Olive Tree Filmes

Introdução

Tipos de microfone: O melhor tipo para cada vídeo

Tipos de microfone: O melhor tipo para cada vídeo

De uma maneira geral, a busca por vídeos tem crescido vertiginosamente nos últimos anos. Prova disso é o número de usuários que determinadas plataformas possuem, como é o caso do YouTube, por exemplo, que hoje conta com um público brasileiro de 105 milhões de usuários. Só nos últimos dois anos, a plataforma ganhou cerca de 35 milhões de novos usuários, o que revela que a demanda por vídeos tem aumentado.

No entanto, não é qualquer vídeo que faz sucesso no âmbito da internet. Para que um vídeo atraia uma boa audiência, ele precisa apresentar não apenas qualidade de imagem e de áudio, mas um bom roteiro. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para apresentar os principais tipos de microfone, os quais podem ser utilizados para criar vídeos de excelente qualidade sonora.

Confira!

Microfone dinâmico

O microfone dinâmico é conhecido como sendo um microfone versátil, podendo, devido a isso, ser utilizado em diversas situações. É o tipo de microfone encontrado em vários locais, sobretudo em estúdios de gravação. Caracteristicamente, os microfones conhecidos como dinâmicos aguentam pressões sonoras elevadas e são, geralmente, utilizados em instrumentos altos.

Alguns modelos dessa categoria que podemos destacar são: Shure SM57, SKP PRO-33K e o AKG D5. De um modo geral, eles são recomendados para gravações ao vivo ou para gravações em que é preciso rejeitar outros vazamentos sonoros, como é o caso dos pratos da bateria, por exemplo.

Portanto, se você deseja fazer um vídeo ao vivo e rejeitar as elevações sonoras de outros objetos, os microfones da categoria dinâmica podem ser essenciais.

Microfone condensador

Os microfones do tipo condensador se diferenciam do anterior porque seu diafragma é fino e condutivo, o que faz com que o som captado se torne mais fiel ao original. Outro ponto a se considerar é que se trata de um tipo de microfone que precisa de energia para funcionar, pois o seu capacitor precisa ser carregado.

Alguns modelos que podemos destacar dessa categoria são: MXL V67, que funciona muito bem para voz; Audio-Technica AT 2020, também funciona perfeitamente para voz.

Além de encontrarmos modelos maiores, como esses que destacamos, é possível achar microfone condensador cápsula pequena, como são o caso dos modelos Neumann KM 184 e MXL 606. Eles são indicados para gravações de vídeos em estúdios pequenos. Se você é amante de vídeos, certamente já conseguiu visualizar um destes em vídeos do YouTube.

Microfone de fita

Por fim, temos os microfones de Fita. Eles eram muito populares nas décadas de 1950 e 1960, principalmente nos estúdios de gravações de rádio. Esteticamente, apresentam uma característica visual vintage, sendo, por esta razão, indicado para quem deseja gravar um vídeo vintage.

Geralmente, os microfones de Fita são utilizados por artistas que cantam ou reproduzem músicas antigas, que marcaram os períodos que destacamos.

Alguns modelos dessa categoria que podemos apresentar são: MXL R144 e Cascate Fat Head.

Como se pode visualizar, é preciso conhecer bem os tipos de microfones existentes para assim selecionar o ideal para seu vídeo. Se você deseja, por exemplo, imprimir um estilo vintage para seu vídeo, os de Fita parecem ser uma excelente escolha.

Para ficar por dentro de outros conteúdos como este, não deixe de acompanhar as publicações em nosso blog.

Artigos Relacionados

0 comentário em “Tipos de microfone: O melhor tipo para cada vídeo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *