Como conectar aos servidores de Streaming: Facebook, YouTube e Vimeo

Olá, sejam bem-vindos, eu sou Silas Oliveira. Agora vamos conhecer a interface do wirecast.

Logo de cara a gente já vê aqui uma tela do lado esquerdo, outra tela do lado direito. A da esquerda é pré-visualização. Da direita, é saída final, que será enviado tanto para transmissão, como também para gravação, caso você deseja utilizar o wirecast apenas como switcher em forma de software.

Em cima, temos alguns botões. Esse com aparência de Wi-Fi, é o botão de transmissão. Quando clicar nesse botão pela primeira vez, ele vai abrir uma janela, e nessa janela é feita a configuração do servidor que enviará o sinal para fazer a transmissão ao vivo. Tem também o botão de gravar, caso você queira apenas gravar. Também, na primeira vez que clicar, ele vai abrir uma janela para fazer as configurações. Você pode escolher diversos formatos de gravação.

ISO é uma função bastante interessante, que permite que você grave isoladamente o sinal de cada câmera. Caso você queira fazer uma outra edição após a sua transmissão ao vivo, a imagem vai ficar armazenada no computador como um backup. Em um show ao vivo, essa função é bastante importante, caso você esteja fazendo a transmissão ao vivo e você faça as escolhas das imagens de uma forma. E aí, depois você quer fazer uma outra edição e escolher com bastante calma cada uma das imagens. Isso vai permitir que você faça um outro estilo de edição. Então, é uma ferramenta que eu acredito ser bastante importante, caso você esteja fazendo um trabalho de cobertura de evento e de transmissão ao mesmo tempo.

Do lado esquerdo, temos um VU, para indicar o volume da entrada de áudio que você está vendo agora na pré visualização. Do lado direito, temos o VU de áudio geral. Todo o áudio que está sendo enviado, vai estar sinalizando do lado direito.

Já que estamos falando do VU, existem dois botões embaixo. O com desenho de auto falante, representa o áudio geral, o que significa que você pode ativar e desativar. O com desenho de fone de ouvido, é o seu monitor. Se você está utilizando uma caixa de som, um fone de ouvido, você pode ativar e desativar. Eu já precisei dessa função algumas vezes, por conta de ter microfone, ou estou testando e de repente não quero ouvir o som das câmeras, ou algo do tipo. É uma função bastante importante!

Na parte superior direita, existe a opção de escolher a janela que a gente quer que fique como principal.  Caso eu queira destacar apenas a pré visualização, eu tenho a opção. No botão vermelho, eu tenho isolar e ter somente o programa, aquilo que está sendo enviado ao vivo.

Voltando para as duas telas, logo abaixo, eu tenho como selecionar o tipo de corte que eu quero fazer entre uma imagem e outra, entre uma câmera e outra, talvez outros tipos de tomada.

Então aqui nós temos uma variedade de transições, que você pode experimentar e ver qual será melhor para o seu trabalho. Aqui também temos um segundo preset, para que a gente possa ter uma segunda opção. Aqui é o botão que executa o corte de transição.

Logo abaixo, iremos ver cinco camadas. Essas camadas vão permitir que você faça inserção de tomadas em cada uma delas e você vai poder sobrepor uma na outra. Se você já utilizou o Photoshop alguma vez na vida, então você vai entender rapidamente o que isso significa!

Caso você não tenha muito conhecimento dessa área, então nós veremos mais detalhes sobre as camadas nas aulas seguintes.

Na próxima aula, você vai aprender como conectar suas câmeras e como ajustá-las dentro do wirecast!