Vídeo Making OfPorque é importante mostrar quem faz

o registro de como as coisas funcionam

A expressão making of tem origem na língua inglesa é seu significado se refere ao processo de fazer alguma coisa, a feitura de, “o fazer”.

Tão importante quanto a gravação de um projeto audiovisual é o registro dos bastidores e daqueles que participaram na execução do mesmo. O vídeo de making of é um documentário de bastidores, que registra em imagem e som o processo de produção, realização e repercussão de um filme, videoclipe, show ou espetáculo, série televisiva, ou qualquer outro produto audiovisual.

Vídeo Making Of
Vídeo Making Of

O termo making of se popularizou no Brasil a partir dos anos 90 quando as produtoras de filmes começaram a incluir making ofs em DVDs de filmes. Neles, além de ser apresentado o processo de gravação de cenas e imagens do set de filmagem, eram incluídas entrevistas, cenas cortadas, erros de gravação, curiosidades, falavam-se de questões técnicas e etc.

Os Making Ofs são bastante aproveitados pela indústria fonográfica na divulgação de um projeto musical, teatral ou audiovisual, sendo possível encontrar DVDs com documentários de bastidores sobre a produção de CDs ou a realização de espetáculos musicais. Durante o processo de gravação de um CD, por exemplo, o artista já pode ir “liberando” parte do conteúdo para seu público, criando uma expectativa sobre o produto a ser lançado.

Mais recentemente, a expressão “making of” passou a ser usada para qualquer documentação de trabalho, seja uma sessão de fotos ou a construção de um prédio. Há também uma crescente utilização de vídeos de making of por parte de indústrias que desejam mostrar ao seus consumidores como se dá o processo de fabricação de um produto ou agências que desejam exibir os bastidores da criação de uma importante campanha, trazendo desta forma um olhar mais humanizado ao mundo corporativo.

Acompanhe as novidades da produtora nas redes sociais: Facebook, Instagram, twitter e Vimeo.

Precisando de um vídeo making of para seu projeto?

A OLIVE TREE FILMES tem experiência na produção de making ofs e documentários. Trabalhamos para captar as melhores imagens de forma natural e não invasiva, permitindo que a essência dos bastidores seja preservada. Conduzimos entrevistas de uma maneira espontânea e informal. No making of não há textos decorados. Mas certamente há um roteiro técnico e conceitual que dirige o olhar do diretor e produtor a fim de que o objetivo seja alcançado e mensagem principal seja passada através do filme.

Especialização

Apesar de ter experiência neste seguimento dos vídeos de making of, a produtora Olive Tree Filmes tem investido a maior parte do seu tempo focando em soluções para empresas. Cada vez mais especializada no ramo corporativo a produtora tem concentrado em vídeos institucionais, vídeos explicativos, vídeos de treinamento e outros.