Olive Tree Filmes

Introdução

Vídeos que podem mudar a imagem da empresa: entenda

Vídeos que podem mudar a imagem da empresa: entenda

Vídeos fazem parte do nosso dia a dia e também estão presentes nas estratégias de marketing de vários negócios. O motivo? Eles promovem engajamento, contribuem para as conversões e ajudam a mudar a imagem da empresa. Nesse sentido, adotar uma estratégia que contemple vídeos é essencial.

Mas como escolher o vídeo correto? Vale a pena investir nesse tipo de conteúdo? Para isso, você deve considerar uma série de fatores. E é sobre isso que tratamos neste artigo. Pronto para inserir os vídeos em suas ações de marketing? Então acompanhe!

Afinal, por que apostar em uma estratégia que contemple vídeos?

Encontrar soluções em serviços audiovisuais tem sido a alternativa encontrada por muitas empresas para sair do lugar comum. Vídeos com drones, em 360°, além de produções mais simples e pessoais, são tendência no mercado atual e estão aptos a ganhar mais espaço.

Isso porque, já em 2019, os vídeos serão responsáveis por cerca de 80% de todo o trafego na web, de acordo com um estudo realizado pela Cisco. E isso não é nenhuma previsão otimista! Em 2015, os vídeos eram responsáveis por 70% de todo o tráfego.

Abaixo, você confere outros indicativos, com dados do estudo “The State of Video Marketing”, da Wyzow.

  • 61% dos entrevistados começaram a usar o vídeo como parte das suas estratégias de marketing. Entre eles, 66% não faziam isso há um ano;
  • para 76% dos empresários, os vídeos aumentam o ROI do marketing, já que o público se importa mais com o conteúdo do que com a grandiosidade do vídeo;
  • 45% dos empresários mantêm um vídeo institucional na homepage das suas empresas e 83% deles afirmaram que essa estratégia é efetiva;
  • 74% dos clientes que assistem a um vídeo sobre uma empresa ou produto costumam fechar negócio.

Como inserir o vídeo na minha estratégia de marketing?

Apesar dos dados serem favoráveis e indicarem esse material para melhorar a imagem da empresa e os seus índices de venda, muitos empresários investem em vídeos de maneira isolada.

Entretanto, é preciso estabelecer estratégias antes de pensar na produção de vídeos. Nesse sentido, ter um objetivo claro e conhecer o público que se deseja alcançar é fundamental e deve ser a base para a escolha do formato ideal para a sua empresa.

Por isso, antes de implantar sua estratégia, considere esses 3 pontos a seguir.

  • Qual o objetivo que a minha empresa pretende alcançar?
  • Qual o público que nós pretendemos atingir?
  • Em quais canais os vídeos serão veiculados?

Isso vai ajudar a determinar o tipo correto de vídeo a ser usado. Por exemplo, um conteúdo mais pessoal e curto e até gravado com um celular pode ser publicado no Facebook, enquanto outro mais sério poderia ser veiculado no seu website para explicar sobre a sua empresa.

Porém, sempre observe todos esses processos de implementação de estratégias sob a ótica do seu público, nunca sob suas preferências pessoais.

O que é tendência entre as empresas?

Escolher um tipo de vídeo que gere engajamento junto ao cliente depende muito da sua capacidade de analisar as tendências e relacioná-las com eles, pois nem sempre o que está nos trending topics é adequado para o seu negócio.

Confira alguns tipos de vídeo que têm feito sucesso na web e no meio corporativo:

Vídeo Case

Mostrar o que você já fez para os prospectos pode ser fundamental para tirar dúvidas e conduzir o cliente para a compra. É por isso que os cases caíram no gosto de grandes empresários. Os casos de sucesso da sua empresa merecem aparecer na primeira página do seu website e um vídeo garante maior alcance e conversões.

Histórico da empresa

Vídeos explicativos sobre a empresa, para complementar ou substituir o cansativo tópico sobre “histórico”, tendem a atrair e estimular os visitantes a fecharem negócio com você. Isso porque o material faz com que o público passe a “perceber” mais a sua marca.

Redes Sociais

Incorporar os vídeos em sua estratégia de relacionamento nas redes sociais pode aumentar a popularidade e alcance das suas publicações. Desde a mudança do algoritmo do Facebook, por exemplo, conteúdos até então bastante disseminados, como as fotos, tiveram uma redução significativa no número de compartilhamentos. Isso não aconteceu com os vídeos.

Quais as vantagens que um vídeo pode trazer para a imagem da empresa?

Para compreender como um vídeo pode mudar a imagem da empresa para melhor, é preciso saber o que torna um negócio relevante diante do público, colaboradores e clientes.

Ter confiança naquilo que você oferece pode ser considerado um ponto convergente para o sucesso. A confiança é a base das conversões e o motor que faz com que os colaboradores estejam empenhados em trabalhar com e por você.

É possível que o conteúdo de um vídeo ajude a construir essa confiança, se aplicado a uma estratégia de marketing e contribua com o relacionamento com o público em longo prazo.

Além disso, veja outras potencialidades do vídeo marketing:

Fortalecimento da identidade visual

Você sabe que não deve descuidar da identidade visual da empresa. Seja ela de pequeno, médio ou grande porte, a sua identidade deve acompanhar o mercado e a expectativa dos clientes. Os vídeos vão contribuir com isso, pois estão em ascensão e facilitam o contato visual com o consumidor.

Conquista de novos clientes

Quem investe em uma estratégia de marketing que contempla vídeos o faz porque sabe que eles estão diretamente ligados com os índices de conversão. A conquista de novos clientes, principalmente em um mercado tão competitivo, não é tarefa fácil. Contar com uma ferramenta que ajuda a convencer o cliente faz toda a diferença.

Construção de laços afetivos

Outra vantagem dos vídeos é que eles acendem as emoções das pessoas. Basta pesquisar o sucesso dos Youtubers e ver como eles conseguem arrastar uma multidão de fãs apaixonados. Esses profissionais descobriram a capacidade que um vídeo tem de comover e construir laços com os seus seguidores. Se você quer levar uma estratégia de marketing a sério, não deveria deixar esse formato de fora dela.

Como você viu, os vídeos engajam mais clientes. Desperdiçar o potencial dessa ferramenta para a imagem da empresa é ceder espaço para a concorrência. Converse com profissionais do setor, tenha um objetivo claro, conheça o seu público e aposte no custo benefício que um vídeo pode proporcionar para você.

Ainda tem dúvidas se vale a pena ou não investir em uma estratégia de marketing que contemple vídeos? Então, saiba por que a sua empresa precisa de vídeos para aumentar as vendas!

0 comentário em “Vídeos que podem mudar a imagem da empresa: entenda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *