Olive Tree Filmes

Introdução

Vídeo Currículo: Como se destacar no mercado de trabalho

Vídeo Currículo: Como se destacar no mercado de trabalho

O mercado de trabalho está se tornando mais disputado a cada dia. Com cada vez mais pessoas com muitas competências em seus currículos e com vastas experiências, torna-se cada vez mais complicado chamar atenção dos recrutadores. Mas você já ouviu falar em vídeo currículo? Essa alternativa é ideal para você se destacar no mercado de trabalho, unindo suas habilidades com um formato diferente do usual. 

A ideia do vídeo currículo, como o próprio nome já deixa claro, é substituir o atual formato de folha impressa por um arquivo em vídeo. Essa alternativa também pode ser um complemento ao seu currículo no papel, já que o arquivo pode ser anexado junto ao e-mail enviado ao recrutador ou, até mesmo, você pode inserir um link para ele em seu currículo tradicional. 

Idealize seu vídeo antes de gravá-lo

Nem todo mundo possui domínio para falar diante de uma câmera com naturalidade. Por isso, é importante que antes de partir para a gravação você idealize muito bem o seu vídeo currículo. Inicie no papel, roteirizando tudo aquilo que você deseja transmitir e na ordem correta. A fluidez das ideias no vídeo é diferente de um currículo escrito, então você precisa ser sucinto no que vai transmitir e, ao mesmo tempo, não pode esquecer de nada que comprometa a sua avaliação. 

Vídeo Currículo Como se destacar no mercado de trabalho

Também é importante que você tenha claro tudo aquilo que irá falar no vídeo. O ideal é se expressar de forma natural, sem estar segurando um papel ou lendo um texto pronto. Isso faz com que seu vídeo currículo transmita confiança para o recrutador, afinal de contas você tem domínio total sobre suas experiências. Além disso, se a área que você estiver buscando emprego for envolvida com comunicação ou contato com o público, sua fala contará pontos positivos. 

Linguagem corporal e vestimenta

No vídeo currículo o recrutador terá conhecimento de você imediatamente. Portanto, lembre-se de atentar para o seu visual durante a gravação. Opte por usar roupas que se alinhem com a vaga que está buscando, cuidado muito para não parecer despojado demais, ou muito formal para o cargo. Naturalidade é muito importante, mas não descuide do look! Outros cuidados estéticos também devem ser seguidos, como pentear o cabelo e não usar maquiagem muito marcante. 

Vídeo Currículo Como se destacar no mercado de trabalho

Evite gesticular demais enquanto fala, isso pode simbolizar nervosismo e afetar o julgamento do recrutador. Também atente para sua postura, não fique com o corpo curvado e busque sempre projetar sua fala para que seja fácil entendê-lo. 

Cuidados técnicos

Antes de começar a executar o seu vídeo currículo é preciso ter conhecimento sobre ferramentas de audiovisual. Também é importante atentar para a forma como será feita a captação da imagem e do áudio. Um vídeo currículo mal feito pode não transmitir a ideia correta ao recrutador, apesar de ser diferente do modelo tradicional. Atente para seu áudio estar claro a quem está ouvindo e tome cuidado para que a iluminação do ambiente esteja boa. 

Para entender mais sobre produções audiovisuais acesse nosso blog e conheça técnicas e ferramentas que ajudam na produção de seu vídeo currículo.

Artigos Relacionados

0 comentário em “Vídeo Currículo: Como se destacar no mercado de trabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *