poderá elaborar com mais eficácia a sua estratégia de marketing. Além disso, o potencial de compra delas é bem maior. Consequentemente, isso gera um retorno sobre o investimento maior ao apostar nos vídeos.

É justamente esse conhecimento mais apurado sobre o público-alvo que nos leva a outra tendência que será bastante difundida nos próximos anos, mas que já vem ganhando um grande espaço estratégico: os diferentes formatos de conteúdo em vídeo. O vídeo marketing tem se valido de apresentações de cases, demonstração, tutoriais etc.

Basta olhar os youtubers e o sucesso deles ao apresentar resenhas e tutoriais de produtos. Essa aproximação gera mais identificação ao consumidor, o que, consequentemente, é uma vantagem para as empresas que desejem associar conteúdo qualificado a marketing.

Por isso, os vídeos que apresentam conteúdo têm ganhado mais espaço, diferentemente do que ocorre com a propaganda por si só. Nos próximos anos, podemos até dizer que talvez essa será a principal forma de comunicação entre consumidor e marca, visto que o público está cada vez mais interessado em conhecimento qualificado, e o formato audiovisual é a maneira mais fácil de assimilar informações.

Como pudemos ver ao longo do artigo, as tendências de marketing em vídeo estão se aperfeiçoando para atender às novas demandas do mercado consumidor. Conteúdo de qualidade alinhado às estratégias do mundo digital é o que dominará os próximos anos do mercado.

São vários os benefícios conquistados com o uso dessa estratégia de marketing, entre eles o engajamento maior e um relacionamento mais próximo dos consumidores. Falando nisso, para que você tenha ainda mais informações sobre o tema, você não pode deixar de ler o nosso conteúdo com as 5 situações em que sua empresa pode se beneficiar dos vídeos!

0 comentário em “7 tendências de marketing que dominarão o mercado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: