Como conectar aos servidores de Streaming: Facebook, YouTube e Vimeo

Olá, sejam bem-vindos, eu sou Silas Oliveira. Hoje vamos falar sobre como trabalhar com camadas e tomadas no wirecast.

Agora, você vai aprender como criar tomadas, e como inserir as imagens de suas câmeras através das placas de captura. Como eu disse em outro texto, logo abaixo, você vai ver cinco camadas. Cada uma delas permite que você possa adicionar tomadas, e assim, sobrepor cada uma delas.

Eu vou escolher a camada do meio, e mais para frente por quê. Vou clicar neste botão com o símbolo de mais no meio, a janela que vai abrir, me da opções do que eu quero inserir dentro da minha tomada.

Na primeira aba, eu tenho os dispositivos, ou melhor, as placas de captura que estão conectadas no meu computador, para que possa selecioná-la e ter a imagem que vem da câmera.

A segunda aba, nós temos dispositivos de captura de áudio, são as placas que estão captando o áudio. Como por exemplo, este microfone que eu tenho aqui, ele está sendo capturado por uma placa interna do computador.

Em rede, você pode por exemplo, exibir o site da internet. Ele vai abrir um browser próprio dentro do sistema, e aí você pode mostrar então durante a sua transmissão um site, alguma coisa que esteja na internet.

Ainda dentro de rede, em Wirecast Go, é um aplicativo que você instala no seu Iphone, e você transforma o seu Iphone em uma câmera. Então, vai ser mais uma opção de câmera que nós teremos aqui para este exemplo.

Abaixo, teremos uma sessão, a opção de utilizar uma ferramenta muito legal, caso você queira fazer uma entrevista, ou ter alguém dando aula junto com você, e infinitas possibilidades com o convidado e vai vir de outro dispositivo. Esse dispositivo pode estar na mesma cidade, pode estar em outro estado, outro país, do outro lado do mundo, que você vai enviar um link e essa pessoa vai abrir dentro do dispositivo e enviar a imagem, participar da sua transmissão. É uma ferramenta muito bacana!

Na ferramenta transmissão pela web, você tem a opção de conectar câmeras por IP. Como eu tenho aqui no meu estúdio, um sistema de segurança com câmeras da Intelbras, ele detectou esse sistema, e ele me deu a opção, caso eu coloque a senha do meu sistema de segurança, que eu acesse cada uma das câmeras e coloque na minha transmissão. Eu não sei se você vai utilizar isso, mas isso demonstra como é um software bem versátil e prático para você poder conectar todos os tipos de câmera que você tem disponível dentro do seu projeto.

Na aba captura de tela, você pode tanto fazer a captura de tela do seu computador, caso você tenha um segundo monitor, aí sim você pode colocar algo específico para sua transmissão. Ou também, você pode fazer a captura de tela de outro computador que não está aqui no momento. Você pode escolher entre um, e outro.

Na aba sobreposições, você pode colocar um carrossel de imagens. Pode colocar um feed do Twitter, podendo trazer para dentro da sua transmissão e ter interatividade. A pontuação, caso você esteja fazendo uma transmissão ao vivo, de um jogo, esporte, etc. O relógio, caso você queira que as pessoas do outro lado do mundo, saibam o horário que você está transmitindo. Texto, que é algo importante GC, algo importante para você colocar em cima do seu vídeo, o nome de alguém, alguma informação, título.

Na aba fundos, novamente ele vai te dar a opção de exibição na web, num cenário virtual, aqueles cenários 3D, que você coloca um chroma key e aí você pode remover então a cor sólida, tanto verde como azul, e inserir no lugar um cenário virtual. Tem também a cor sólida, que é algo bem simples. Você vai gerar então, uma tomada de cor sólida e vai utilizar isso em determinados momentos. Eu costumo utilizar cor sólida preta, para fazer um fade out, que é quando você sai de uma imagem, e vai para o preto. Eu utilizo para encerrar a transmissão.

Na aba tomadas, caso você tenha um vídeo, e queira tocar ele na hora da sua transmissão, é aqui que você vai fazer essa seleção. Você pode adicionar uma nova tomada, como também, uma lista de vídeos, uma lista de reprodução. Se você tem mais de um vídeo para tocar, um seguido do outro, você cria uma lista e vai tocar todos de uma vez.

A penúltima aba são os favoritos. Você pode ter reparado que nas outras abas, tem a opção de você selecionar a estrelinha e formar os favoritos. Então, nessa aba, ficam todos os itens selecionados como favoritos.

Já na última, temos a aba todos. É uma aba para facilitar, caso você não se lembre em que categoria está o que você procura. Então, facilita! E também caso você ainda não esteja satisfeito, tem a lupa para você digitar o que está procurando. Vai ficar muito mais fácil.

Agora, vou adicionar minhas câmeras aqui, que eu estou utilizando no estúdio. Lá em placas de captura, vou capturar uma câmera que eu tenho aqui, assim você vai conseguir me ver. Agora vou capturar a Black Magic, e aí tenho uma segunda câmera. Você deve ter reparado que está um pouco diferente a proporção aqui da imagem. Quando você está criando uma tomada, você tem no canto esquerdo uma aba que abre, e você pode fazer ajustes da tomada.

Logo na primeira opção em cima, você vai ter a opção de adicionar outras entradas, como por exemplo, caso eu queira utilizar uma outra captura de áudio e fazendo essa tomada, o vídeo de uma placa e o áudio em outra placa, é aqui que eu posso fazer essa junção.

Na próxima, você tem a opção de fazer escala, que é o que eu estou querendo fazer agora. Vou aumentar, e adaptar o tamanho da tela. Aqui você pode fazer de tudo, rotação do eixo X e Y, A e Z, tem a opção de opacidade, caso você queira fazer uma espécie de espelho, você pode fazer isso também. Eu vou restaurar aqui. Um clique só e você já restaura a posição. Você tem a opção de recortar, caso você queira cortar por algum propósito, se você quer de repente colocar um elemento em um canto e uma pessoa no outro. Eu vejo isso na Globo, quando eles tem correspondência em diversos países, eles fazem esses recortes. Você pode fazer ajustes de cor, de brilho, contraste, e assim por diante. Caso você esteja utilizando textos, a sombra se aplica melhor a isso. PTZ, essa sigla significa Pan, Tilt & Zoom. Existem câmeras no mercado que são motorizadas e ela realiza essas três funções, pan, tilt e zoom. E aí, você pode através do wirecast, controlar essas câmeras, tendo mais controle de um lugar só.

Na próxima aba, temos os ajustes de volume, de áudio, de pan para você possa jogar do lado direito, lado esquerdo.

A próxima é propriedades de chroma key. Esse é bem legal! Você seleciona a cor que você quer remover, e aí você pode colocar algo atrás. Vou dar um exemplo. Ele está selecionado aqui para uma determinada cor, eu vou aproveitar que tenho esse verde nesse quadro aqui atrás e vou fazer uma demonstração. Você pode usar um conta gotas e escolher a cor. Pronto! Neste momento, essa parte verde aqui, se tornou transparente. O que eu colocar nessa camada de baixo, vai aparecer, porque agora o quadro está transparente. Vou colocar uma cor sólida para exemplificar melhor. Quem imaginou que a cor sólida ia fazer um papel importante aqui? Eu selecionei uma cor sólida que está na camada de baixo, e aí como eu tornei o verde do meu quadro, em transparente, eu posso fazer agora qualquer tipo de coisa. Posso substituir por um desenho, por uma foto, e aí vai... deixa sua criatividade rolar.

Para encerrar, tem mais uma aba. Essa aba é a que vai dar a opção de mudar, por exemplo, o nome da sua fonte. A placa de vídeo, no caso, estava como Black Link e eu coloquei Black Magic, para identificar melhor.

Aqui, o sistema, ele vai detectar o tipo de vídeo que ele está recebendo. Caso você tenha uma imagem um pouco distorcida, com defeitos, e você sabe que realmente não é aquela imagem, então você vem aqui e desativa essa funcionalidade de detectar automaticamente e vai ter uma lista de seleção para você escolher a opção correta.

No meu caso, eu vou deixar ativado aqui, porque está funcionando bem. Então, agora você já aprendeu a respeito das tomadas. Resumindo, são esses quadradinhos aqui, que permitem que você faça inserção de imagens e vídeos, câmeras, e várias outras coisas que tem opções. Você pode utilizar conforme necessário.

Na próxima aula, eu vou ensinar como fazer a seleção de imagens de forma prática para que você tenha uma transmissão de sucesso.

Lembre-se, você pode rever este conteúdo quantas vezes quiser pelo blog ou canal do Youtube.