Internet com Redundância: como não deixar a internet cair

Olá, seja bem vindo ao Go-Live, eu sou Silas Oliveira.
Nessa aula vou falar sobre redundância de internet, uma coisa que é muito necessária quando estamos fazendo transmissão online ao vivo por internet.

Primeiramente, nós precisamos entender, que a internet não é um ambiente 100% seguro. Como estamos fazendo um trabalho importante como esse, devemos nos assegurar de que a conexão que nós estamos utilizando é muito boa, e que já foi testada várias vezes.

A redundância de internet consiste em maneiras de ampliar e garantir segurança a esse serviço. Por isso é que a fazemos. Embora redundância seja uma coisa que exija muitos equipamentos, como o nome já diz, e também muitos recursos, às vezes deixamos essa opção de lado, mas nesta aula quero falar sobre sua importância.

Antes de explicar como fazer, vou exemplificar: imagine que você está fazendo um trabalho para o cliente, e você tem certeza de que essa conexão é segura. Você
já fez vários testes, mas você é o responsável pela transmissão e tudo que você está controlando está dentro do evento. Entretanto, você não tem como controlar o que vai acontecer do lado de fora do local. Imagine que um caminhão está andando, e o motorista neste dia não estava muito bem. Devido ao seu estado, ele acaba acertando um poste, que consequentemente cai, e juntamente com ele a conexão se perde por conta dos danos em seus fios.

Então, você perde a sua conexão com a internet. Não foi culpa sua, porém, você poderia ter evitado. Como eu já passei por uma situação como essa, isso fez com que procurasse por equipamentos que fossem de baixo custo e garantissem uma segurança mais.

Roteador com Wi-Fi

Eu tenho aqui o aparelho de baixo custo que é muito fácil de encontrar. Posso até dizer que é o mais fácil de encontrar hoje no mercado. É um roteador com Wi-Fi, simples, básico, como esse que você tem em casa. A diferença, é que ele vem com uma porta USB na lateral, que permite que você conecte o seu modem 4G, e compartilhe a internet que você recebe no seu provedor, seja ela de cabo coaxial, ou seja ela fibra, qualquer tipo de tecnologia de conexão de internet. Uma vez que você recebeu essa conexão, e você tem um modem, onde você colocaria o seu computador, você vai plugar este roteador.

Este roteador vai receber essa internet a cabo, e vai receber também a internet via tecnologia 4G (caso você queira saber mais sobre tecnologias de internet, nós temos um conteúdo sobre isso). O roteador vai fazer então a redundância. O que seria isso?

Primeiro, ele vai utilizar a internet que está com melhor conexão e com mais velocidade. Uma vez que uma conexão vier a falhar, ele automaticamente irá fazer a
transferência para outra opção. Isso traz uma contribuição e tanto para o seu serviço, afinal, você tem duas opções de internet. Como na maior parte dos casos o seu cliente irá disponibilizar uma internet, você então, terá o modem 4G como backup.

Lembre-se: nunca compartilhar a senha do Wi-Fi do seu roteador. Se a única internet que o seu cliente disponibilizou, é a mesma que ele compartilhou a senha com todos os convidados, por favor, desligue esse roteador e pegue essa conexão direta do modem, plugue direto no seu roteador, para que você possa fazer o serviço sem compartilhar essa internet. Não coloque em risco a qualidade do seu trabalho!

Sei que você poderá dizer que trabalhar com redundância pode custar muito dinheiro. Mas cabe analisar! Um aparelho como esse roteador custa menos de R$200,00, será muito útil.

Load Balance

Outra opção também disponível no mercado, com baixo custo, é um Load Balance. Ele faz, basicamente, a mesma coisa que a primeira opção, porém, ele faz de uma maneira muito melhor. Ele dá a opção de colocar os quatro tipos de internet. Isso mesmo, os quatro tipos de tecnologia de conexão de internet! O aparelho fará a escolha entre uma e outra. Além dele praticar a redundância, também consegue realizar a transferência. Caso você tenha pessoas utilizando ali o wi-fi, ele vai
transferir um grupo de pessoas para uma internet, e outro grupo de pessoas para outra internet, para não sobrecarregar a principal.

Se você tiver dois modens de conexão 4G, um modem de conexão coaxial, e um ADSL, você poderá conectar os quatro aparelhos e ainda te restará uma quinta porta você pode utilizar para conectar o seu computador. Vamos supor que você tenha problemas com sua conexão de internet via cabo coaxial. O aparelho, automaticamente, fará a escolha de qual é a segunda melhor opção, evitando que você tenha este trabalho. Esse é um aparelho mais profissional e mais robusto. Entretanto, ele não possui a entrada de USB, para que você conecte o modem 4G em forma de pen drive. Mas ele possui quatro portas de entrada, eu acho que isso já é o suficiente. Esses aparelhos garantem redundância de internet. Em alguns casos eles vão balancear a sua internet.

Teradek Bond

Existe uma nova tecnologia surgindo no mercado que se chama Bond. Nada mais é, do que a capacidade de unir uma internet à outra. A fabricante Teradek, disponibiliza produtos que já vem com essa tecnologia, além do serviço de streaming, que é converter o seu vídeo e transmitir online, ao vivo. No aparelho Teradek Vidiu, é possível além do streaming, somar as internets de modem 4G e Wi-Fi. Algo totalmente inovador para essa área de trabalho!

Além disso, o Teradek Vidiu, faz streaming e consegue somar a internet do modem USB com Wi-Fi, garantindo uma velocidade mais alta de transmissão de internet. Porém este serviço está disponível somente na opção de assinatura.

O Teradek Vidiu está disponível no Brasil para locação ou compra. Caso você queira saber mais sobre isso, segue o link no final do artigo.

Existe também um aparelho chamado de The Bonder, fabricado pela empresa Itel. No exterior, esse aparelho vem com seis portas. Cinco delas são para receber a internet,  e uma para conectar o seu computador. A diferença é que ele consegue somar essas cinco conexões de internet em uma só. Imagine a velocidade que você consegue atingir com ele.

Mas aí você pode dizer “Calma eu não preciso de tudo isso!”, mas sim, esses aparelhos são necessários em casos extremos. Como por exemplo, você tem apenas conexão de internet via modem 3G. Então, você precisa ter uma velocidade suficiente para fazer a transição de um vídeo Full HD. Esse aparelho te ajudará a realizar essa tarefa, que se comparado à primeira opção apresentada, que foi o modem, seriam como usar cinco aparelhos iguais a ele para somar as internets que estão sendo distribuídas.

Foi falado sobre redundância de internet, que é ter uma segunda internet com backup, load balance, que é um gerenciamento de fluxos e internet bong, que é a soma das flexões internet.

Lembrando que você pode rever essas informações quantas vezes quiser, pelo blog ou canal do Youtube. Te vejo na próxima, tchau.