Olive Tree Filmes

Introdução

Videoaulas: Aprenda a usar Chroma Key

Videoaulas: Aprenda a usar Chroma Key

O Ensino a Distância (EAD) está fazendo um grande sucesso entre os jovens. As videoaulas têm sido cada vez mais procuradas pelos estudantes, e muitos professores querem entrar nesse negócio.

Se você quer trabalhar nesse tipo de conteúdo, é importante ficar por dentro das tecnologias. E entre elas, uma das mais famosas é o Chroma Key! Vem conhecer melhor! 

O que é o Chroma Key? 

O Chroma Key é a famosa “tela verde”. É uma técnica utilizada há muito tempo pelo cinema e que, com o avanço das tecnologias, tem ficado mais acessível aos pequenos e médios produtores também. Não é nada complexo: consiste apenas em um fundo verde (ou de outra cor) que será substituído por uma imagem ou vídeo.

Para fazer isso no seu estúdio, basta escolher uma parede lisa e pintá-la. Caso não queira pintar a parede, você pode comprar um tecido grande da cor desejada. Apesar do Chroma Key ser lembrado como tela verde, o verde não é obrigatório. Muitos usam o azul também. O que importa é que a cor seja sólida e forte.

Depois de ter o fundo que será usado, você pode gravar sua videoaula. Todos que forem aparecer devem estar em frente ao Chroma. A mágica ocorre na pós-produção: utilizando programas de edição, como o Camtasia Studio ou o Sony Vegas, você pode retirar a cor do fundo e substituí-la por uma imagem ou vídeo.

Eu preparei um texto com 16 dicas profissionais de como produzir o chroma key perfeito, confira!

Como usar em videoaulas? 

Agora que você entendeu como usar o Chroma Key, você pode estar se perguntando: “mas para que eu vou usar isso?” A resposta é muito simples: para tudo! Essa técnica dá um ar profissional aos seus vídeos explicativos. Por se tratar de uma prática muito comum em Hollywood, as pessoas logo associarão a sua produção aos grandes blockbusters americanos.

Além disso, o Chroma Key quebra barreiras e desafia os limites. Você não precisa estar em Roma para falar do Coliseu ou dentro de uma célula para mostrar suas organelas. Deixe que a tela verde faça esse trabalho por você e o transporte pelo Universo. Você também pode mostrar gráficos, mapas e outras informações atrás de você e interagir com eles como se estivessem ao seu alcance.

Como utilizar o Chroma Key da melhor forma? 

Antes de você sair correndo para produzir suas videoaulas, eu quero dar algumas dicas para um melhor proveito dessa técnica.

É muito importante que você se atente à iluminação do estúdio e à distância entre todos que estão em cena e a tela. A luz deve ser uniforme e as pessoas devem tomar distância do Chroma Key. Isso porque caso se aproximem muito, podem fazer sombra no fundo e isso irá acabar com o efeito.

É importante prestar atenção às roupas e objetos utilizados também. Como dito anteriormente, os editores de vídeo irão tirar a cor do fundo e substituí-la por uma imagem ou vídeo. Assim, caso você use um fundo verde e grave com uma camiseta da mesma cor, a imagem também estará presente em você. O mesmo vale para objetos que estarão na filmagem.

Gravar videoaulas nunca foi tão simples quanto é hoje. E nunca na história tantas técnicas de grandes produtoras estiveram disponíveis ao público. Criatividade é a palavra-chave para o bom uso do Chroma Key. Não tenha medo de inovar. Ele pode agregar muito ao seu conteúdo.

Gostou das dicas? Espero que elas tenham sido úteis para você. Não esqueça de conferir outros artigos do nosso blog. Se a ideia da sua produtora é gravar vídeos explicativos, você vai gostar de aprender a criar vídeos tutoriais . 

Muito obrigado pela leitura e até a próxima!

Artigos Relacionados

0 comentário em “Videoaulas: Aprenda a usar Chroma Key

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *