5 vídeos institucionais que marcaram o mercado publicitário

O que é uma propaganda senão uma mensagem promocional criada com o intuito de promover as vendas de um determinado produto ou serviço, a fim de alavancar os resultados e gerar receita para o empreendimento?

Entretanto, não é sempre que a empresa deve focar em estratégias publicitárias agressivas para captar clientes. Muitas vezes, o simples fato de propagar uma mensagem sobre a ideologia do negócio já é suficiente para agregar valor à marca e até mesmo humanizar a corporação perante a perspectiva do consumidor.

Para isso, existem os vídeos institucionais. Continue a leitura e conheça 5 vídeos que marcaram o mercado publicitário por causa da eficiência e criatividade ao se comunicarem com os espectadores.

O que é um vídeo institucional

Vídeo institucional é uma produção audiovisual criada com o objetivo de melhorar a imagem, entregar uma mensagem ao público, construir relacionamento com o consumidor ou promover a filosofia da empresa.

Em geral, os vídeos institucionais são destinados a fortalecer a marca, gerando uma lembrança na mente dos espectadores que, ao assistirem ao vídeo, automaticamente farão associações positivas ao produto e à organização.

Portanto, esse tipo de conteúdo não é produzido somente com o intuito de vender algo, mas também de contar a história de uma companhia, mostrar o processo de produção, destacar as potencialidades do negócio e celebrar suas conquistas, entre outros objetivos.

A Olive Tree Filmes é especializada em vídeos institucionais. Caso queira conhecer alguns de nossos projetos, visite o nosso portfólio.

Vídeos que marcaram o mercado publicitário

1. Nike — Quem ganha fica

Com toda a repercussão que a Copa do Mundo de 2014 gerou na mídia nacional e internacional, principalmente pelo fato de ser sediada no Brasil, foi criado um ambiente perfeito para promover vídeos institucionais das marcas mais conceituadas desse mercado.

A Nike aproveitou as circunstâncias para nos contemplar com uma das suas campanhas mais marcantes de todos os tempos, Quem ganha fica. A produção cinematográfica, que incluiu a participação de alguns dos maiores atletas da atualidade, consistia em transformar adolescentes comuns em jogadores de futebol, lutadores de MMA e até mesmo super-heróis.

2. Ikea — Experimente o poder de um livro

De maneira inteligente e simples, a Ikea mostrou como se faz um vídeo institucional com qualidade e eficiência em sua principal missão: passar uma mensagem ao público. Com um estilo “inspirado” nas produções espalhafatosas da Apple, Experience the power of a bookbook serviu para promover uma ideia e, é claro, seu produto. Um relógio diferenciado e divertido.

3. Hubspot — O que é HubSpot?

Em nossa lista de vídeos institucionais, não poderíamos deixar de fora uma das maiores propagadoras dos conceitos modernos de marketing da atualidade, a gigante HubSpot. Em apenas 2 minutos, a empresa mostrou de forma dinâmica e de fácil compreensão definitivamente o que é HubSpot.

4. Under Armour — Serei o que eu quiser

Para você ter uma ideia do quão longe os vídeos institucionais podem ir, este item da lista faturou nada menos do que o prêmio máximo da categoria de campanhas criativas com soluções digitais, no Cannes Lions.

Com narrativa cativante e tom realista, I will what I want mostra Gisele Bündchen treinando kickboxing, ao mesmo tempo em que comentários retirados das redes sociais são projetados nas paredes do cenário. Os comentários são tanto de apoiadores e fãs, quanto de inimigos e “haters”.

5. Nivea — Doll

Nessa campanha, a Nivea utilizou a simplicidade e pureza das crianças para transmitir uma importante mensagem sobre os cuidados que devemos ter com a pele, principalmente pelo fato de morarmos em um país tropical, em que os riscos de doenças e problemas por conta da alta exposição solar são altíssimos.

Em Doll, algumas crianças brasileiras recebem bonecos para brincar em uma praia. Após um tempo expostos à luz do sol, elas percebem que a “pele” dos bonecos fica queimada.

Esse simples ato atingiu seu objetivo com sucesso: as crianças entenderam a importância dos cuidados com a pele e começaram a passar protetor solar nos bonecos para protegê-los. Ou seja, é possível vender e informar seu consumidor de maneira divertida e humanizada por meio de vídeos institucionais.

Agora, que você já conhece os principais vídeos institucionais que marcaram o mercado publicitário, aproveite para seguir nossas redes sociais e acompanhar mais conteúdos exclusivos. Estamos no Facebook, Instagram, Google+, YouTube, Vimeo, LinkedIn e Twitter!

0 comentário em “5 vídeos institucionais que marcaram o mercado publicitário

Deixe uma resposta