Matrox vs Teradek: Conheça os aparelhos de streaming portáteis

Hoje eu quero falar sobre algo muito importante: Os aparelhos de streaming para você fazer a transmissão online.

Só para gente recordar, para fazer uma transmissão precisamos da câmera, da placa de captura, do computador e um de um software, que fará a administração de tudo que será enviado pela internet. Por que que eu recomendo a utilização de um aparelho stand alone? Pois ele foi criado com a finalidade de substituir a placa de captura, o
computador e o software, através das entradas de vídeo HDMI e a entrada de áudio P2, você tem mais flexibilidade para conectar diretamente a esse aparelho.

Esses aparelhos standalone, tanto da Teradek como da Matrox, foram construídos para fazer esse trabalho sozinho. Você não vai ter aquela oscilação de máquina, de um computador para outro. Por exemplo, quando você tem uma máquina mais rápida, tem mais tranquilidade que ela vai esse processo de encoding de transmissão da imagem pela internet. Mas quando é uma máquina um pouco mais lenta, corre risco de ter o seu vídeo travado, corre o risco de você ter uma pausa no seu sistema operacional, seja ele Windows ou Mac, também tem problema se tiver rodando outros aplicativos. Tudo isso pode fazer com que o seu processo seja interrompido por algum problema no computador. Já quando você tem o aparelho standalone, você tem mais tranquilidade e confiança, porque tudo que está aqui dentro, já foi feito e programado para executar essa função. Nada mais é, do que um aparelho que trabalha sozinho.

Eu tenho dois exemplos para mostrar, um feito pela fabricante Matrox, e outro pela Teradek. Além da facilidade de não necessitar do computador, da placa de captura e do software que irá administrar todo esse processo, tem mais uma função que facilita ainda mais o seu processo. Ambos os aparelhos possuem entrada de cartão SD. Você pode plugar o cartão SD, e gravar ao mesmo tempo em que está transmitindo o seu vídeo pela internet. É muito prático! Além disso, em alguns aparelhos standalone, como esse da Matrox, tem duas entradas USB para plugar HD externo, não ficando limitado pela capacidade de armazenamento do seu cartão SD.

Nesse outro aparelho você também encontra a facilidade de plugar direto na câmera. Em relação a bateria interna, também é algo muito prático. Como você pode notar, nesse aparelho possui dois botões. O primeiro botão é o stream, quando apertado, toda informação que estiver entrando aqui de vídeo vai direto para a internet, é como se fosse o play. O segundo botão é o record, que é para gravar, você aperta e começa a gravar. Então neste aparelho, você tem dois botões muito práticos para transmitir e gravar. Se você quer somente gravar, aperte o botão de gravar. Agora, se optar apenas por transmitir, aperte somente o botão de transmitir. Se deseja realizar ambas as tarefas, obviamente, aperte os dois botões.

Caso você queira ter uma referência dessa imagem que está entrando no aparelho, a maioria deles possui uma saída out de HDMI. Nela é possível colocar um monitor, por onde será possível visualizar aquilo que está entrando no aparelho. Da mesma forma será com a entrada de áudio. Temos uma saída de áudio para referência, caso você queira plugar o seu fone de ouvido ou um leitor de áudio.

Gosto muito de trabalhar com aparelhos standalone, mesmo quando eu estou em local fixo, porque eles são muito práticos. Por exemplo, eu tenho a facilidade em colocar o meu conteúdo online, apertando apenas um botão. Esses aparelhos também nos permitem que montar mochilink, uma mochila de transmissão, na qual você carrega todos os equipamentos de uma vez só. Você não pode deixar de ler o conteúdo e assistir uma aula que eu preparei só sobre isso.

Os aparelhos standalone, são muito práticos e versáteis, além de proporcionar segurança. Afinal, são fabricados para executar essa função com qualidade. Esses aparelhos já estão presentes no mercado há mais de 5 anos, e vale lembrar que esses fabricantes, tanto Matrox, quanto a Teradek, possuem outros modelos com o mesmo objetivo. Alguns com menos funcionalidades, para diminuir o preço, e outros com mais funcionalidades. Como exemplo, tanto Matrox como o Vídeo Pro, te permitem fazer  transmissões direto para redes sociais. Alguns modelos que possuem mais funcionalidades, permitem fazer transmissão para duas redes sociais ao mesmo tempo. Como por exemplo, no Facebook e Periscope. Imagine você ter toda essa solução numa caixinha tão fina como essa.

Para saber mais sobre esses modelos, ao final do texto, você encontrará links, para que você possa fazer suas pesquisas.

Eu tenho uma dica muito importante para te dar. Esses aparelhos de streaming são muito confiáveis, mas não são infalíveis. Por isso, eu recomendo que você tenha sempre dois ou mais ao seu dispor. No meu caso, por exemplo, eu sempre alugo dois. Mesmo que eu vá precisar somente de um, pois assim eu o tenho outro como backup. Esses aparelhos são pequenos e portáteis, não vão ocupar muito espaço na sua mesa. Você pode deixar os dois configurados para fazer a mesma função, em caso de problemas com um, você utiliza o outro.

Os aparelhos de streaming hoje no Brasil são investimentos muito altos para quem está começando. Por isso, eu recomendo que você alugue. Além disso, outro fator, é que se você irá alugar, você tem a possibilidade de alugar mais um, para ter um backup.

Esse texto foi para explicar o que são aparelhos de streaming. Agora que você já sabe, existem outros textos que preparei para você fazer a configuração, do
começo ao fim, de cada aparelho. Não deixe de ler!

Lembrando que você pode rever essas informações quantas vezes quiser, pelo blog ou canal do Youtube. Te vejo na próxima, tchau.