A Importância do Áudio: Saiba porque é tão importante estabelecer uma meta de qualidade no áudio

Olá, seja bem vindo ao Go-Live, eu sou Silas Oliveira. O assunto de hoje é a importância do áudio na sua transmissão online.

Temos que lembrar que a importância do áudio, é tão grande quanto a imagem. Porque o bom áudio atrai o interesse da sua audiência e vai fazer com que eles permaneçam ligados na sua transmissão.

Bom exemplo disso, é quando você tem uma transmissão acontecendo, de repente, o sistema jogar a qualidade para baixo. A pessoa não vai ter a melhor qualidade de imagem, mas se ela tem um áudio que vem limpo, de forma agradável, bem mixado, a mensagem continua sendo transmitida e isso vai fazer com que a pessoa permaneça ligada na sua transmissão.

Mas você pergunta: O que é bom e áudio ruim? Vou tentar simplificar da melhor maneira possível.

A primeira característica que eu espero ver no áudio para considerá-lo bom, é quando a voz daquele que está transmitindo a mensagem está bem próxima. Ou seja, no processo de captura do áudio, foi utilizado o microfone adequado para fazer a captação daquela fala, para que o áudio pudesse chegar até o ouvinte da transmissão. Pois, um áudio distante, é aquele que a gente tem a sensação de que a pessoa está longe. No áudio, quando acontece isso, é quando você tem reverberação do ambiente. Quando você tem um áudio que está sendo captado de uma câmera que está no tripé, a uma distância entre dois à quatro metros. Isso já dá um uma sensação diferente no áudio. Então quem está ouvindo esse áudio, vai perceber que algo está errado, vai sentir desconfortável.

A primeira característica para definir um áudio bom, é ausência do reverbe, do eco que provém do ambiente, a distância que está a voz da pessoa... Então, eu procuro sempre reproduzir um áudio, onde a voz daquele que está transmitindo a mensagem, esteja o mais próximo possível. Quando eu falo de proximidade, eu não falo só da distância física entre um microfone e a voz, a boca da pessoa. Eu falo também da audiência. Quando você está ouvindo esse som, o seu cérebro é capaz de entender se esse som está próximo ou distante.

Imagine que você está no restaurante. Quando você vai em algum que seja mais simples, e você chega naquele ambiente, vai ser um local com muita reverberação. Isso vai provocar que todos comecem a falar sempre um mais alto que o outro. Cada vez mais as pessoas vão falando mais alto, de repente, todas estão falando alto e estão se cansando de falar alto. E a fome vai aumentando, a sede vai aumentando. Você acaba comendo mais e bebendo mais.

Porém, quando você vai no restaurante mais requintado, mais luxuoso, ele passa por um processo de tratamento de acústico. As placas e os outros elementos são colocados, para diminuir uma boa porcentagem de todo o eco dentro do ambiente. O que isso vai fazer? Vai fazer com que as pessoas não precisem falar tão alto. E quando elas falarem tom natural, elas serão ouvidas. Isso melhora conversas, impede que a conversa da mesa do lado atrapalhe a minha mesa, e assim por diante. Isso é só um exemplo, para você começar a reparar no seu dia a dia. Para que você perceba o quanto o áudio influencia nas nossas vidas, e quanto isso vai ser algo extremamente importante para você que vai fazer transmissão online ao vivo. Com certeza, você está fazendo esse curso porque quer que a sua qualidade seja muito boa.

Tenha bastante atenção com relação a distância do microfone, a distância que você está do sujeito que está transmitindo, e também a distância deste áudio quando ele está sendo ouvido. Quando você está ouvindo esse áudio no smartphone, ou no monitor, como é que você está ouvindo? Você sente que a pessoa está perto? Por exemplo, quando você está dirigindo, ouvindo rádio. De repente, passa um comercial de um banco, e você ouviu a voz daquele locutor. Uma voz mais suave, que fala de uma maneira mais performática, porque aquele locutor quer transmitir para você que ele está próximo. Então, isso é adquirido não só pelo fato de que o microfone está perto, mas pelo fato de que ele está no ambiente que também caracteriza essa proximidade.

Então, isso traz o que? Conforto. A pessoa vai sentir que a sua transmissão é boa, vai se sentir à vontade para receber aquela informação, aquele conteúdo, porque
ela está confortável. Então, o que recomendo para que você consiga atingir essa primeira característica de um áudio bom: sempre utilize o microfone adequado! Nós temos uma aula sobre tipos de microfone, então sempre saiba como usar o microfone adequado para você, para cada situação. Se é uma entrevista, palestra, reportagem, seja qual for o cenário. Para cada tipo de acontecimento, de evento, você precisa de um microfone adequado, para garantir que a proximidade do áudio seja a mais agradável possível para sua audiência, e para que você tenha um áudio de boa qualidade.

A segunda principal característica que eu considero como importante para você fazer uma captação de áudio com qualidade, é eliminar todo e qualquer ruído durante a sua captação. Existem vários tipos de ruído, seja o ruído externo de um ambiente, que foge do espaço o qual você está fazendo a sua captura de imagem, ou um ruído de um cabo de microfone. Pode acontecer de um cabo ruim, transmitir um ruído, às vezes está faltando ali aterramento. Pode ter também, um ruído que vem de um outro aparelho, algum aparelho que está estragado. Ou durante o processo de captura de áudio. Seu microfone passa por uma mesa, e dessa mesa passa por um equalizador,
depois para o compressor. Algum desses aparelhos em algum momento, pode estar transmitindo ruído, mais conhecido como ram. Talvez o motor de uma geladeira, ou algum outro tipo de motor que seja presente no local.

Se você é filmmaker, você sabe que você pode fazer uma captura desse ruído, para você remover ele depois na pós-produção. Mas na transmissão ao vivo, você não tem como fazer isso. Então você precisa cuidar disso no seu momento de ensaio. Aquele momento que você prepara um dia antes ou dois, três dias antes do evento, para você poder ligar seu equipamento, testar, fazer uma transmissão teste. Você precisa garantir isso seu áudio. Precisa garantir que o seu áudio vai estar limpo, livre de ruídos. De qualquer tipo deles, seja ruído externo, ou de um motor, de um cabeamento ou equipamento, seja por estar quebrado ou esteja faltando aterramento. Então, tudo isso é preciso ser observado com bastante cuidado, para que você deixe passar, e você não transmita, não leve isso para sua audiência ou para audiência do seu cliente.

Uma dica muito interessante, é você entender que o microfone deve ser sempre capturado no formato mono. Isso se dá porque nós estamos habituados a ouvir o som da voz de uma fonte única. Então, quando nós ouvimos o áudio de uma voz capturado dos microfones de uma câmera, que geralmente eles são capturados em stereo são dois microfones (L/R), capturando o áudio, e isso traz uma sensação artificial. Nosso cérebro fica tentado naturalizar aquela captura que é artificial, de repente, parece que estamos ouvindo duas vozes bem próximas, e isso não é legal.

Uma dica que eu te dou é você sempre capturar o áudio de forma mono. Se você encontrar no mercado microfone lapela que atua stereo, com o plug-in stereo para você
capturar stereo, por favor, não faça isso!

Quando você usa o formato mono para capturar voz, é melhor, mais suave, agradável e natural. Caso o único microfone que você tenha seja o microfone stereo, então eu recomendo que você elimine um canal, e utilize somente um canal, para poder fazer a captura. Assim, você pode ter esse formato mono durante a captura do seu áudio, e o que você transmite possa ter um áudio mais agradável, natural, mais a nossa realidade, fora dos equipamentos eletrônicos.

É claro que existem exceções em relação a esta regra que eu estou te passando. Por exemplo, se você tem uma ocasião específica, que você quer trazer mais naturalidade...uma entrevisra. Você tem o entrevistador de um lado, e o entrevistado do outro. Você quer que quando o entrevistador esteja do lado direito, o som saia no lado direito, você pode fazer isso na mixagem. Explico em detalhes como fazer isso na aula de mixagem, não perca!

Outra característica que parece óbvia, mas não é, é o volume. No começo da minha carreira com transmissão online, a audiência geralmente deixava no chat ou por e-mail, um recadinho dizendo: “o volume estava baixo, eu não consegui ouvir o que estava dizendo”. Isso acontecia porque, naquela época, o meu equipamento de monitoração tinha um ganho, tinha um volume maior do que aquela audiência. Então, precisei entender qual o volume que eu poderia deixar como padrão, para que as pessoas pudessem a ficar satisfeitas. Ou melhor, um volume, o qual puder se adequar a qualquer tipo de equipamento, de caixinha de som de computador, o próprio falante do laptop que não tem muita potência, um fone de ouvido e assim por diante.

Resumindo, as principais características de um áudio de boa qualidade são:

  • Controle do eco
  • Proximidade de quem está falando
  • Minimização dos ruídos
  • Captura com equipamento adequado
  • Atenção ao volume

Agora que você já sabe sobre a importância do áudio e suas principais características para ter boa qualidade, recomendo que você leia o texto sobre mixagem e também
sobre tipos de microfone, isso vai garantir ainda mais um áudio de sucesso na sua transmissão ao vivo.

Lembrando que você pode rever essas informações quantas vezes quiser, pelo blog ou canal do Youtube. Te vejo na próxima, tchau.