Como conectar aos servidores de Streaming: Facebook, YouTube e Vimeo

Olá, seja bem vindo ao Go-Live, eu sou Silas Oliveira. Hoje iremos falar sobre os tipos de conexões.

Você precisa montar uma configuração de equipamento para fazer uma transmissão ao vivo pela internet. Você precisa conectar dois aparelhos. De repente, percebe que falta uma conexão ou um adaptador. Você vai, procura na internet, compra e espera ele chegar. Quando chega, vê que ele não funciona como deveria ou como esperava e fica frustrado.

Durante o período que eu morei nos Estados Unidos, auxiliei grandes empresas a montar esses equipamentos para fazer transmissões ao vivo pela internet. Mas me deparei com um problema muito comum. Ao conectar um aparelho ao outro, encontrei uma dificuldade: estava utilizando adaptadores que hora funcionavam, hora não funcionavam.

Foi ai que comecei a desenvolver uma ferramenta essencial para o meu trabalho: um kit sobrevivência. Uma caixa de adaptadores que frequentemente usava para poder montar esses equipamentos e fazer transmissões ao vivo pela internet. Montando esse kit, eu me deparei com adaptadores novos que não funcionavam. Qual era o problema?

A solução que eu encontrei, foi investir mais tempo analisando cabos, conectores, adaptadores e conversores para que eu pudesse entender mais a tecnologia e entender também as suas limitações. Dessa forma, eu pude testar novas possibilidades, garantindo a segurança de que elas funcionariam na hora que eu precisasse.

Conhecendo diversos tipos de conexões, sabendo como usá-los e na hora certa, não ficará mais na mão.

Cabo de Áudio

Plugue P2

Vamos começar com cabo de áudio. Este é cabo com plugue P2, que geralmente é utilizado para conexão de headphone, microfone e outros dispositivos. Geralmente vamos encontrar esses tipos de conexões na porta da sua câmera, seja ela uma câmera profissional, semi-profissional ou talvez uma câmera amadora. Iremos encontrar esse tipo de conexão, seja ela para entrada de microfone, ou para saída de fone de ouvido.

Plug XRL

Esse é um plug balanceado. O que é baleceado? É quando tem um dispositivo positivo, negativo e um terra (ou aterramento) que garante uma melhor transmissão de
áudio para garantir que você não tenha ruído causado pelo cabo, ou seja, uma qualidade melhor.

Então precisamos de um cabo que foi feito para colocar um microfone na sua câmera. Geralmente, utilizo esse cabo quando preciso fazer algo rápido, e preciso conectar o microfone direto na câmera para fazer uma gravação. Você provavelmente vai utilizar este tipo de cabo, quando quiser fazer uma transmissão ao vivo, e precisar conectar o microfone até a sua câmera, e tem uma câmera que não tem a conexão XLR na outra ponta.

Plug P2 e RCA

Este cabo também possui um plug P2 em uma ponta, e dois outros plugs que são chamados RCA. No caso, tem um plug vermelho e um plug branco, que simboliza o lado R (right), e o lado L (left), direita e esquerda.

Esse cabo, eu utilizo geralmente para conectar o aparelhos, dispositivos, tocador de mp3 ou talvez o próprio celular para tocar uma música, plugo as pontas de RCA numa mesa de som. Quando eu quero fazer um uma trilha de background, previamente a uma transmissão. Antes de começar numa transmissão, é preciso deixar rolando o som. Então, geralmente utilizo esse cabo para essa função. Mas, podemos utilizar para outras funções. Como por exemplo, conectar esses plugs RCA na saída de som da mesa, e essa ponta preta de dentro da sua câmera. Assim vai ter o som da mesa direto na sua câmera.

Plugs P10/P10 e RCA

Já um cabo p10, com plug p10, utilizamos esse cabo para enviar um sinal de áudio de uma mesa para outra mesa. Ele também pode ser utilizado para ligar um instrumento. Por exemplo, pode ser ligado uma guitarra no cubo, mas este cabo geralmente é utilizado para violão e instrumentos no geral. Eu utilizo esse cabo para passar informação. Ou seja, o auge de uma mesa para outra, ou talvez, da mesa para algum periférico, como equalizador, compressor, por exemplo, que eu possa utilizar para deixar meu áudio mais estável. Como podemos perceber, ele tem três polos. Então, esse aqui também um tem cabo balanceado positivo, tem um negativo e ele tem o aterramento.

Cabo de microfone com um plug RCA

Utilizo quando eu quero pegar a saída de áudio da mesa, que é conexão RCA, e plugar na minha placa de captura, para eu poder fazer a transmissão pela interne. No
caso, eu vou utilizar as duas pontas, uma para o outro pelo lado direito, e uma para o lado esquerdo.

Cabos VGA e DVI

Dois cabos geralmente utilizados para conectar os monitores de computador. Os cabos VGA usam uma tecnologia analógica. Eles possuem um conector chamado DE15, porque possui 15 pinos de conexão.

O cabo DVI, é utilizado para a tecnologia digital, que transfere a imagem da placa de vídeo do seu computador, para o monitor. Além da diferença de um ser analógico e outro ser digital, é que o digital consegue alcançar resoluções muito maiores do que estes analógicos. A tecnologia DVI possui até 5 variações. Uma delas é a DVI.A, a versão analógica, que permite que tenhamos um cabo com esse conector DVI numa ponta, e na outra o D15, que é utilizado para VGA. Não é porque temos este cabo que em todos os cenários ele irá funcionar, porquê depende da sua placa de vídeo e do computador para emitir esse sinal, ou seja, conversar essa linguagem.

Cabo s-vídeo e RCA

Significa Separate Video. Ele veio ao mercado para trazer uma qualidade superior ao RCA no vídeo composto. Esse nome foi dado porque ele utiliza um par para trazer chroma, que são as cores, e outro par para trazer luma, é a luminosidade do vídeo. E o quinto pino é utilizado para aterramento.

Apesar de ter sido importante em sua época, hoje em dia encontramos tecnologias mais avançadas no mercado.

Outro cabo que utilizaremos como exemplo, tem duas pontas RCA e por dentro nós temos um cabo mais utilizado para a função de vídeo. Esse cabo é uma qualidade muito boa, ele garante uma transmissão limpa do sinal de vídeo RCA, que é o vídeo composto.

Cabos HDMI

Um dos cabos mais conhecidos nos tempos de hoje, é o HDMI. As pontas são achatadas, e é o cabo marca a tecnologia, ou melhor, a era da tecnologia digital.

Como os cabos anteriores que eu falei, são cabos que usam uma tecnologia analógica. Já o HDMI, que utiliza uma tecnologia digital, pode transferir vídeo, áudio, e também enviar sinal de rede, caso esse seja um HDMI 2.0. Ou seja, ele vai passar a cena de vídeo, imagem, áudio som, áudio 5.1 que é uma coisa muito bacana também.

Se você tiver um home theater aí na sua casa, e você tem um aparelho de DVD ou Blu-Ray, esse cabo vai poder enviar o sinal tanto 2.0 com também 5.1. Além disso, esse cabo consegue transmitir comunicação de controle e outras coisas, informações, rede (internet) vai transferir por esse por este cabo. É uma tecnologia muito avançada e te garante também uma qualidade segura.

Por ser digital, não precisa ter tanta preocupação com a qualidade do cabo ou a qualidade do plug. Não que vai comprar qualquer tipo de cabo, de qualquer marca, de qualquer modelo. Não! Mas não precisa se preocupar tanto quanto antigamente, nas tecnologias dos cabos analógico, que precisavam de mais e mais plugs de ouro, e outras coisas. Então, podemos ficar tranquilos! Esse tipo de cabo sempre vai trazer uma imagem sem 100% digital, porque é uma tecnologia digital.

Dentro da categoria do cabo do plug HDMI, nós temos algumas variações, como por exemplo, o Mini HDMI. Então, o conector Mini HDMI, você imagina que uma câmera pequenininha, não teria espaço para um plug tão grande como esse. Então, nossos amigos inventaram o mini hdmi.

Cabo SDI

Hoje vamos falar sobre o meu favorito. Essa é a tecnologia que, para mim, é a mais importante no ramo de transmissão ao vivo, no ramo de vídeo e tudo mais. É uma tecnologia que é utilizada nos canais de televisão, há muito tempo, muitos anos. É uma tecnologia muito avançada!

Digo que esse cabo é meu favorito, porque em comparação com hdmi, tem limitações de distância. Por exemplo, não pode pegar um cabo HMDI de 190 metros, que
é limitado, e por ser um cabo muito longo, a informação não consegue chegar até outra ponta. Mas um cabo SDI, é possível elevar à distâncias muito grandes! Independentes do formato ou da resolução do vídeo, o SDI consegue acompanhar, não em comparação com hdmi, que tem certas limitações.

Plug BNC

Nós temos aqui dois plugs BNC. É um cabo que foi inventado muito antes do RJ45, que é aquele plug-in que temos no cabo de rede, aquele cabo da internet que vem no modem. Quando você contrata o serviço de internet na sua casa, o cara vem com uma caixinha e ele tem um cabinho de internet, geralmente na cor azul ou amarela. E aí, você vê aquele cabo quadradinho, que é um RJ45, é um cabo de rede.

Antigamente, antes de inventar o cabo RJ, era utilizado um cabo chamado BNC. Então, com passar do tempo, esse cabo tornou muito barato.

Eu utilizei um plug BNC simples. Ele é acessível e pode ser ser encontrado em qualquer loja de eletrônica.

Cabo coaxial

Um cabo que utilizamos para antena, ou para sua tv a cabo. É algo muito simples, é um cabo de baixíssimo custo. Você pode comprar e utilizar várias câmeras. Se você tem uma transmissão que vai utilizar três, quatro, cinco, câmeras e tem a opção de utilizar o SDI, utiliza essa tecnologia! Ela é prática e fácil, por isso, é utilizada até hoje em canais de televisão.

Cabo Mini SDI

Nós temos uma variação do cabo STI, que é um Mini STI. São mais utilizados em algumas câmeras profissionais de alto nível. Esse cabo é um pouco mais difícil de ser encontrado, e um pouco mais difícil de você fabricá-lo em casa.

Quando se trata dos tipos de conexões, vale lembrar que, não é porque conhecemos aquele plug, aquele cabo, aquela conexão, que você pode definir a tecnologia que vai passar por ali.

Existe um velho ditado que diz, "não julgue o livro pela capa". Da mesma, não deve fazer com o cabo. O cabo é apenas um transmissor de informações. Você não deve se prender a uma categoria só, mas entender como eles funcionam, e as tecnologias disponíveis no mercado, para que possa adaptá-lo conforme a sua necessidade. Como por exemplo, o SDI, antigamente era um cabo utilizado para uma função, e hoje, é utilizado para outra função.

Tenho um cabo RCA, mas eu posso transformá-lo num cabo BNC, utilizando dois adaptadores, e transformo RCA em BNC. A partir de agora, eu posso continuar utilizando esse cabo numa tecnologia analógica com plugs BNC. Mas também, eu posso utilizá-lo como um cabo SDI. Esse adaptador é muito acessível, barato e fácil de encontrar. Podemos encontrá-lo em lojas que vendem cabos de antena, lojas que vendem câmeras CCTV e pode encontrar também, claro, em lojas de componentes eletrônicos.

Resumindo, o que define a função de um cabo, não são propriamente os plugs dos conectores que estão nas pontas. Mas sim, a tecnologia que está trafegando dentro deles, que é oferecida pelos aparelhos, ou seja, os periféricos que estão em cada ponto. Então, se temos o aparelho digital transmitindo uma informação para um aparelho digital, dentro da tecnologia digital, e eles estão conversando a mesma língua, então a partir daquele momento, o que lhe cabe é um cabo digital. Agora, se tivermos um aparelho analógico em uma ponta, o outro aparelho analógico, e a informação trafegando dentro do cabo é analógica, naquele momento, aquele é um cabo analógico. Mas nós não podemos defini-los simplesmente porque estamos olhando para suas conexões.

Analisando de forma superficial, imagina em que duas pessoas estão conversando pelo telefone. Elas estão conversando, utilizando uma língua portuguesa, e de repente, elas mudam para outra língua estrangeira. Agora, elas estão falando em inglês.

O que mudou no aparelho de telefone? Nada! O que mudou na linha de telefone? Também não mudou nada! É a mesma coisa com os cabos. Se você tem um cabo que está sendo utilizada uma tecnologia, imagine que essa tecnologia é a língua que está sendo usada. Da mesma forma, a transmissão dos dados que estão sendo trafegados dentro do cabo, serão definidos pelos aparelhos que estão nas extremidades. São eles que vão definir a tecnologia quee será trafegada dentro do cabo. Tecnologia essa, analógica ou digital.

Lembre-se, algo muito importante que precisa saber a respeito de cabos analógicos e cabos digitais. Um cabo que uma ponta HDMI, outra ponta RCA, você precisa entender que uma tecnologia é digital, e outra tecnologia é analógica. E para que eles possam conversar, é necessário um conversor. Não é porque um plug se conectou no outro, que vai funcionar. As tecnologias são diferentes, linguagens são diferentes.

Caso você precise de algo assim, vai encontrar fabricantes como Blackmagic, a Aja e outras empresas que fabricam conversores digitais para analógico, ou analógico para digital.

Neste caso, nós temos o conversor que aceita o áudio entrar com o cabo P10, conecta a minha câmera com um plug HDMI, e ele vai pegar o áudio que tá entrando aqui analógico, em sinal digital do HDMI, e vai sair SDI no outro lado. Então, ele vai digitalizar esse áudio analógico, e vai trazer digital aqui para uma conexão só.

Existem outros aparelhos como esse que podemos encontrar no site da Blackmagic, que realizam outras funções como SDI para HDMI, ou então HDMI para analógico. Podemos ter uma conexão RCA saindo para você ligar talvez um aparelho antigo de televisão, ou qualquer outro tipo de processos. Talvez tenha em um gravador de DVD, e queira que o sinal da sua transmissão, ou do seu evento ao vivo, fique armazenado em um DVD para entregar para o seu cliente. Então, isso facilita! Esses conversores são importantíssimos no trabalho de transmissão ao vivo.

Lembrando que você pode rever essas informações quantas vezes quiser, pelo blog ou canal do Youtube. Te vejo na próxima, tchau.