Tipos de Internet: Saiba qual internet usar na sua transmissão ao vivo

Olá, seja bem vindo ao Go-Live, eu sou Silas Oliveira.

Vamos falar sobre os tipos de internet.

Vamos avaliar do início e voltar ao passado. A primeira conexão de internet que existiu para nós, era aquela que fazia aquele barulhinho. Você se lembra?

É porque os dados eram enviados decodificados via transmissão sonora, que viajava pela linha de telefone. É por isso que quando a internet era conectada, ao tentar utilizar o telefone ao mesmo tempo, se ouvia um barulho diferente. Pois é!

Essa internet não é capaz de fazer uma transmissão de vídeo online. Por isso que nós não vamos falar muito sobre ela.

Nós vamos falar sobre a tecnologia que veio depois. A tecnologia DSL. Talvez você veja a sigla ADSL, XDSL ou ADSL 2, e assim por diante. Existem diversas nomenclaturas, em resumo, são todas as mesmas coisas. O que eu quero destacar sobre esta conexão, é que ela é um pouco melhor do que a primeira conexão, que foi essa da linha discada.

A ADSL permite utilizarmos a internet via cabo telefônico, sem que faça aquele barulhinho. Porque ela transmite, ao invés do sinal sonoro que era transmitido pela primeira versão, um sinal digital. Ou seja com ADSL, podemos utilizar a internet e o telefone ao mesmo tempo. Esse tipo de internet é a mais presente hoje no Brasil. Não porque é melhor, mas por que algumas tecnologias ainda não chegaram em algumas cidades.

Para garantir uma transição segura e de sucesso com esse tipo de internet, é necessário que façamos o teste de avaliação muitas vezes. Assim, você garante uma taxa de upload constante e que seja o mínimo possível para transmitir um vídeo com qualidade.

Caso você possua somente esta opção de internet, eu recomendo diminuirmos a qualidade do vídeo para garantir uma transmissão constante. É muito provável então, que não consigamos fazer uma transição Full HD com esse tipo de internet. Para isso, nós precisaremos de uma tecnologia de internet superior.

Por exemplo, a internet via cabo coaxial. Essa é a tecnologia favorita das empresas de TV a cabo. Ela permite que as operadoras utilizem os cabos já instalados para transmissão dos canais de TV por assinatura, para transmissão de internet em uma frequência separada das frequências dos canais, sendo transmitida de forma digital. Assim como é feito com ADSL, que utiliza o cabo de telefone para transmitir de forma que os dados de internet, a conexão via cabo coaxial utiliza o cabo de TV para transmissão digital da conexão de internet. Infelizmente, essa tecnologia também ainda não é a ideal para fazer transmissões online. Ainda que ela possa chegar até 300 mega bits por segundo de download, a taxa de upload é muito limitada.

A operadora que domina este mercado hoje no Brasil, consegue chegar ao máximo a velocidade de upload de 5 megabits por segundo, e justamente essa é a taxa para fazer a transmissão de qualidade mínima de uma imagem Full HD 1080p. Claro, é possível fazer! Mas não corra esse risco! isso fará com que sua taxa fique no limite da velocidade da sua internet, que é algo que eu não recomendo. Caso tenha essa tecnologia de internet com conexão via cabo coaxial, e consiga garantir os 10 mega bits por segundo de upload, então isso não vale apena ser feito.

Resumindo, essa tecnologia que trafega à internet via cabo coaxial, o cabo da tv, por assinatura é uma tecnologia boa para se fazer transmissão de vídeo ao
vivo, desde que garanta que a taxa de upload seja a mais adequada para o trabalho que está fazendo. Em outro texto foi é explicado o que é, e como configurar
uma internet com redundância, caso estejam usando esse tipo de conexão de
internet.

Outro tipo de internet disponível, é a internet via satélite. Um pouco rara nas áreas urbanas, mas muito comum nas áreas rurais. É uma conexão de internet com taxas muito baixas, não é uma tecnologia adequada para transmissão de vídeo ao vivo. Outro tipo de conexão também muito comum em áreas rurais, é a tecnologia de internet via rádio. Segue também nos mesmos padrões, baixas taxas de upload e download. Opções para aqueles que realmente não tem como ter uma conexão via cabo, então nem vou me estender muito. Como eu disse, não são tecnologias adequadas para fazer uma transmissão online.

Uma tecnologia que chega a lugares até mesmo onde não tem cabo, chamamos de tecnologia da internet via 4G. Sua taxa de upload pode chegar em media a 30 megabits por segundo. Isso é fantástico para quem está fazendo transmissão de vídeo online e não tem uma opção de cabo presente.

O grande diferencial do 4G, comparado com todas as outras tecnologias de transmissão de internet, é a flexibilidade. Com essa tecnologia, podemos ter aparelhos muito menores e muito mais compactos, como por exemplo, um moldem que recebe o chip da operadora, assim como o seu celular. Pode ser conectado a um laptop, ou a um aparelho stand alone de transmissão. Podemos saber mais sobre este assunto em um texto específico sobre aparelhos stand alone.

Outra opção de modem para a tecnologia 4G, são esses que possuem roteador interno e wi-fi. Assim, você pode receber o sinal da operadora e transmitir para vários outros dispositivos. Também são mais completos. Tem a opção de energia elétrica, para conectarmos direto na parede, e também a opção de conectar o computador via cabo de rede, caso ele não tenha wi-fi.

Se eu tiver que escolher para fazer uma transmissão usando a tecnologia 4G, eu escolho o moldem. Por ser maior, ele me garante uma recepção 4G muito melhor do que esse no pen drive. As antenas não são feitas para a tecnologia 4G, são feitas para o wi-fi, mas o aparelho aproveita essas antenas para fazer uma recepção melhor do sinal 4G.

Outra coisa também, é que essa porta que permite a conexão de internet via cabo, também me garante uma estabilidade melhor de comunicação entre o aparelho e o computador. Eu recomendo que utilizem o modem formato de pen drive, somente em casos que você esteja usando um aparelho externo longo.

Por fim, a tecnologia de internet mais recomendada para se fazer transmissões de vídeo ao vivo, é a conexão de internet via fibra. Ela não é portátil, e nem mesmo a mais barata, mas com certeza é a tecnologia que você irá se apaixonar. A tecnologia que utilizamos hoje, a fibra ótica, para levar a internet, garante uma estabilidade muito maior do que todas as outras opções no mercado. Por exemplo, na maioria dos casos, a taxa de upload é exatamente igual a taxa de download.

No meu caso, eu contratei uma internet de 100mb de download, mas eu também recebo 100 mega de upload. Isso é uma característica comum na opção fibra óptica. Ao fazer o uso de cabos de fibra ótica, as operadoras podem oferecer uma qualidade muito superior de internet. Esse tipo de tecnologia é muito mais estável, porque elas não sofrem interferência, como as outras tecnologias. O que mais gosto dessa tecnologia, é que ela me permite fazer transmissão para duas ou mais plataformas ao
mesmo tempo. Em um mesmo evento, eu posso transmitir para Facebook, Youtube, periscope, live stream e outros, isso é fantástico!

Nenhuma outra tecnologia vai permitir que façamos isso com segurança. Ela não é portátil como 4g, mas existem algumas operadoras que oferecem um serviço de levar
essa tecnologia até o evento do seu cliente, seja por um dia ou até mesmo por algumas horas. Esse serviço é mais conhecido como link dedicado.

Então é isso, neste texto falamos sobre os tipos de internet disponíveis para nós hoje no mercado.

Lembrando que você pode rever essas informações quantas vezes quiser, pelo blog ou canal do Youtube. Te vejo na próxima, tchau.