Olive Tree Filmes

Introdução

Tipos de vídeo que podem ser usados na estratégia de marketing

Tipos de vídeo que podem ser usados na estratégia de marketing

Os tipos de vídeo se apresentam como uma solução fundamental em uma estratégia de marketing digital. A partir dele, a marca pode explorar assuntos, produtos ou soluções que podem beneficiar tanto ela quanto os seus clientes, garantindo assim que aumente as vendas e, consequentemente, o seu capital. 

Na verdade, os vídeos podem educar os consumidores, fazendo com que eles aprendam mais sobre os produtos que a sua empresa comercializa. Além disso, é capaz de tornar um assunto chato em algo animado e interativo, com a utilização da animação, que não deixa de estar entre os tipos de vídeo. 

Ficou interessado em aplicar vídeos em sua estratégia de marketing digital? Em caso de resposta positiva, continue a leitura. Aqui, apresentamos cinco tipos de vídeo que pode explorar nesse processo. 

1. Vídeo de apresentação de produto, serviço ou solução

É possível explorar a ferramenta vídeo para desenvolver um script voltado para a apresentação de um produto, serviço ou solução que pretenda lançar. 

Por se tratar de um recurso que explora tanto o visual quanto o campo sonoro, ele se destaca na comparação com outras ferramentas de apresentação de produto, como é o caso da imagem. A imagem, por óbvio, apresenta apenas parte da ideia que o produto apresenta, mas isso não significa que ela não deva ser utilizada em sua estratégia de marketing. Cada qual conta com diferenciais que podem fazer com que a marca alcance com maior agilidade os seus objetivos. 

No vídeo, o produto pode ser visualizado a partir de um ângulo de 360º, de todos os lados, portanto. Além disso, o profissional da empresa pode melhor explicar suas características, especificações técnicas, bem como benefícios que ele traz para os clientes, com o uso da oralidade. 

Esse é um dos tipos de vídeo que são ótimos para se se destacar em relação à concorrência e, assim, alcançar mais clientes. 

2. Vídeo educativo (consumidor)

A empresa também pode explorar os tipos vídeo educativo, que, como o próprio nome já diz, tem como missão educar o cliente ou qualquer outro público que seja do seu interesse. 

Hoje, o consumidor procura não só conteúdos textuais e imagéticos para resolver suas dúvidas a respeito de determinados assuntos ou produtos, mas também vídeos. Tanto que o YouTube é uma das plataformas mais visitadas do Brasil, ficando, conforme o CanalTech, em terceiro lugar na lista de sites mais acessados no país. 

Há, dessa maneira, um gosto bastante particular dos brasileiros por vídeos. Então, por que não usar essa tendência a favor da empresa? 

Nesse tipo, você pode explorar temas que dialoguem diretamente com o seu campo de atuação mercadológica. Por exemplo: 

• Como utilizar seu produto corretamente e de maneira eficiente; 

• Dicas sobre como utilizar o serviço que oferece; 

• Formas de aplicar os seus serviços e alcançar mais clientes; 

• Técnicas de gestão eficiente para melhorar os resultados do seu negócio; 

• Como descartar corretamente as embalagens dos produtos e, assim, contribuir para a preservação do meio ambiente. 

São assuntos que podem educar os seus consumidores, bem como fidelizá-los. Por isso, vale muito a pena investir nesse tipo de vídeo, pois ele agrega valor ao seu negócio, criando uma percepção positiva na mente dos seus clientes. 

3. Institucional

O vídeo institucional pode fortalecer a imagem de sua marca diante da sociedade, no sentido geral, ou seja, englobando todos os seus públicos de interesse. No caso, consumidores, funcionários, estagiários, leads etc. 

O vídeo institucional é uma ferramenta importante em uma estratégia de marketing digital porque ajuda a empresa a se fortalecer no mercado, consolidando o seu espaço. Afinal, ele é voltado tanto para o público interno como externo. 

Nele, é possível explorar a história da empresa, suas principais conquistas, seus valores, visão, filosofia, entre outros aspectos que sejam relevantes para criar uma imagem positiva da marca. 

Muitas empresas apostam em um vídeo institucional animado (uso da animação) como um diferencial competitivo. 

4. Vídeo de treinamento

Hoje, é possível usar o vídeo não só no âmbito do marketing digital, voltado para a captação de potenciais clientes, mas também para agregar valor no espaço interno de uma empresa. 

Estamos falando do vídeo de treinamento, que não deixa de ser um vídeo de marketing digital, considerando o fato de que ele pode encantar os funcionários e, assim, fazer com que eles desenvolvam um sentimento positivo em relação à marca. Quando isso é criado, os colaboradores dão o melhor de si em prol do alcance dos objetivos da organização. 

O vídeo de treinamento é o tipo em que se busca transmitir para os funcionários de uma empresa, entre outros públicos, uma espécie de curso de treinamento em relação a determinada operação, que pode estar associada a funções ligadas a departamentos como: financeiro, contabilidade, vendas, auditoria, marketing, comunicação, relações públicas etc. 

Ele transforma um treinamento “engessado” em algo mais divertido e interativo, capaz de fazer com que os funcionários aprendam com maior facilidade e, assim, usem tal conhecimento em prol do desenvolvimento da empresa. 

5. Animação

Devido ao desenvolvimento do ciberespaço ou mundo digital, a animação ganhou maior destaque e, consequentemente, atraiu o gosto de mais consumidores. 

A animação, para quem ainda não sabe, consiste em um processo pelo qual se cria uma história animada com personagens definidos a partir de imagens em movimento. Alguns dos principais benefícios dessa solução são: interatividade, história atraente e capacidade de reter a atenção do cliente ou potencial consumidor por mais tempo. 

Hoje, a animação assume formato de vídeo, na maioria das vezes (há também GIFs), e é aplicada para atingir objetivos variados, como: 

• Educar o cliente a partir de um conteúdo interativo e diferente; 

• Convencer o cliente que determinado produto é de qualidade e deve ser, portanto, comprado; 

• Apresentar um novo serviço ou produto a partir de um conteúdo mais didático, se projetado dessa maneira. 

O que achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado. Como vimos, hoje, usar vídeos em sua estratégia de marketing digital se tornou em um diferencial competitivo para a sua empresa. 

Para ler outros artigos como este, não deixe de acessar nosso agora mesmo blog. Estamos sempre publicando conteúdos sobre tipos de vídeo que podem enriquecer mais os seus conhecimentos.

Artigos Relacionados

0 comentário em “Tipos de vídeo que podem ser usados na estratégia de marketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *