Olive Tree Filmes

Introdução

Treinamento E-learning: O futuro do aprendizado

Treinamento E-learning: O futuro do aprendizado

Principalmente neste ano de 2020, com a pandemia do COVID-19, onde o distanciamento social é a maior forma de prevenção contra o vírus, grande parte das corporações precisaram se adaptar a muitas mudanças, inclusive, nos métodos de trabalho.

Assim como diversas novas ferramentas de tecnologia, o método de trabalho home office foi uma das soluções encontradas para que os colaboradores pudessem ser produtivos mesmo que trabalhando em casa. 

Como engajar os meus colaboradores nessa situação?

Para que os funcionários continuem bem alinhados com os objetivos da empresa, é preciso que sejam oferecidos recursos e, principalmente, mantê-los motivados.

E a solução para isso é simples: Ensino à distância. (EAD)

Transformar este período, que é de grande dificuldade, em algo benéfico para os colaboradores será um grande desafio para os companhias. A melhor solução para vencer este desafio, é investir na capacitação da equipe, através de treinamentos e-learning. 

Os treinamento e-learning estão se tornando uma tendência ao substituir métodos convencionais de educação. Inclusive, diversas corporações acreditam que o e-learning é o futuro do aprendizado.

E não é para menos. O e-learning reduz custos, potencializa a produtividade e amplia as receitas. Mas esse é só o começo. 

treinamento-e-learning-futuro-do-aprendizado-1

Benefícios do treinamento e-learning para empresas

O e-learning oferece múltiplas vantagens. Mas, vale lembrar que ele depende de uma série de fatores para ter sucesso, como, por exemplo, estar a par das principais tendências do EAD corporativo

Além disso, o conteúdo deve seguir algumas orientações para que o vídeo atinja seu propósito educativo. Portanto, antes de ingressar neste universo, vale se questiona sobre alguns pontos, como: qual a duração ideal para vídeos online?

Após responder esses questionamentos, está na hora de mergulhar nos benefícios do treinamento e-learning para empresas.

Conteúdo envolvente

Convenhamos, o mundo como conhecemos está em constante mudança. 

O método tradicional de ensino, depende quase que exclusivamente de um único formato. Já com treinamentos e-learning utiliza uma variedade de ferramentas e modelos, como textos, animações e vídeos. 

Afinal, nem todos os alunos absorvem o conteúdo da mesma forma. Alguns podem se adaptar a textos, enquanto outros preferem vídeos. Sendo assim, o aluno pode escolher qual o método ideal.

Colaboração global

Em um mundo cada vez mais conectado, um dos maiores benefícios do treinamento e-learning é incentivar a colaboração online ao nível global. 

Por isso, algumas ferramentas permitem que funcionários de diferentes departamentos e países contribuam para soluções fundamentais da empresa.

Redução de custos

Aulas presenciais geram uma despesa expressiva para empresa. Especialmente porque isso envolve despesas de viagens para colaboradores e professores. 

O ensino à distância, no entanto, extingue esses gastos, distribuindo informações pela plataforma online. Portanto, os cursos são acessíveis a qualquer momento, em qualquer local. 

Agilidade

Em mundo em constante evolução, as necessidades de treinamento são ininterruptas. Isso requer um programa de aprendizado ágil o suficiente para contemplar essas mudanças quase que em tempo real.

No entanto, o método tradicional, ou seja, presencial, não pode encarar esse desafio com maestria. 

Por outro lado, o treinamento e-learning é capaz de incorporar rapidamente novas informações, que são prontamente distribuídas aos alunos/funcionários. 

Sendo assim, os cursos podem ser atualizados conforme a necessidade do mercado.

Feedback

Extrair o feedback no formato tradicional, ou seja, tudo no papel, dispensa um tempo considerável da gerência. Além disso, os funcionários também saem no prejuízo neste longo período de espera. 

Mas, não é assim que o treinamento e-learning funciona. Os funcionários podem obter o feedback em tempo real durante o curso. 

Enquanto a gerência pode extrair análises do desempenho dos cursos, acompanhando o progresso individual de cada funcionário.

Reduz o impacto ambiental da sua organização

Optar pelo ensino à distância vai muito além de redução de custos e aumento da produtividade. É sobre escolher o que é melhor para o meio ambiente. 

Conforme um estudo realizado pelo Articulate, a produção e oferta de cursos a distância consome em média 90% menos energia e produz 85% menos emissões de CO2.

Se interessou pelo conteúdo? Então, conheça 5 razões para adotar um treinamento online em sua empresa.

Artigos Relacionados

0 comentário em “Treinamento E-learning: O futuro do aprendizado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *