Como conectar aos servidores de Streaming: Facebook, YouTube e Vimeo

Olá, nesta aula agora você vai aprender como fazer a inserção de textos e também de elementos gráficos, dentro do wirecast.

Então, vamos começar. Eu tenho aqui as minhas tomadas. Cada uma delas representam uma câmera que eu tenho aqui dentro no estúdio. Para esta demonstração, eu quero explicar a fundo o conceito de camadas, em inglês se você tiver usando o Software em inglês, layers.

Nós temos cinco camadas aqui. Eu escolhi colocar as minhas câmeras na camada do meio, para que eu possa colocar o texto e talvez o logo, nas camadas de cima. E caso não queira fazer uma espécie de entrevista com alguém, um convidado, eu posso então fazer com que as camadas de embaixo, enquanto eu estou diminuindo tamanho da tela, elas possam servir para inserção de mais elementos gráficos.

Agora vou adicionar o meu logo, como marca d'água, para personalizar e identificar na minha transmissão. É bem simples. Eu vou na camada de cima mais alta, porque eu quero que esse logo fique durante a minha transição toda, não importando as coisas que eu vou mostrar durante o processo. Então vou adicionar aqui um logo, e ele está aparecendo dessa forma aqui, está grande. Eu preciso agora vir nas configurações, para diminuir ele um pouco. Vou colocar no cantinho em cima, dá para colocar bem menor que isso. Dá para deixar em cima ou embaixo também, não sei qual é melhor. Aqui nesse canto que eu vou colocar outra coisa, então vou deixar lá em cima o logo. Pronto!

Agora, eu vou programar também e para que ele fique tocando, reproduzindo continuamente, ou você pode fazer com que ele reproduza, e quando ele terminar de reproduzir, ele pare. No caso, eu quero que ele fique reproduzindo continuamente. Ok. Vou clicar nele novamente, e agora ele está lá. Olha que legal! A minha marca d'água, não sei ele ficou muito pequeno, aí você pode escolher. Vou voltar lá e vou deixar um pouco maior. Quero marcar o meu vídeo mesmo! Agora vamos ver.… pronto! Então tamanho um pouco melhor, e como esse logo aqui, essa marca da água, é uma marca d'água animada, eu posso usar a transparência. Eu fiz essa animação dentro do After Effects, e exportei com alfa channel, que é um canal que permite o vídeo ter transparência.

O bacana do wirecast, é que ele aceita e faz a leitura desse tipo de arquivo. Então, é isso que eu coloquei aqui, e me permite fazer uma coisa personalizada, com animação, fica mais bonito do que simplesmente colocar um Gif ou PNG ali estático. É uma coisa bacana que você pode estar fazendo também!

E agora, quero acrescentar mais coisas. Por exemplo, eu quero acrescentar, e agora eu vou usar a camada de baixo, porque eu não quero que na hora que eu acionar essa tomada, cancele minha marca d'água lá em cima, então vou a usar camada de baixo. Eu vou fazer uma inserção na segunda camada, com um GC e nome, uma Load Third. Eu preparei uma Load Third com animação, da mesma maneira que eu fiz o logo dentro do After Effects com uma camada alfa para ficar transparente o vídeo, eu apliquei também no GC de nome. Agora, como você pode ver, está entrando o meu nome aqui com a descrição.

Quando você fizer isso, você vai precisar modificar, para que ele não fique repetindo. Como você pode ver, ele está repetindo aqui constantemente. Então venho aqui, e vou alterar, “reproduzir continuamente” eu vou mudar para “manter”. Ele vai dar o play, e quando chegar lá no final do vídeo, ele vai parar no último frame. Para aplicar, você tem que se lembrar sempre, que você deve mudar para uma camada, uma outra tomada, dentro da mesma camada. Então, eu vou apertar aqui na camada vazia, e vou voltar GC do nome. Quando eu voltei, pronto! Ele aplicou aquela função que eu alterei aqui em cima, estava reproduzindo continuamente, eu coloquei “manter”, ele aplicou. Então, não adianta nada eu fazer uma alteração que está nessa camada, e clicar na de baixo. Não vai alterar, não vai aplicar.

Agora eu quero que o GC, ao entrar, que ele dê play desde o início, e pare no final. Então, eu quero que essa Load Third animada, quando eu ativar essa tomada, ela comece do início até o final, e pare no último frame. Assim, o texto vai ficar parado ali, sem ficar repetindo toda hora a mesma animação. Para fazer isso, eu venho aqui e desativo essa função, que diz “lembrar posição mesmo quando não estiver ao vivo”. Quando eu clicar nessa função, ela não vai mais se lembrar da última vez que eu toquei ela. Então, vamos voltar. Cliquei. A animação entrou, e parou no último frame. Pronto! Está aí o nome. Quero que ela saia? Clico na camada vazia. Pronto! Agora ela saiu, mas eu posso fazer isso e ficar ainda mais interessante.

Na última aula, eu falei sobre o controlador Midi. Eu vou programar para que o botão número 6, ative a minha Load Third. Para isso, vou em Arquivo > Preferências > Atalhos do teclado. Eu cliquei aqui e criei um novo comando com nome GC, ativado pelo botão número seis. Pronto! Agora preciso fazer mais uma coisa: direcionar essa tomada para ser ativada pelo GC. Agora que eu já fiz a programação, vou clicar no botão número 6 da minha controladora Midi para ver se está Load Third vai funcionar.

Como você pode ver na janela final, a minha Load Third funcionou como eu queria. Ela veio animada desde o começo e parou no último frame. É assim que ela deve funcionar. É assim que eu quero que ela funcione. Agora, como eu faço para tirar, sem precisar usar o mouse? Para isso, eu vou ter que criar um novo botão, chamado “Limpar” (você pode escrever o que quiser), no botão número oito. Eu ainda não pensei o que vou fazer no número sete. Vou deitar no número oito que é para sempre lembrar a hora de limpart. Vou programar essa última camada vazia para o número oito.

Então vamos lá. Comecei o evento, tem um artista, eu estrou controlando aqui, sou o diretor. E aí, o artista começa falar, eu aperto o número seis. Pum! Entra o nome do artista. Legal, bacana, show de bola! O pessoal já viu o nome dele e a descrição, então aperto o número oito para sumir a Load Third. É uma maneira bem prática de você fazer a sua transmissão.

Então vamos lá, vou começar a falar “Olá pessoal, como vocês estão? ”, aperta aqui o botão, entra, enquanto isso posso ir trocando de câmera, posso a câmera Nikon e tal, e aí eu estou mudando de câmera e a minha load third permanece, e o meu logo lá em cima também está permanecendo. Isso é o legal das camadas. Imagine se fosse tudo na mesma camada, quando você acionasse uma outra tomada, pronto! Ia desaparecer o logo, a Load Third, ia perder tudo. Então, é assim que funciona o conceito de camada. Você coloca aquilo que é mais importante em cima, ou seja, aquilo que você quer que permaneça por mais tempo e que não altere as suas tomadas de câmera, vídeo e coisas assim. Então, se você já usou o Photoshop, vai entender que o mesmo conceito de camadas dele, existe aqui no wirecast.

Agora vou ensinar mais uma coisa, para que você possa utilizar dentro da sua transmissão. Agora, eu adicionei uma tomada com um vídeo, e eu quero programar para que esse vídeo entre naquele botão que eu ainda não havia decidido o que fazer com ele. Vamos lá, voltar novamente. Preferências > Atalhos do Teclado, dessa vez eu vou colocar Vídeo Número 7. Pronto! Eu vou colocar esse vídeo aqui, eu programei para entrar no número 7. Da mesma forma que fiz com a Load Third, vou fazer com o vídeo. Eu quero que o vídeo esteja na parte de cima, ou ele pode ficar na parte de baixo, porque esse vídeo vai substituir a minha imagem. Uma função bacana, que você pode utilizar na sua transmissão, é Alternar > Auto Live. Quando você adiciona essa função, todo clique que você der, automaticamente ativa a tomada. Se você desativar essa função, você vai clicar na tomada e ela vai aparecer somente na janela de pré-visualização. Neste caso, vou ativar o meu Auto Live. Quero garantir que tudo funciona quando eu clicar aqui na minha controladora. Pronto, “No momento não estamos transmitindo nada”. Temos aqui o logo, load third, está tudo desligado. Todas as camadas estão desligadas.

Vou acionar então, a câmera número 1 e a câmera número 2. Vou acionar o logo, lógico, já começou a minha transmissão. Ele vai ficar ligado até o final. Vou acionar minha load third, vai aparecer meu nome, vou limpar a load third. Depois de dar a introdução, você pode apertar o botão para demonstrar a sua demo e pronto, só voltar para a câmera número dois. Ou então posso programar aqui, para que quando eu terminar esse vídeo, ele não vai reproduzir, ele vai manter. Agora, vou fazer diferente. Quando eu clicar no número 7, ele vai dar o play no vídeo do início e vai tocar até o último frame. Quando ele parar, eu volto para minha câmera. Então vamos lá, mas antes disso, eu preciso colocar novamente.

Você pode utilizar o atalho, eu sempre uso o mouse aqui, para vocês aprenderem, CTRL+L e agora vai ser tudo Live. Número 7, e aí entra o vídeo. Eu não vou tocar até o final, e vou voltar aqui para mim de novo. Estamos aqui de volta. Então é isso, você pode adicionar uma lista, além dos vídeos. Uma lista com diversos vídeos, para que você possa fazer uma espécie de intervalo com vários cliques pequenos, de 15 ou 30 segundos, e aí fazer uma espécie de comerciais. É uma coisa bacana que você pode utilizar também.

Além disso, você pode adicionar fotos. Vou adicionar uma foto aqui para exemplificar. Eu posso colocar a foto em qualquer camada, não necessariamente na camada de cima. Eu vou adicionar a foto de uma outra maneira, para que você possa saber que, além de importar ali dentro pelo botão, você pode arrastar a foto, e jogar ela dentro da camada.

Agora, vou dar um exemplo da camada de baixo, você tem aqui uma câmera, e eu vou colocar duas câmeras, vou duplicar essa tomada. Agora vou diminuir aqui, vou adicionar uma nova câmera. Nesse caso, use a sua criatividade em que lugares você pode aplicar isso. Agora eu tenho duas câmeras, e tenho também, uma das fotos. Certo? Mas eu não preciso fazer isso, se no caso eu tenho a camada de baixo. Como eu coloquei um vídeo em cima, e o outro embaixo, eu tenho dois quadrados transparentes. Quando eles estão transparentes, tudo que tiver na camada de baixo, vai passar a mostrar. Então, vou ativar aqui a camada de baixo. Ativei, então eu tenho ela como preenchimento de tudo que está em cima, e se tornou transparente.

As camadas aceitam praticamente todo tipo de arquivo, sejam fotos, músicas, textos, um vídeo com alpha channel.

E agora, só para encerrar, vou dar mais um exemplo de algo que você pode clicar dentro da sua camada. Quero aplicar uma música de fundo. Eu costumo usar bastante músicas de fundo, para poder deixar minhas transmissões mais agradáveis, mais aconchegantes. Se você aplicar a sua tomada de música, de áudio, lembre-se de ajustar o volume para que ela seja só um fundo musical. Vou deixar em 11%. Pronto, agora tenho um fundo musical, e vou então para aplicar, clicar na camada vazia, e alterar novamente a Auto Live.

Pronto, a música já está tocando do jeito que eu gosto, reproduzindo continuamente. Vale lembrar que, quando você quer utilizar algo, como por exemplo, uma música de fundo, você não vai dividir essa tarefa, ou melhor, você não vai dividir essas duas tomadas numa camada de GC. Vou arrastar então, a minha música para camada de baixo, minha última camada. Assim, eu não preciso colocar ela para dividir espaço com GC, elemento gráfico, ou algum vídeo que irá aparecer durante a minha transmissão. Por se tratar de um áudio, ela consegue reproduzir, mesmo estando na última camada.

No teste, a música toca enquanto meu microfone ainda está funcionando. Como eu mencionei anteriormente, essas tomadas todas podem ser renomeadas, por exemplo, posso trocar para Minha Foto. Pronto! Aqui posso renomear para Fundo Musical, ok? Pronto! Assim fica fácil identificar cada tomada e não se perder durante a sua transmissão.

Agora você já entendeu o conceito de camada e como ele funciona. É sempre legal, bacana você compreender todas as funcionalidades de um software, para que você possa exercer a sua criatividade. Se você viu algo em algum programa de TV, tente fazer aqui! Pratique sempre esse exercício, para que você possa melhorar cada vez mais a sua transmissão, e deixar cada vez mais dinâmica e atrativa para o seu público.

Lembre-se, você pode rever este conteúdo quantas vezes quiser, pelo blog ou canal do Youtube.