Olive Tree Filmes

Introdução

Vídeos virais e memes: como utilizá-los na estratégia na empresa?

Vídeos virais e memes: como utilizá-los na estratégia na empresa?

As empresas que trabalham bem o marketing digital já perceberam que, quanto mais humanizada e próxima do público for sua comunicação, mais resultados ela apresenta. A forma que as pessoas se relacionam entre si e com as marcas mudou bastante com o surgimento e o avanço das plataformas digitais.

Diante disso, as empresas precisam ficar ligadas nas tendências e aproximá-las de suas estratégias. Atualmente, vídeos virais e memes estão entre as melhores formas de abordar o público.

Por suas características bem-humoradas, mensagens de fácil entendimento e, sobretudo, conectados com o universo dos usuários, os vídeos e os memes interagem com os públicos de forma natural e leve.

Entretanto, por mais simples que sejam esses formatos, sua aplicação deve ser bem avaliada e executada a favor do seu negócio. Ela deve ser feita de modo coerente com o contexto da empresa e do negócio.

Para lhe ajudar a surfar na onda dos memes e dos vídeos virais, vamos explicar cada um deles e lhe dar dicas de como empregá-los na estratégia da sua empresa. Então, continue lendo para descobrir!

Entenda o conceito de vídeos virais e memes

Intuitivamente, todos que usam a internet e mídias sociais sabem do que se trata. Mas, para inserir vídeos e memes no plano de marketing de uma organização é preciso ir mais a fundo.

É comum haver confusão na definição de cada um, visto que são bem semelhantes. Sucesso quase absoluto, os memes, na prática, são imagens (fotos, vídeos e gifs, por exemplo) com conteúdo humorístico e forte potencial de propagação.

Os memes normalmente são retirados de acontecimentos, falas de artistas ou pessoas anônimas, eventos, enfim, tudo pode se tornar um meme. Tecnicamente, é uma imagem que vai sofrendo transformações com aplicações de fala e são utilizadas para expressar os mais variados sentimentos e ideias.

Já os vídeos virais, que também carregam uma boa carga de humor, possuem um altíssimo potencial de serem propagados rapidamente e para muitas pessoas, assim como um vírus. Ao contrário do meme, o vídeo viral não é modificado ao ser compartilhado, ele é repassado sem a intervenção do usuário.

Fique atento às notícias e acontecimentos globais

Sabe aquele comentário engraçado, um tropeço de uma celebridade ou uma fala polêmica de um político? Tudo isso pode virar meme e dar origem a um vídeo viral.

As melhores fontes de inspiração para esses materiais são os fatos da vida real e os que envolvem artistas e pessoas famosas. Essas coisas pipocam a cada dia. Portanto, para entrar na onda desses formatos, é imprescindível que você esteja sempre atualizado.

Insira-os em seus conteúdos de redes sociais

As redes sociais têm tudo a ver com os memes e com os vídeos virais. Elas são locais de compartilhamento e a natureza dos vídeos e dos memes vão exatamente ao encontro da proposta de difusão de conteúdo desses ambientes.

Para iniciar sua jornada no mundo dos memes, comece pelas redes sociais, onde a linguagem é mais descontraída, o relacionamento com o público é direto — e em tempo real — e sua empresa pode ousar um pouco mais que em outros canais.

Atente-se apenas para as características e o estilo das plataformas. Cada uma delas tem uma especificidade na abordagem e na comunicação. Um exemplo para ter cuidado especial é o LinkedIn. Ele é uma mídia social mais formal e de caráter profissional. A postura nessa rede requer uma dose a mais de seriedade e o uso de memes pode não ser adequado.

Crie vídeos com potencial viral

Criar, editar e compartilhar vídeos simples está ao alcance de todos hoje em dia. Assim, sua empresa pode aproveitar essa facilidade. Na hora de desenvolver a ideia de um vídeo, tenha como base alguns aspectos que despertam a vontade do público em compartilhá-lo.

Para tanto, é fundamental que seja novidade, que dialogue com as personas, que tenha conteúdo relevante e que tenha uma boa distribuição nos canais.

Essas são características comuns de conteúdos virais e não uma garantia absoluta de que o conteúdo será viralizado.

Veja um exemplo de vídeo viral produzido pela Olive Tree Filmes!

Considere a identidade de sua empresa e de suas personas

Os vídeos e os memes estão em alta, são sucessos entre os usuários da internet — principalmente redes sociais — têm baixo custo de produção e são tecnicamente fáceis de se produzir. Isso tudo além de outras vantagens, como despertar o potencial de vendas e estreitar os laços.

No entanto, para que todos esses benefícios cheguem até a sua empresa, coerência é a palavra de ordem.

É preciso avaliar se esses formatos são adequados para o perfil do seu negócio, para o mercado em que sua organização está inserida e se fazem sentido para o seu composto de marketing. Eles devem estar alinhados ao estilo de comunicação, à linguagem e ao tom de voz da marca.

Primeiro, esses formatos devem ser coerentes com a essência da marca e ser capazes de conectar com as personas específicas do seu negócio. Caso contrário, soa forçado e pode gerar uma visão negativa e, consequentemente, a rejeição do público.

Avalie o contexto dos memes e vídeos virais

O meme com a frase “você não é todo mundo” em menção à fala de muitas mães é apropriado para este tópico. Não é porque surgiu um meme de alto potencial de interação e engajamento, que ele serve para sua empresa.

É imprescindível avaliar se aquela mensagem, se o contexto e os valores que ela carrega têm alguma relação com seu negócio e com seus objetivos de marketing. Como dissemos, publicar só para estar em dia não traz bons resultados.

Se o meme do momento tem a ver com sua marca, ótimo! Use-o de forma estratégica. Caso não tenha, deixe-o de lado e aguarde um material com mais relevância para os negócios e sua persona.

O bom humor e a descontração dos vídeos virais e dos memes podem fazer parte do seu arsenal de comunicação e marketing digital. Isso porque eles demonstram engajamento com as tendências e facilitam o diálogo com o público.

Com essas dicas, ficará bem mais tranquilo entrar no mundo dos memes e dos vídeos de forma bem planejada, estratégica e coerente.

Estamos na era da imagem e não temos a menor dúvida do poder de engajamento e difusão de ideias em vídeos virais e memes. E não para por aí! Para entender mais sobre os vídeos em sua estratégia de marketing, leia nosso artigo “Quer aumentar as vendas da empresa? Os vídeos podem ajudar!” e se torne um especialista no assunto!

Postagens relacionadas

0 comentário em “Vídeos virais e memes: como utilizá-los na estratégia na empresa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: